PIB contraiu 5,4% com confinamento do arranque do ano

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 5,4% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2020, enquanto face aos últimos três meses do ano passado a queda foi de 3,3%, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo avançou esta sexta-feira o Jornal de Negócios, os números do INE mostram que, em termos homólogos, a queda foi menor do que a do quarto trimestre de 2020, quando a economia recuou 6,1%. Este desagravamento foi influenciado pela pandemia – o primeiro confinamento de sempre arrancou na segunda metade de março de 2020.

De acordo com o INE, o contributo da procura interna para a queda homóloga do PIB foi mais negativo no primeiro trimestre do que tinha sido no final de 2020, redução “em larga medida” mais acentuada pelo “consumo privado”.

A procura externa líquida deu um contributo menos negativo, ainda em termos homólogos, do que o verificado no quatro trimestre. As exportações, contudo, continuaram a contrair mais do que as importações.

Se compararmos o desempenho da economia no primeiro trimestre deste ano, com o vivido no segundo trimestre de 2020, verifica-se que a contração homóloga foi de 16,3%.

O INE adiantou que tanto a procura interna como a procura externa contribuíram negativamente para a evolução do PIB, tendo sido “particularmente intenso” o contributo da componente interna.

Comparando com a queda no segundo trimestre de 2020, a queda foi, ainda assim, menor. Nessa altura a economia encolheu 13,9% face ao primeiro trimestre do ano, quando já tinha afundado 4%.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.