Possível conflito de interesses. Ministro da Saúde é casado com bastonária dos nutricionistas

4

Rodrigo Nunes / Lusa

Manuel Pizarro, o novo Ministro da Saúde, é casado há um ano e meio com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, e apoiou a fundação da ordem em 2011, quando era Secretário de Estado.

O novo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, é casado com a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, o que levanta dúvidas sobre um potencial conflito de interesses.

Alexandra Bento foi até a única representante de uma ordem profissional do ramo da saúde que marcou presença na tomada de posse de Pizarro, que teve lugar a 10 de Setembro. Segundo a CNN Portugal, os dois casaram há um ano e meio.

A Ordem dos Nutricionistas foi fundada em 2011 pela iniciativa da própria Alexandra Bento, e recebeu o apoio do então Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que na altura era Manuel Pizarro.

Até agora, Alexandra Bento é a única bastonária que a Ordem teve, estando no seu terceiro mandato. Tem sempre sido muito crítica do Ministério da Saúde e reclama a contratação de mais nutricionistas.

Há aqui um conflito de interesses. Obviamente que ninguém sugere que o Ministro tem de se demitir do cargo ou que tem de se divorciar da sua esposa, mas há aqui um conflito de interesses que tem de ser gerido”, recomenda um dos especialistas ouvidos pela CNN Portugal.

Os peritos também recomendam que o Ministro invoque o seu impedimento e passe a responsabilidade de decisão a um Secretário de Estado quando está em causa um assunto relacionado com nutricionistas.

Entretanto, Manuel Pizarro rejeitou a ideia de que há um conflito de interesses, argumentando que a tutela da Ordem dos Bastonários cabe à Secretária de Estado da Promoção da Saúde.

ZAP //

4 Comments

  1. O ministro pode delegar a competência funcional. Mas não pode declinar a responsabilidade do cargo em que está investido.
    Consequentemente há, a partida, conflito de interesses, sim senhor.
    Mas pelos vistos também há soluções. E como há grande falta de nutricionistas no SNS, gerir este tipo de conflitualidade de interesses não vai ser difícil ao Pizarro. Pelo contrário é uma boa oportunidade que se lhe abre para fazer não o dois, não o três, mas o quatro em um: aumenta a contratação vs disponibilidade de nutricionistas no SNS, brilha a esposa, brilha ele e do conflito de interesses toda a gente se esquecerá rapidamente.

  2. É muito simples, vão ao registo e DIVORCIAM-SE durante a temporada que estiver no “brilhante” executivo deste País retrógrado e sem rumo!!!!!!!!!!!

  3. Já houve de forma indireta conflito de interesses/ favorecimento na criação de uma ordem para meia dúzia de profissionais que por um grande “acaso” é presidida pela esposa do Pizarro secretario de estado na época.
    Agora pasme-se bastaria delegar competências a um secretario de estado/ boy do partido para deixar de haver conflito de interesses/favorecimento, como se esse secretario/ boy não fosse mandatado pelo boss/ministro.
    Chegamos a um ponto em que a altivez dos nossos políticos é tanta que acham que todo o português é parvo/ idiota.

  4. Sempre disse aos jovens que teem que viver na miséria se forem familiar ou amigo de um politico, pois se arranjarem emprego , não é pelas suas competências mas sim por cunha
    Enfim………………………que País…………………….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.