OCDE prevê que PIB irá crescer 3,7% em 2021 (e alerta para onda de falências)

O Produto Interno Bruto português vai crescer 3,7% em 2021, menos do que os 4% previstos pelo ministério das Finanças.

A previsão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que no relatório de perspetivas económicas escreve que o consumo vai acelerar à medida que a situação sanitária melhora, escreve a TSF.

No que diz respeito ao défice, a estimativa da OCDE é mais pessimista que a do governo, pois aponta para um saldo negativo de 4,8% do PIB neste ano e 3,4 no próximo. Por sua vez, o ministério das Finanças projeta 4,5% e 3,2% respetivamente.



Os economistas da OCDE preveem que os fundos europeus vão apoiar o investimento e as exportações mas alerta que o turismo vai recuperar de forma gradual, até que a pandemia esteja totalmente controlada.

A organização entende que a política orçamental deve permanecer expansionista até que a recuperação seja firme, mas “o apoio financeiro deve ser direcionado às empresas em dificuldades que ainda têm perspetivas viáveis”.

Contudo, a OCDE frisa que o crescimento vai acelerar à medida que a pandemia for contida: “à medida que a vacinação acelera e o apoio da União Europeia começa a ser implementado, o crescimento do PIB deverá atingir 4,9% em 2022”, o mesmo valor previsto pelo executivo.

A instituição sublinha ainda que os serviços públicos terão um papel central no “apoio na procura de emprego e formação”, relembrando que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “inclui 13,9 mil milhões de euros em subvenções para o período 2021-2026 e irá ganhar ímpeto no final de 2021, empurrando o investimento público para 3% do PIB em 2022 (de cerca de 2% em 2020)”.

Os especialistas alertam que “a elevada dívida pública exige prudência orçamental”, os especialistas afirmam que “Portugal deve aproveitar a oportunidade do Plano de Recuperação e Resiliência para implementar reformas estruturais para um crescimento mais forte, mais verde e inclusivo”.

Por outro lado, a OCDE alerta que o fim das moratórias pode trazer “uma onda de falências de empresas, que pode pesar sobre o investimento e a oferta de crédito, aumentando o nível de crédito malparado, que já é elevado para os padrões internacionais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …