Pistolas Glock iam ser traficadas para a Guiné-Bissau

As pistolas Glock roubadas entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017 do armeiro da sede da PSP tinham como destino a Guiné-Bissau. 

A edição desta quinta-feira do Expresso conta que um dos alegados cúmplices do grupo, dono de uma empresa avícola de Ansião, negociou a venda de sete pistolas Glock, por mil euros cada, mas o comprador recusou a proposta e avisou a polícia para o que estava a acontecer.

Ainda assim, entre 2017 e 2018, o traficante de armas agora acusado pelo Ministério Público conseguiu escoar centenas de munições por via marítima, escondidas no interior de contentores com produtos avícolas. De acordo com a acusação, a que o matutino teve acesso, só oito das armas foram recuperadas pelas autoridades até agora. As restantes terão sido escoadas no mercado negro.

Segundo o Ministério Público, Luís Gaiba, agente da PSP responsável pelo armeiro à data do furto delineou quatro fases para o seu plano. Na primeira, denunciou as fracas condições de segurança e fiscalização do armeiro, afastando de si quaisquer suspeitas do que viesse a acontecer; depois, inventariou todas as armas que não estavam atribuídas a agentes da PSP e decidiu que seriam essas as roubadas.

Na terceira fase do plano, contactou João Paulino e António Laranginha para que estes funcionassem como intermediários para arranjarem compradores para as armas. A última fase foi destinada a roubar as armas com as respetivas caixas e carregadores.

Paulo “Fechaduras” Lemos, a principal testemunha no processo de Tancos, foi também testemunha neste caso porque, segundo o MP, foi abordado para comprar algumas destas armas, o que recusou. Outra testemunha importante é um português com negócios na Guiné que, segundo a acusação, foi alciado por Manuel das Neves, o proprietário de uma empresa avícola de Ansião para comprar das armas roubadas. Não só recusou como alertou a PSP.

O Expresso adianta ainda que, na casa deste empresário avícola, a polícia apreendeu 110 mil euros em notas, bem como 900 mil CFA, moeda da Gunié-Bissau (cerca de 100 euros).

Três das armas roubadas foram apreendidas em Espanha numa operação anti-droga, outra foi apanhada a um suspeito de tráfico de estupefacientes no Porto, outra apreendida em Espanha, e mais três apreendidas a um suspeito de tráfico de armas em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …