À terceira é de vez? Manuel Pizarro vai ser o candidato do PS à Câmara do Porto

2

Rodrigo Antunes / Lusa

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro

“PS já decidiu”, garante Luís Marques Mendes. Fernando Araújo, ex-diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, será o número dois. Ex-ministro da Saúde deve enfrentar o social-democrata Pedro Duarte.

Depois de perder duas vezes para o movimento independente liderado por Rui Moreira, em 2013 e 2017, o deputado Manuel Pizarro prepara-se mais uma vez para ser o candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal do Porto.

“Por aquilo que apurei, o PS não tem ainda formalizado, mas já decidiu. O candidato à presidência da Câmara vai ser Manuel Pizarro“, garantiu este domingo Luís Marques Mendes, no seu espaço de opinião na SIC.

Desta vez, Pizarro entraria na disputa sem a concorrência do atual presidente da Câmara portuense, Rui Moreira, que se vê impedido de se recandidatar à autarquia pela lei de limitação de mandatos.

O ex-diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, será o “número dois” na lista, após ter deixado o seu cargo no SNS no final de abril de 2023.

“Falava-se em Fernando Araújo, em Pizarro, em José Luís Carneiro, vai ser Manuel Pizarro” o candidato à autarquia, sublinhou Marques Mendes.

Após as suas duas tentativas falhadas à Câmara do Porto, em que obteve 22,7% dos votos em 2013 e 28,6% em 2017, Pizarro foi eleito eurodeputado pelo PS em 2019. Em setembro de 2022, assumiu o cargo de ministro da Saúde, substituindo Marta Temido, função que desempenhou até abril deste ano.

O nome de Elisa Ferreira também está em cima da mesa, no seu caso, para a Assembleia Municipal. A comissária europeia que em breve deixará o seu cargo em Bruxelas e deverá liderar a lista do PS.

Já do lado do PSD, Pedro Duarte é o nome mais consensual, a par de José Pedro Aguiar Branco.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Se o Presidente Rui Rio não quiser candidatar-se à Presidência da República deve – a bem da Cidade Invicta e dos Portuenses – candidatar-se novamente à Câmara Municipal do Porto (C.M.P.), caso não o queira fazer, o Sr.º Eng.º Vladimiro Feliz deve avançar com a sua própria candidatura à Autarquia Portuense, isto depois de todo o boicote que o PSD e principalmente o PSD-Porto lhe fizeram levando-o a deixar o cargo de Vereador Municipal.
    Uma candidatura às Eleições Autárquicas de 2025 encabeçada pelo Sr.º Eng.º Vladimiro Feliz teria sérias hipóteses de derrotar o Executivo do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto» e os partidos que o apoiam (PS, PSD, CDS, BE, PCP, IL, L, CH, PAN).

  2. Este se fosse é trabalhar na sua área de médico! Este “vagabundo” se calhar não “quer canga” porque sabe que tem fraca competência. Novamente candidato ao Porto?! Os portuenses já lhe responderam por duas vezes. Isto é falta de respeito.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.