Piloto que cobrou mais de um milhão ao sindicato revoga contrato de consultoria

Mario Cruz / EPA

O consultor do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil, Paulo Rodrigues, decidiu revogar o contrato que tinha com aquela instituição, mantendo-se em funções “graciosamente”, segundo comunicado do SPAC enviado hoje aos pilotos, a que a Lusa teve acesso.

Paulo Rodrigues, que trabalha também como piloto da TAP, “decidiu revogar o contrato de consultor que o vinculava legitimamente” ao sindicato, “com efeitos imediatos e com a concordância da direcção”, indica o SPAC no comunicado.

Por outro lado, o mesmo responsável “juntou-se a esta luta na qualidade de piloto, continuando a exercer graciosamente as funções que lhe têm sido até aqui cometidas, em benefício dos pilotos”, acrescenta a estrutura sindical.

A contratação de Paulo Rodrigues como consultor do SPAC, em diversas ocasiões, tem sido um motivo de divisão entre os pilotos do grupo TAP (TAP e PGA), que têm neste momento uma greve em vigor, entre os dias 01 e 10 de maio.

De acordo com uma peça transmitida pela RTP no dia 1 de maio, no programa “Sexta às Nove”, Paulo Rodrigues esteve por trás de todas as grandes negociações do SPAC, tendo cobrado mais de um milhão de euros pelos serviços ao sindicato, dos quais cerca de 170 mil associados à preparação da actual paralisação.

No comunicado hoje divulgado, a direcção do sindicato faz um apelo à união dos pilotos da TAP, afirmando que “devem afastar todos os preconceitos que os podem separar e dar as mãos, em nome do futuro colectivo”.

O sindicato acusa ainda o Governo e a TAP de pretenderem “destruir a única força capaz de se lhes opor com eficácia“, o SPAC, acrescentando que “os acordos de empresa da TAP e da PGA estão em causa como nunca estiveram”.

A TAP tinha realizado até às 12:30 de hoje ligeiramente mais de 70% dos voos programados, num total de 148 realizados, contra 62 cancelados, no quarto dia de greve dos pilotos, disse à Lusa uma fonte da transportadora aérea portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Justiça laboral e liberdade sindical são uma coisa. O que este sindicato e os irresponsáveis que o compõem estão a fazer à TAP, aos passageiros, ao país e AOS PORTUGUESES é inadmissível. Já é tempo de a TAP por esses senhores na rua, esses miseráveis sanguessugas irresponsáveis que estão a impedir o país de avançar o os portugueses de melhorarem a sua situação. Porque com pilotos destes a TAP irá sempre dar prejuízo e são os Portugueses que pagam a fatura. FORA COM ELES. Contratem-se novos pilotos ou reduzam-se os voos da TAP para os tornar prescindíveis. E que emigrem para muito longe, gente desta o país não precisa.

    • A emigrar já estão eles para o Dubai. Não vai tardar muito tempo e com mais pilotos brasileiros que a TAP não comece a deixar cair os aviões. Temos pena mas eu não ando de avião. Que caiam!

  2. Subscrevo na integra o comentário do JOSEPH e mais acrescento: greves como esta são uma forma de chantagem política que não olha a meios para atingir fins, levada a cabo por indíviduos que não são dignos de viver em democracia. Para estes faz falta um Salazar ou alguém, com eles no sítio, que os meta na ordem. Têm ordenados milionários e brincam com a pobreza daqueles que através dos impostos lhe pagam as irresponsabilidades. Basta!

  3. Concordo com alguns comentários efectivamente precisamos de mãos de ferro para por este piloto sindicalista na rúa levantar um inquérito apurar a verdad para ser feita justiça ha un hotel de cinco estrelas em Évora esperando por este bandido

RESPONDER

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …

Demolição do prédio Coutinho começa esta segunda-feira

O processo de demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começa esta segunda-feira. Em comunicado, o gabinete do Ministério do Ambiente informa que o ministro João Pedro Matos Fernandes “vai presidir à cerimónia de …

Atleta bielorrussa forçada a abandonar Tóquio está sob proteção da polícia japonesa

Polémica iniciou-se depois de velocista ter denunciado a inscrição do seu nome na estafeta de 4x400m sem o seu conhecimento, o que terá acontecido, segundo a própria, por as restantes atletas bielorrussas não terem viajado …

Manuel Pinho diz que aceitar um cargo político "foi um erro enorme"

Quatro anos depois de ter sido constituído arguido no processo EDP, o ex-ministro da Economia esteve, na última sexta-feira, a ser interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). De acordo com o semanário …

Alemanha prepara dose de reforço para as pessoas mais vulneráveis

A Alemanha pondera administrar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de setembro, avançou hoje a AFP, citando um projeto do Ministério da Saúde alemão. O plano, …

Alexis Vega na órbita do FC Porto

O jovem futebolista, que se encontra a representar o México nos Jogos Olímpicos, está a ser colocado na órbita do FC Porto pela imprensa do seu país. Esta segunda-feira, vários meios de comunicação social mexicanos, entre …

Presidente cessante do Irão diz que Governo nem sempre foi verdadeiro

Hassan Rouhani, Presidente cessante do Irão, reconheceu que, durante os seus oito anos de mandato, o Governo "não disse parte da verdade" ao seu povo. No domingo, Hassan Rouhani reconheceu que o Governo "não disse parte …

Yaremchuk já treinou pelo Benfica e promete "marcar muitos golos"

O Benfica anunciou, no sábado, a contratação do futebolista ucraniano ao Gent por 17 milhões de euros, com o avançado a assinar um contrato válido até junho de 2026. "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, …