Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar à Champions.

O FC Pingzau Saalfelden é um emblema do terceiro escalão austríaco que dá a oportunidade aos seus adeptos de ter uma participação no clube por um pequeno valor ao alcance de quase todos.

É provável que nunca tenha ouvido falar do Pingzau, mas se tudo correr de acordo com a ambição do clube, não faltará muito até que o seu nome ecoe nos palcos europeus. A equipa é treinada por Christian Ziege, antigo internacional alemão que jogou no Bayern Munique, Milan, Middlesbrough, Liverpool, Tottenham e Borussia M’gladbach.

Entre os comandados de Ziege está Nathan Adamolekun, avançado de 21 anos que, na temporada passada, esteve nos sub-23 do Feirense. Em Portugal, passou ainda pelo FC Pedras Rubras. A equipa é maioritariamente formada por jogadores dos Estados Unidos ou que já lá jogaram. Tudo graças a três investidores norte-americanos que dão ao clube pernas para andar.

A ideia de um clube detido pelos adeptos dá-lhes a oportunidade de investir antecipadamente no clube e ter um retorno real do dinheiro caso a equipa se torne tão bem sucedida como se espera. Em contrapartida pelo investimento, o adepto pode ajudar a tomar decisões cruciais no clube caso as suas ideias sejam válidas.

Chris Walz é um dos adeptos que investiu no FC Pingzau e, citado pelo TFT, mostra-se satisfeito com o modelo inovador.

“Era um conceito tão novo. Nesta era de donos de clubes bilionários, taxas obscenas de transferências e preços ultrajantes de bilhetes, o futebol parece ter ficado cada vez mais longe dos adeptos comuns”, começou por dizer Walz.

“A visão de conquistar um clube pequeno e de divisão inferior num país europeu ‘menor’ e criar um clube de fãs com o objetivo de subir à divisão principal e se classificar para a Europa era incrivelmente atraente. Apenas algo sobre o espírito empreendedor e o idealismo esperançoso da coisa toda foi realmente convincente – especialmente no meio de uma pandemia”, acrescentou.

https://twitter.com/FCPSen/status/1280831873657245696

O clube criado em 2007 fundiu-se com o Saalfeldner SK e com o ESV Saalfelden, o que levou a alguma contestação dos antigos adeptos destas equipas. Desde então, o Pingzau selou a promoção da quarta à terceira divisão austríaca, mas tem encontrado dificuldades em subir novamente de escalão.

Esta época, a pandemia acabou por estragar os planos do sonhador emblema austríaco. Numa altura em que o Pingzau se preparava para jogar os playoffs da Eliteliga Oeste pela primeira vez, podendo chegar à segunda divisão, a temporada foi cancelada devido à covid-19. Para o ano há mais.

Atualmente o clube conta com 187 investidores e continua a aceitar novos contribuidores, aqui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …