Pilotos e tripulação têm maior probabilidade de contrair cancro da pele

Fly For Fun / Flickr

-

Os pilotos da aviação e a tripulação de cabine têm duas vezes mais probabilidades de sofrerem de cancro da pele, devido à exposição regular aos raios ultravioletas do sol em altitude, segundo um estudo de investigadores norte-americanos da Universidade da Califórnia.

A análise a 19 estudos, que envolveram mais de 266 mil pessoas, permitiu concluir que a incidência de melanoma é entre 2.21 e 2.22 mais elevada para pilotos e 2.09 superior para assistentes de bordo, ou seja, mais do dobro da taxa da população em geral.

@MartiSanlorenzo / Twitter

Martina Sanlorenzo,  investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Martina Sanlorenzo, investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

A taxa de incidência foi atribuída a raios ultravioletas que penetram nos aviões a alta altitude através das janelas do cockpit e da fuselagem, diz a autora do estudo, Martina Sanlorenzo, investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Os investigadores demonstraram que a 9.000 metros (30.000 pés) acima do nível do mar – a altitude de cruzeiro para a maioria dos aviões comerciais – os raios ultravioletas cancerígenos eram duas vezes mais poderosos.

Os níveis eram ainda mais elevados quando os aviões atravessam camadas espessas de nuvens, que reflectem até 85 por cento dos raios prejudiciais.

O estudo mostrou ainda que apesar de ser reconhecido o risco para os pilotos e a tripulação, a exposição ultravioleta não é ainda reconhecido como risco ocupacional.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu pensava que eram os pescadores, banheiros, salva vidas, trabalhadores da construção civil, taxistas, arrumadores de carros, mendigos que vivem na rua, marinheiros, etc. Afinal estava enganado!!!!!

RESPONDER

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …