/

Pintores rupestres da Idade da Pedra eram obcecados por cavalos (e ninguém sabe porquê)

O arqueólogo George Sauvet notou que os pintores rupestres europeus da Idade da Pedra tinham um particular fascínio por cavalos. A comunidade científica ainda não sabe explicar porquê.

Por que razão os cavalos eram tantas vezes retratados em pinturas rupestres é uma incógnita para a comunidade científica. Principalmente porque durante a Idade da Pedra, os cavalos eram um animal relativamente raro. Um novo estudo tem uma teoria intrigante — mas questionável — que pode explicar este fenómeno.

De acordo com a NewScientist, desde os anos 90, Georges Sauvet, da Universidade de Toulouse-Jean Jaurès, tem compilado uma base de dados da arte europeia da Idade da Pedra. Com informações de mais de 4.700 desenhos de França e Espanha, verifica-se que quase um em cada três animais pintados eram cavalos.

Sauvet sugere que os humanos tinham uma espécie de sistema hierárquico para os animais e que o cavalo estava bem no topo. O investigador gaulês notou que os cavalos eram representados com bastante mais frequência do que os outros animais, apesar da sua raridade na altura.

Até mesmo através da interpretação da semiótica das pinturas rupestres, os cavalos eram figura de destaque, com um posicionamento central na pintura. Em muitas da pinturas europeias, os cavalos até assumiam o papel principal, destaca o Tekniikan Maailma. Por exemplo, numa pintura em que estão representados mamutes e rinocerontes, até o cavalo é maior do que estes animais.

Os resultados estão detalhados num artigo científico a ser publicado em dezembro, na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports.

Sauvet notou que os humanos europeus da Idade da Pedra poder ter tido um sistema de crenças bastante avançado, no qual os animais eram considerados quase como divindades da Grécia Antiga. No entanto, isto não passa de uma suposição, ficando ainda por explicar o porquê de tamanha admiração pelos cavalos.

“Temos poucas ferramentas teóricas para interpretar isso. Estamos a lidar com as comunidades humanas da Idade da Pedra, não sabemos como é que elas organizaram o reino animal de acordo com o seu próprio sistema”, observou Randall White, investigador na Universidade de Nova Iorque.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.