Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

NASA’s Goddard Space Flight Center / Scientific Visualization Studio / Dan Gallagher

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura. 

A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma vez que mantém galáxias juntas que, de outra forma, separar-se-iam, mas não parece interagir com a matéria normal de outras formas.

As teorias mais populares postulam que a matéria escura é algum tipo de partícula que é muito pequena ou com interação muito fraca para ser facilmente observada. A matéria escura deve estar presente na natureza e pode ser capturada gravitacionalmente por objetos com grandes poços de gravidade, como a Terra, o Sol e Júpiter.



Com o tempo, a matéria escura pode acumular-se dentro de um planeta ou estrela até que haja densidade suficiente para que uma partícula de matéria escura atinja outra, aniquilando ambas. Mesmo que não possamos ver a matéria escura em si, devemos conseguir ver os resultados de tal colisão, pois produziria radiação de alta energia na forma de raios gama.

Agora, os investigadores Rebecca Leane e Tim Linden revelaram que Júpiter pode esconder os segredos desta matéria. Os cientistas produziram a primeira análise da atividade de raios gama do planeta gigante e esperavam ver evidências de excesso de raios gama criados pela aniquilação da matéria escura dentro de Júpiter.

Segundo Leane, o tamanho e a temperatura de Júpiter tornam-no um detetor de matéria escura ideal.

“Como Júpiter tem uma grande área de superfície em comparação com outros planetas do sistema solar, pode capturar mais matéria escura. Pode perguntar por que não usar apenas o Sol – ainda maior (e muito próximo). Bem, a segunda vantagem é que Júpiter tem um núcleo mais frio que o sol, dá às partículas de matéria escura menos impacto térmico. Isso, em parte, pode impedir que a matéria escura mais clara evapore de Júpiter, o que teria acontecido no Sol, explicou, em comunicado divulgado pelo Phys.

O estudo inicial de Leane e Linden sobre Júpiter ainda não encontrou matéria escura. No entanto, havia um excitante excesso de raios gama em baixos níveis de energia, que exigirá melhores ferramentas para um estudo adequado.

“Olhando para o futuro, será interessante ver se os próximos telescópios de raios gama MeV, como AMEGO e e-ASTROGAM, encontrarão quaisquer raios gama de Júpiter. Talvez Júpiter ainda tenha alguns segredos a partilhar”, disse Leane.

Leane e outro colega, Juri Smirnov, pensam que uma técnica semelhante poderia ser usada para procurar matéria escura em exoplanetas semelhantes a Júpiter ou em estrelas anãs castanhas frias.

Exoplanetas e anãs castanhas mais próximos do centro da galáxia, onde há densidades mais altas de matéria escura, deveriam parecer mais quentes no infravermelho do que planetas e estrelas mais distantes devido à aniquilação mais frequente de matéria escura nos núcleos.

Quer encontremos evidência de matéria escura num exoplaneta ou no nosso próprio gigante gasoso, tal descoberta marcaria um grande salto no modelo do Universo.

Os investigadores publicaram dois estudos diferentes que estão disponíveis na plataforma de pré-publicação ArXiv aqui e aqui.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …