Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço que mostrou durante a aterragem de emergência perfeita na Filadélfia, salvando as outras 148 pessoas a bordo.

A comandante Tammie Jo Shults foi identificada como a piloto do voo 1380 da Southwest que na terça-feira se dirigia de Nova Iorque a Dallas quando a turbina esquerda do avião 737 explodiu em pleno voo, cerca de 30 minutos após a partida, causando a morte a uma passageira que foi sugada pelo buraco causado pela explosão na fuselagem do avião.

Segundo conta a agência AFP, a piloto de 56 anos, residente do Texas e mãe de dois filhos, foi uma das primeiras mulheres a pilotar caças na Marinha americana nos anos 1980, e também uma das primeiras a pilotar o caça norte-americano F-18 Hornet.

Shults mostrou uma grande calma durante uma conversa com o operador da torre de controle da Filadélfia, minutos antes da aterragem de emergência.

(dr)

A experiência de Tammie Jo Shults como piloto aviadora da Marinha dos EUA poderá ter sido determinante na forma como manteve a calma durante o incidente

Southwest 1380, só temos uma turbina. Perdemos parte da aeronave, de modo que precisaremos de desacelerar um pouco“, diz Shuts com uma voz muito calma ao operador da torre de controle da Filadélfia, pouco antes da aterragem, num diálogo divulgado pelo canal CBS. “Os médicos podem esperar-nos na pista também? Temos passageiros feridos”.

O avião está fisicamente em chamas?“, pergunta o controlador. “Não, não está em chamas, mas falta-lhe uma parte”, responde Shults com calma. “Disseram que há um buraco e alguém foi expelido“.

“A piloto, Tammy Jo, foi incrível! Fez-nos aterrar sãos e salvos na Filadélfia“, escreveu no Instagram a passageira Amanda Bourman, que viajava com o marido.

Esta é uma verdadeira heroína americana“, escreveu no Facebook Diana McBride, outra passageira, que elogiou “o conhecimento e bravura” da piloto. Após a aterragem, Shults “veio falar com cada um de nós pessoalmente”, conta McBride.

E não faltaram mesmo utilizadores nas redes sociais a comparar Shults com o capitão Chesley Sully Sullenberger, piloto do voo da US Airways que aterrou no rio Hudson, em Manhattan, em 2009, após um acidente causado por um bando de pássaros, salvando todos os passageiros e tripulantes.

O incidente, que provocou um morto e sete feridos ligeiros, terá sido consequência da explosão de um dos motores da aeronave, segundo estima um antigo investigador ouvido pela agência AP, que diz que os estilhaços resultantes de uma tal explosão poderão ter atingido o avião.

Segundo relataram os passageiros, uma mulher foi parcialmente sugada para fora do avião pelo buraco aberto na fuselagem pelos destroços que embateram na aeronave, que, segundo os relatos, danificaram uma das janelas próximas do motor que terá explodido.

A vítima mortal, de 43 anos, foi identificada como Jennifer Riordan, de Albuquerque, mãe de dois filhos e vice-presidente de uma sucursal do banco Wells Fargo no Novo México.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Felizmente esta notícia não foi escrita por nenhum elemento do BE.
    Ou “a piloto” passava seguramente “a pilota”… como diria a Dilma.

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …