/

Gary, o pirata da casa minúscula, vai pagar 13 milhões à Nintendo

dustball / flickr

Gary Bowser foi condenado recentemente a mais de três anos de prisão. Arranjava jogos copiados para a Nintendo Switch.

A Nintendo descobriu a origem, foi a tribunal e venceu o pirata, há cerca de duas semanas: Gary Bowser foi condenado a 40 meses de prisão, quase três anos e meio.

A sentença de um tribunal de Washington obriga também o especialista em informática a pagar 4 milhões de euros à Nintendo.

Como já tinha sido condenado, noutro processo, a pagar quase 9 milhões de euros à mesma empresa, no total Gary Bowser terá de pagar praticamente 13 milhões de euros à Nintendo por danos causados.

E quais são os danos? Pirataria. Que permitiu a muitos utilizadores correrem jogos copiados na consola Nintendo Switch.

O portal para o qual Gary contribuía começou a ser muito popular – mas também originou esta sanção pesada.

Os advogados do acusado ainda tentaram evitar este desfecho, alegando que o arguido não era um funcionário de topo, nem relevante, no portal. E defenderam que Gary Bowser é “generoso e as outras pessoas têm aproveitado isso”.

“Neste caso, o proprietário Max Louarn usou Gary Bowser para ser o rosto público da empresa, enquanto Max Louarn permaneceu em segundo plano. Agora é Gary Bowser que enfrenta sozinho o peso desta acusação”, lamentam os advogados.

Uma vertente curiosa deste processo é o palco da pirataria. Gary Bowser mora na República Dominicana, num apartamento minúsculo.

A revista Vice repetiu essa descrição, indicando que a “parte mais brilhante” da sua casa são as paredes que têm cor verde-limão. De resto, é uma mini-casa, com um frigorífico, armários e uma cama num quarto; e com um fogão, um forno e um pequeno sofá na divisão ao lado. E…um computador, numa mesa.

O espaço minúsculo não foi obstáculo para os dois crimes federais pelos quais foi julgado e para os seus sete anos de colaborador no tal portal que permite utilizar jogos copiados. Recebeu 880 euros por mês ao longo desses sete anos – mas o site ganhou milhões de euros.

Gary foi vítima de violência doméstica, por parte de uma (na altura) namorada. E outra ex-namorada foi assassinada. O seu irmão mais velho morreu num acidente de avião e a sua mãe morreu quando Gary tinha 15 anos.

A Nintendo tem estado muito atenta aos movimentos de pirataria à volta dos seus jogos e das suas consolas (e agradeceu à Justiça norte-americana por esta sentença).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.