Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Diego Azubel / EPA

Pedro Pablo Pichardo conquista medalha de Ouro

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos.

Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. A World Athletics, federação internacional do atletismo, divulgou nesta quinta-feira a lista dos 10 finalistas masculinos.

O especialista no triplo salto foi campeão olímpico pela primeira vez neste ano, em Tóquio, no início de Agosto. Deixou a concorrência longe, tal como fez na final da Liga Diamante, um mês depois, vencendo mais um evento de topo mundial. Também em 2021 foi campeão europeu em pista coberta.

Como seria de esperar, há outros concorrentes muito fortes nesta lista, como Karsten Warholm. O “fora-de-série” proveniente da Noruega, além de ter sido campeão olímpico e vencedor da Liga Diamante nos 400 metros barreiras, estabeleceu um recorde mundial impensável e inacreditável na final dos Jogos Olímpicos.

Ryan Crouser, no lançamento do peso, foi outro grande destaque do ano: bateu o recorde do mundo, foi campeão olímpico, venceu a Liga Diamante e… não perdeu qualquer prova ao longo de 2021.

O recordista mundial do salto com vara também estará entre os favoritos: Armand Duplantis, o prodígio que representa a Suécia e que representa novas fasquias na especialidade. Tal como Pichardo, foi campeão olímpico, venceu a Liga Diamante e foi campeão europeu em pista coberta. Duplantis estabeleceu o recorde do mundo em 2020, poucos dias antes de o coronavírus “fechar” o mundo.

Joshua Cheptegei merece igualmente ser comentado: campeão olímpico nos 5 mil metros e vice-campeão olímpico nos 10 mil metros. Jakob Ingebrigtsen, mais um jovem norueguês, foi campeão olímpico e europeu (pista coberta) nos 1.500 metros.

Do Quénia chega o campeão olímpico da maratona, Eliud Kipchoge. Daniel Stahl, da Suécia, foi campeão olímpico e vencedor da Liga Diamante no lançamento do disco.

O grego Miltiadis Tentoglou, campeão olímpico e europeu no salto em comprimento, e o canadiano Damian Warner, campeão e recordista olímpico do decatlo, fecham a lista de 10 nomeados.

Estes atletas foram eleitos por um painel de especialistas de todos os continentes. Agora a votação vai dividir-se entre especialistas e adeptos.

A lista das 10 finalistas será divulgada nesta sexta-feira.

Há pouco menos de um mês, Pedro Pichardo foi incluído na lista de possíveis melhores atletas europeus do ano, tal como Patrícia Mamona.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.