Piloto que cobrou mais de um milhão ao sindicato revoga contrato de consultoria

Mario Cruz / EPA

O consultor do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil, Paulo Rodrigues, decidiu revogar o contrato que tinha com aquela instituição, mantendo-se em funções “graciosamente”, segundo comunicado do SPAC enviado hoje aos pilotos, a que a Lusa teve acesso.

Paulo Rodrigues, que trabalha também como piloto da TAP, “decidiu revogar o contrato de consultor que o vinculava legitimamente” ao sindicato, “com efeitos imediatos e com a concordância da direcção”, indica o SPAC no comunicado.

Por outro lado, o mesmo responsável “juntou-se a esta luta na qualidade de piloto, continuando a exercer graciosamente as funções que lhe têm sido até aqui cometidas, em benefício dos pilotos”, acrescenta a estrutura sindical.

A contratação de Paulo Rodrigues como consultor do SPAC, em diversas ocasiões, tem sido um motivo de divisão entre os pilotos do grupo TAP (TAP e PGA), que têm neste momento uma greve em vigor, entre os dias 01 e 10 de maio.

De acordo com uma peça transmitida pela RTP no dia 1 de maio, no programa “Sexta às Nove”, Paulo Rodrigues esteve por trás de todas as grandes negociações do SPAC, tendo cobrado mais de um milhão de euros pelos serviços ao sindicato, dos quais cerca de 170 mil associados à preparação da actual paralisação.

No comunicado hoje divulgado, a direcção do sindicato faz um apelo à união dos pilotos da TAP, afirmando que “devem afastar todos os preconceitos que os podem separar e dar as mãos, em nome do futuro colectivo”.

O sindicato acusa ainda o Governo e a TAP de pretenderem “destruir a única força capaz de se lhes opor com eficácia“, o SPAC, acrescentando que “os acordos de empresa da TAP e da PGA estão em causa como nunca estiveram”.

A TAP tinha realizado até às 12:30 de hoje ligeiramente mais de 70% dos voos programados, num total de 148 realizados, contra 62 cancelados, no quarto dia de greve dos pilotos, disse à Lusa uma fonte da transportadora aérea portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Justiça laboral e liberdade sindical são uma coisa. O que este sindicato e os irresponsáveis que o compõem estão a fazer à TAP, aos passageiros, ao país e AOS PORTUGUESES é inadmissível. Já é tempo de a TAP por esses senhores na rua, esses miseráveis sanguessugas irresponsáveis que estão a impedir o país de avançar o os portugueses de melhorarem a sua situação. Porque com pilotos destes a TAP irá sempre dar prejuízo e são os Portugueses que pagam a fatura. FORA COM ELES. Contratem-se novos pilotos ou reduzam-se os voos da TAP para os tornar prescindíveis. E que emigrem para muito longe, gente desta o país não precisa.

    • A emigrar já estão eles para o Dubai. Não vai tardar muito tempo e com mais pilotos brasileiros que a TAP não comece a deixar cair os aviões. Temos pena mas eu não ando de avião. Que caiam!

  2. Subscrevo na integra o comentário do JOSEPH e mais acrescento: greves como esta são uma forma de chantagem política que não olha a meios para atingir fins, levada a cabo por indíviduos que não são dignos de viver em democracia. Para estes faz falta um Salazar ou alguém, com eles no sítio, que os meta na ordem. Têm ordenados milionários e brincam com a pobreza daqueles que através dos impostos lhe pagam as irresponsabilidades. Basta!

  3. Concordo com alguns comentários efectivamente precisamos de mãos de ferro para por este piloto sindicalista na rúa levantar um inquérito apurar a verdad para ser feita justiça ha un hotel de cinco estrelas em Évora esperando por este bandido

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …