Pipocas com milho português à conquista dos cinemas africanos

Fir0002 / Flagstaffotos

-

As 214 salas de cinema da NOS Lusomundo em Portugal e as que a empresa tem em Moçambique vão começar a vender pipocas feitas com milho português, um projecto-piloto hoje apresentado que pode crescer para o mercado externo.

Numa apresentação feita nas instalações da Agromais, Entreposto Comercial Agrícola, em Riachos, Torres Novas, e em campos de milho no concelho vizinho da Golegã, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, realçou o carácter “emblemático” de uma iniciativa que visa um nicho de mercado mas que ajuda a reduzir as importações e que pode futuramente crescer para exportar.

Com um projecto iniciado há três anos, os produtores associados da Agromais atingiram este ano, pela primeira vez, uma produção de cerca de 400 toneladas de milho para pipocas que vão abastecer os cinemas da Lusomundo ao longo do ano de 2015.

Jorge Neves, director-geral da Agromais, referiu o potencial de crescimento do projecto que, para já, representa apenas 0,5% da área de milho gerida pela associação, mas que “acrescenta valor” para os produtores.

“As produções são muitíssimo mais baixas porque é um milho mais frágil, com uma produção muito menor, mas com uma mais-valia muito maior, porque é um produto mais valorizado”, disse, sublinhando que “a vantagem principal é a estabilidade do mercado”, porque não “está dependente de grandes flutuações, quer de quantidades quer de preços”.

Luís Mota, administrador da NOS Cinemas, afirmou que o desafio foi lançado aos produtores portugueses dada a volatilidade dos preços no mercado internacional e a baixa qualidade, assegurando que três anos de investigação conjunta permitiram a obtenção de uma pipoca “estaladiça, saudável e fresca”, aprovada pelos clientes que a testaram.

Com certificação de qualidade, o projecto tem também uma vertente ambiental, tendo Rui Almeida, da Consulai, Consultadoria Agro-industrial, referido que as medições feitas permitiram concluir que existe uma redução de 40 a 60% da pegada de carbono com este processo.

Assunção Cristas destacou o trabalho de investigação e inovação desenvolvido neste projecto, afirmando que esta vertente será “muito importante” no âmbito dos próximos fundos comunitários.

Destacando o contributo do projecto para a diminuição das importações, a ministra afirmou que os últimos números do Instituto Nacional de Estatística mostram que as importações no sector agro-alimentar diminuíram 5,1% enquanto as exportações cresceram 3,3%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …