Pilotos e tripulação têm maior probabilidade de contrair cancro da pele

1

Fly For Fun / Flickr

-

Os pilotos da aviação e a tripulação de cabine têm duas vezes mais probabilidades de sofrerem de cancro da pele, devido à exposição regular aos raios ultravioletas do sol em altitude, segundo um estudo de investigadores norte-americanos da Universidade da Califórnia.

A análise a 19 estudos, que envolveram mais de 266 mil pessoas, permitiu concluir que a incidência de melanoma é entre 2.21 e 2.22 mais elevada para pilotos e 2.09 superior para assistentes de bordo, ou seja, mais do dobro da taxa da população em geral.

@MartiSanlorenzo / Twitter

Martina Sanlorenzo,  investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Martina Sanlorenzo, investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

A taxa de incidência foi atribuída a raios ultravioletas que penetram nos aviões a alta altitude através das janelas do cockpit e da fuselagem, diz a autora do estudo, Martina Sanlorenzo, investigadora da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Os investigadores demonstraram que a 9.000 metros (30.000 pés) acima do nível do mar – a altitude de cruzeiro para a maioria dos aviões comerciais – os raios ultravioletas cancerígenos eram duas vezes mais poderosos.

Os níveis eram ainda mais elevados quando os aviões atravessam camadas espessas de nuvens, que reflectem até 85 por cento dos raios prejudiciais.

O estudo mostrou ainda que apesar de ser reconhecido o risco para os pilotos e a tripulação, a exposição ultravioleta não é ainda reconhecido como risco ocupacional.

/Lusa

1 Comment

  1. Eu pensava que eram os pescadores, banheiros, salva vidas, trabalhadores da construção civil, taxistas, arrumadores de carros, mendigos que vivem na rua, marinheiros, etc. Afinal estava enganado!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.