Pipocas com milho português à conquista dos cinemas africanos

Fir0002 / Flagstaffotos

-

As 214 salas de cinema da NOS Lusomundo em Portugal e as que a empresa tem em Moçambique vão começar a vender pipocas feitas com milho português, um projecto-piloto hoje apresentado que pode crescer para o mercado externo.

Numa apresentação feita nas instalações da Agromais, Entreposto Comercial Agrícola, em Riachos, Torres Novas, e em campos de milho no concelho vizinho da Golegã, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, realçou o carácter “emblemático” de uma iniciativa que visa um nicho de mercado mas que ajuda a reduzir as importações e que pode futuramente crescer para exportar.

Com um projecto iniciado há três anos, os produtores associados da Agromais atingiram este ano, pela primeira vez, uma produção de cerca de 400 toneladas de milho para pipocas que vão abastecer os cinemas da Lusomundo ao longo do ano de 2015.

Jorge Neves, director-geral da Agromais, referiu o potencial de crescimento do projecto que, para já, representa apenas 0,5% da área de milho gerida pela associação, mas que “acrescenta valor” para os produtores.

“As produções são muitíssimo mais baixas porque é um milho mais frágil, com uma produção muito menor, mas com uma mais-valia muito maior, porque é um produto mais valorizado”, disse, sublinhando que “a vantagem principal é a estabilidade do mercado”, porque não “está dependente de grandes flutuações, quer de quantidades quer de preços”.

Luís Mota, administrador da NOS Cinemas, afirmou que o desafio foi lançado aos produtores portugueses dada a volatilidade dos preços no mercado internacional e a baixa qualidade, assegurando que três anos de investigação conjunta permitiram a obtenção de uma pipoca “estaladiça, saudável e fresca”, aprovada pelos clientes que a testaram.

Com certificação de qualidade, o projecto tem também uma vertente ambiental, tendo Rui Almeida, da Consulai, Consultadoria Agro-industrial, referido que as medições feitas permitiram concluir que existe uma redução de 40 a 60% da pegada de carbono com este processo.

Assunção Cristas destacou o trabalho de investigação e inovação desenvolvido neste projecto, afirmando que esta vertente será “muito importante” no âmbito dos próximos fundos comunitários.

Destacando o contributo do projecto para a diminuição das importações, a ministra afirmou que os últimos números do Instituto Nacional de Estatística mostram que as importações no sector agro-alimentar diminuíram 5,1% enquanto as exportações cresceram 3,3%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal do Barreiro decretou ainda …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …