Pistolas Glock iam ser traficadas para a Guiné-Bissau

As pistolas Glock roubadas entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017 do armeiro da sede da PSP tinham como destino a Guiné-Bissau. 

A edição desta quinta-feira do Expresso conta que um dos alegados cúmplices do grupo, dono de uma empresa avícola de Ansião, negociou a venda de sete pistolas Glock, por mil euros cada, mas o comprador recusou a proposta e avisou a polícia para o que estava a acontecer.

Ainda assim, entre 2017 e 2018, o traficante de armas agora acusado pelo Ministério Público conseguiu escoar centenas de munições por via marítima, escondidas no interior de contentores com produtos avícolas. De acordo com a acusação, a que o matutino teve acesso, só oito das armas foram recuperadas pelas autoridades até agora. As restantes terão sido escoadas no mercado negro.

Segundo o Ministério Público, Luís Gaiba, agente da PSP responsável pelo armeiro à data do furto delineou quatro fases para o seu plano. Na primeira, denunciou as fracas condições de segurança e fiscalização do armeiro, afastando de si quaisquer suspeitas do que viesse a acontecer; depois, inventariou todas as armas que não estavam atribuídas a agentes da PSP e decidiu que seriam essas as roubadas.

Na terceira fase do plano, contactou João Paulino e António Laranginha para que estes funcionassem como intermediários para arranjarem compradores para as armas. A última fase foi destinada a roubar as armas com as respetivas caixas e carregadores.

Paulo “Fechaduras” Lemos, a principal testemunha no processo de Tancos, foi também testemunha neste caso porque, segundo o MP, foi abordado para comprar algumas destas armas, o que recusou. Outra testemunha importante é um português com negócios na Guiné que, segundo a acusação, foi alciado por Manuel das Neves, o proprietário de uma empresa avícola de Ansião para comprar das armas roubadas. Não só recusou como alertou a PSP.

O Expresso adianta ainda que, na casa deste empresário avícola, a polícia apreendeu 110 mil euros em notas, bem como 900 mil CFA, moeda da Gunié-Bissau (cerca de 100 euros).

Três das armas roubadas foram apreendidas em Espanha numa operação anti-droga, outra foi apanhada a um suspeito de tráfico de estupefacientes no Porto, outra apreendida em Espanha, e mais três apreendidas a um suspeito de tráfico de armas em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …