PGR investiga alegada violação de segredo de justiça com Cavaco

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A Procuradoria-Geral da República está a analisar a possibilidade de Cavaco Silva ter estado envolvido numa eventual violação do segredo de justiça, depois de alegações feitas por um seu ex-assessor num livro biográfico.

Em causa está a obra “Na Sombra da Presidência – Relato de 10 anos em Belém” de Fernando Lima, ex-assessor de Cavaco Silva, e o facto de que este aí alegar que o então Presidente da República recebeu a informação de um magistrado de que o seu genro, Luiz Montez, estaria entre as escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Face Oculta.

“A matéria em questão está a ser objecto de análise”, refere uma fonte do gabinete da Procuradoria-Geral da República (PGR) numa nota enviada ao Diário de Notícias.

“O Ministério Público não deixará de tomar as providências que entender por necessárias no âmbito das respectivas competências”, salienta a mesma fonte no jornal, escusando-se a prestar mais esclarecimentos ao pedido efectuado pelo DN.

Fernando Lima escreve no livro que, “quando a transcrição das escutas do Face Oculta foi divulgada, em Fevereiro de 2010, para Cavaco Silva não constituía uma novidade que nelas constasse o nome de Luís Montez”.

“Em meados de Outubro de 2009, fora informado por um magistrado de que esse processo incluía uma alusão ao seu genro, uma vez que no negócio da PT/TVI estava ainda previsto ser-lhe atribuída uma das rádios da Media Capital, pertencente à Prisa”, aponta o ex-assessor de Cavaco.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria interessante fazer uma pesquisa honesta e intensa sobre o percurso desse Senhor Luis Montez.
    Conheci a figura enquanto empregado numa discoteca de Lisboa, sem especiais competencias ou capacidades, teve no entanto a inteligencia de entender que casar com a pessoa certa seria mais facil do que trabalhar o resto da vida.
    Os lobbys, o trafico de influencias, o acesso a informação previligiada são aqueles temas que pisam o risco da legalidade em Portugal, mas que dão frutos dão…

  2. Lá andam eles à caça ás bruxas, eles a PGR, como é obvio. Não conheço pessoalmente o tal eventual acusado ou mencionado no livro, mas também gostaria de saber como esse que o escreveu ( sabujo) só agora se lembrou desse assunto. E então logo que soube de eventuais ilegalidades não se deveria ter revelado ? E agora sente-se prejudicado e pôs a boca no trombone ? Qual a moral deste pseudo escritor? E já agora ZE TOINO porque também só agora se lembrou desses pormenores ? Teve medo ? Enfim, todos no mesmo saco e………..já se sabe qual o destino.

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …