Encontrado planeta com o tamanho da Terra (e está bem perto de nós)

Sistema planetário Kepler-444

Exoplaneta K2-415b está a apenas 72 anos-luz de distancia do nosso planeta. É ligeiramente maior do que a Terra.

Foi encontrado outro planeta, com um tamanho semelhante ao da Terra, e que nem está muito longe de nós.

O exoplaneta agora encontrado, K2-415b, está a apenas 72 anos-luz de distância do nosso planeta.

O seu raio é muito semelhante ao da Terra: apenas 1,015 vezes maior do que o da Terra. Mas sua massa é cerca de três vezes maior do que o nosso planeta.

O K2-415b gira à volta de uma estrela-anã M5 (fria) – que possui apenas 16% da massa do Sol.

Comparando com a nossa contabilidade diária, este novo planeta demora apenas quatro dias para completar o movimento de translação ao redor da estrela M5.

Os astrónomos responsáveis por esta descoberta vêem neste planeta um objecto de estudo interessante por causa da estrela M5 – é bem mais pequena do que o planeta.

Agora a equipa de especialistas quer observar a velocidade radial e a espectroscopia de trânsito.

Estes planetas que giram à volta de estrelas-anãs M são um bom ponto de partida para explorar a diversidade atmosférica de planetas rochosos e as condições que podem suportar um planeta habitável, explicam os astrónomos.

Nestes casos, nestas áreas, a temperatura será mais “habitável”, o seu tempo de órbita é mais curto e há maior possibilidade de registos de trânsitos de exoplanetas.

E está mais próximo da Terra, sendo de análise mais fácil – só 15 planetas semelhantes à Terra foram encontrados a menos de 100 anos-luz de distância.

O estudo deste planeta K2-415b pode ajudar a entender melhor como é que planetas deste tamanho se formam e evoluem, vendo as diferenças e semelhanças com o nosso sistema solar.

Apesar do tamanho semelhante, as suas massa e densidade são bem diferentes e está muito mais próximo da sua estrela do que a Terra está do Sol.

Como a equipa de astrónomos acha que K2-415 é um sistema multiplanetário, provavelmente vai ser encontrado outro planeta similar à Terra.

A descoberta deste planeta será publicada no The Astronomical Journal. Para já, está disponível no servidor de pré-impressão arXiv.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.