Pine Gap. Netflix elimina episódios nas Filipinas após reação negativa sobre o mapa da China

A Netflix eliminou dois episódios da série Pine Gap nas Filipinas depois de o país ter rejeitado as cenas que envolviam um mapa usado pela China para exercer a sua reivindicação sobre o Mar do Sul da China.

Na segunda-feira, o país do sudeste asiático pediu à Netflix que removesse dois episódios da série Pine Gap, com o argumento de que o mapa que retrata as reivindicações chinesas no Mar do Sul da China constituía uma violação da soberania das Filipinas.

Pouco depois, o segundo e terceiro episódios do drama australiano deixaram de estar disponíveis no serviço de streaming no país.

Segundo o The Independent, a Netflix disse que os episódios foram eliminados na sequência de uma “exigência do Governo“.

A China reivindica a maior parte das águas do Mar da China Meridional dentro da chamada linha de nove traços, um recurso em forma de “U” usado nos mapas chineses. Partes das águas ricas em recursos também são contestadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietname.

O mapa surge em dois episódios de Pine Gap, colocado dentro da sala de controlo de uma base de espionagem, e aparece no contexto das reivindicações marítimas na região.

O Departamento de Negócios Estrangeiros das Filipinas (DFA) disse que o conselho de cinema do país decidiu que certas partes da série eram “impróprias para exibição pública“.

O organismo considerou também que o aparecimento do mapa chinês “não foi um acidente“, tendo sido “conscientemente concebido e calculado para transmitir especificamente uma mensagem de que a linha de nove traços da China existe legitimamente”.

“Tal retrato é uma tentativa astuta de perpetuar e memorizar na consciência da atual geração de espectadores e das gerações vindouras a ilegal linha de nove traços”, justificou.

Em julho, a Netflix foi também obrigada a eliminar a série de espionagem das suas ofertas no Vietname, depois de as autoridades de radiodifusão do país se terem oposto à exibição do mapa.

Pine Gap foi lançada em 2018 no serviço de streaming. Retratado no mundo intensamente secreto da inteligência e da enigmática instalação de defesa conjunta entre os EUA e a Austrália, o thriller de espionagem mergulha na forte aliança entre os dois países.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.