PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

Tiago Petinga / Lusa

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP.

Segundo o Correio da Manhã, a denúncia partiu de agentes da própria PSP e, em julho de 2016, seguiu para a Procuradoria-Geral da República (PGR), tendo sido realizadas, esta sexta-feira, buscas da PJ na esquadra da Brandoa, na Amadora.

Em causa está a anulação de autos de contraordenação a empresas de construção que executam obras públicas no concelho e instruções aos agentes para que não fiscalizem nem multem essas empresas, em troco de alegados envelopes com “agradecimentos em dinheiro” e viagens ao Brasil.

De acordo com o CM, o alvo das buscas foi o ex-comandante da esquadra, subcomissário que lidera agora outro posto na Amadora, que não foi ainda constituído arguido mas que é o principal suspeito de ter anulado coimas de 700 euros à CME, empresa que faz várias obras na via pública e que também foi alvo das buscas.

O mesmo jornal avança que um comissário da PSP telefonava para os agentes no local, a ordenar-lhes que não fiscalizassem as obras. Além disso, o subcomissário que então liderava a esquadra enviou a agentes um email com as seguintes instruções:

“Doravante, sempre que se verificarem anomalias em obras na via pública, devem contactar-me de imediato, salvaguardando o levantamento de possíveis autos para um momento posterior à minha análise“.

Em causa estão suspeitas de crimes de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.