PIB contraiu 5,4% com confinamento do arranque do ano

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 5,4% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2020, enquanto face aos últimos três meses do ano passado a queda foi de 3,3%, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo avançou esta sexta-feira o Jornal de Negócios, os números do INE mostram que, em termos homólogos, a queda foi menor do que a do quarto trimestre de 2020, quando a economia recuou 6,1%. Este desagravamento foi influenciado pela pandemia – o primeiro confinamento de sempre arrancou na segunda metade de março de 2020.

De acordo com o INE, o contributo da procura interna para a queda homóloga do PIB foi mais negativo no primeiro trimestre do que tinha sido no final de 2020, redução “em larga medida” mais acentuada pelo “consumo privado”.

A procura externa líquida deu um contributo menos negativo, ainda em termos homólogos, do que o verificado no quatro trimestre. As exportações, contudo, continuaram a contrair mais do que as importações.

Se compararmos o desempenho da economia no primeiro trimestre deste ano, com o vivido no segundo trimestre de 2020, verifica-se que a contração homóloga foi de 16,3%.

O INE adiantou que tanto a procura interna como a procura externa contribuíram negativamente para a evolução do PIB, tendo sido “particularmente intenso” o contributo da componente interna.

Comparando com a queda no segundo trimestre de 2020, a queda foi, ainda assim, menor. Nessa altura a economia encolheu 13,9% face ao primeiro trimestre do ano, quando já tinha afundado 4%.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …