SIC suspende o terceiro episódio de “Supernanny”

(dr) Channel 4

Formato com origem no Reino Unido, “Supernanny” é exibido em vários países – agora também em Portugal, na SIC

A decisão do Tribunal, que obrigava a estação de Carnaxide a usar filtros, impede, tecnicamente, que o terceiro episódio do programa Supernanny seja exibido.

Segundo o Expresso, o terceiro episódio do programa Supernanny, que seria exibido já este domingo, não vai para o ar. A informação foi avançada ao Expresso por fonte da estação de Carnaxide que vai emitir um comunicado sobre este tema nas próximas horas.

O Tribunal de Lisboa Oeste ordenara, provisoriamente, que a SIC pudesse emitir o terceiro episódio com a condição de utilizar “filtros de imagem e de voz, quer dos menores, quer dos seus progenitores, quer de quaisquer outras pessoas que intervenham ou participem no prorgama e que, por vínculo familiar ou com os menores, permitam identificá-los”.

O Ministério Público pediu que, no final do processo, a decisão passasse de provisória a “definitiva” e que “todos os eventuais futuros programas apenas possam ser exibidos nos moldes que o tribunal determinou”.

“Não se trata de uma providência cautelar mas, como se referiu, de uma ação especial de tutela da personalidade, prevista no Código de Processo Civil, a qual se reveste de natureza urgente“, salienta o gabinete de Joana Marques Vidal.

O Ministério Público adianta que foram instaurados processos de promoção e proteção a favor das crianças participantes no programa, cuja identidade já se conhece.

No que respeita ao primeiro programa emitido, o Ministério Publico, na sequência de certidão enviada pela CPCJ de Loures, “instaurou um inquérito para investigar factos susceptíveis de integrarem o crime de desobediência“.

Produtora do SuperNanny pediu a IPSS que referenciassem famílias

O Observador avança que a produção do SuperNanny contactou várias IPSS para que referenciassem famílias para participar no programa.

Fonte de uma IPSS no distrito de Santarém revelou que a produtora enviou um email em meados de novembro a pedir ajuda na divulgação do programa, mas também o encaminhamento de famílias que integrassem o perfil do programa: “Venho ao encontro da vossa instituição para que nos possam ajudar na divulgação deste projeto e referência de famílias com filhos dos 2 até aos 14 anos que possam estar interessadas em entrar neste desafio”.

O email foi enviado numa altura em que a produtora ainda estava a desenvolver o “novo projeto direcionado para famílias”, mesmo depois de a Ordem dos Psicólogos Portugueses ter emitido um parecer negativo sobre o formato de SuperNanny — parecer esse que foi pedido pela própria produtora. O Observador sabe que outras IPSS foram igualmente contactadas no mesmo sentido.

A SIC, no entanto, já se veio desmarcar da situação, alegando “não ter qualquer conhecimento dessa prática, com a qual não se revê, cabendo à produtora prestar os esclarecimentos necessários”.

A IPSS no distrito de Santarém não terá respondido ao apelo da produção, uma vez que é política daquela instituição não revelar qualquer tipo de dados – esta IPSS em particular trabalha com mais de 200 famílias. “Íamos colocar uma família numa situação de exposição que não seria benéfica, ainda por cima tendo em conta as famílias que acompanhamos. Muitas delas apresentam poucas condições habitacionais”, diz a fonte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …