Grupo de pinguins fez excursão a restaurante de Chicago. Tudo por uma boa causa

Um grupo de três pinguins-de-Magalhães fez uma pequena excursão a um famoso restaurante de Chicago com o objetivo de passar uma mensagem muito importante: está na altura de reduzir os plásticos descartáveis.

O trio pertence ao Shedd Aquarium, que se localiza na cidade, mas deixou o seu lar para uma missão.

A visita dos pinguins está inserida no âmbito da Chicago Restaurant Week, que vai durar até domingo, dia 4 de abril, e que tem como objetivo destacar o programa de combate à poluição por plásticos, chamado Let’s Shedd Plastic.

Devido ao facto das restrições durante a pandemia de covid-19 terem levado a um aumento dos plásticos descartáveis nas embalagens, a iniciativa procura reduzir esse número, ao mesmo tempo que cria uma estratégia a longo prazo para reduzir o uso de plástico.

“Estamos perto de ver um aumento de 30% nos resíduos em 2020, em comparação com 2019”, pode ler-se no site do aquário. “Considerando que grande parte desse plástico não é reutilizado ou reciclado, vai acabar por poluir os nossos lagos, rios e oceanos”, frisa o aquário que abriga várias espécies de animais marinhos.

Tendo em conta que a poluição através de plásticos irá afetar sobretudo os animais que habitam na água, o aquário achou por bem que fossem estes a representar os seus interesses.

Assim, ficou definido que seriam os pinguins – vestidos com os seus smokings naturais – a dar o corpo por esta campanha. Os animais agradecem que todos os visitantes do restaurante, o Shaw’s Crab House, sejam parceiros no esforço para eliminar o uso do plástico, diz o Travel and Leisure.

“Apoiamos totalmente a Shedd, na iniciativa de plástico. Excluir artigos como palhinhas de plástico está a ajudar-nos a estar de acordo com a prática de Shedd”, referiu Bill Nevrus, da Shaw’s Crab House.

O restaurante, famoso na região pelos seus pratos com frutos do mar, está a oferecer almoços para três pessoas a partir de 25 dólares e jantares para quatro a partir de 55 dólares.

Esta não é a primeira vez que os pinguins do Shedd saem do seu habitat para irem ao encontro da população em vários pontos de Chicago durante a pandemia.

Em julho do ano passado, dois pinguins fizeram uma excursão até ao Field Museum antes de sua reabertura, após ter estado encerrado devido às restrições.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …