PGR investiga alegada violação de segredo de justiça com Cavaco

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A Procuradoria-Geral da República está a analisar a possibilidade de Cavaco Silva ter estado envolvido numa eventual violação do segredo de justiça, depois de alegações feitas por um seu ex-assessor num livro biográfico.

Em causa está a obra “Na Sombra da Presidência – Relato de 10 anos em Belém” de Fernando Lima, ex-assessor de Cavaco Silva, e o facto de que este aí alegar que o então Presidente da República recebeu a informação de um magistrado de que o seu genro, Luiz Montez, estaria entre as escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Face Oculta.

“A matéria em questão está a ser objecto de análise”, refere uma fonte do gabinete da Procuradoria-Geral da República (PGR) numa nota enviada ao Diário de Notícias.

“O Ministério Público não deixará de tomar as providências que entender por necessárias no âmbito das respectivas competências”, salienta a mesma fonte no jornal, escusando-se a prestar mais esclarecimentos ao pedido efectuado pelo DN.

Fernando Lima escreve no livro que, “quando a transcrição das escutas do Face Oculta foi divulgada, em Fevereiro de 2010, para Cavaco Silva não constituía uma novidade que nelas constasse o nome de Luís Montez”.

“Em meados de Outubro de 2009, fora informado por um magistrado de que esse processo incluía uma alusão ao seu genro, uma vez que no negócio da PT/TVI estava ainda previsto ser-lhe atribuída uma das rádios da Media Capital, pertencente à Prisa”, aponta o ex-assessor de Cavaco.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria interessante fazer uma pesquisa honesta e intensa sobre o percurso desse Senhor Luis Montez.
    Conheci a figura enquanto empregado numa discoteca de Lisboa, sem especiais competencias ou capacidades, teve no entanto a inteligencia de entender que casar com a pessoa certa seria mais facil do que trabalhar o resto da vida.
    Os lobbys, o trafico de influencias, o acesso a informação previligiada são aqueles temas que pisam o risco da legalidade em Portugal, mas que dão frutos dão…

  2. Lá andam eles à caça ás bruxas, eles a PGR, como é obvio. Não conheço pessoalmente o tal eventual acusado ou mencionado no livro, mas também gostaria de saber como esse que o escreveu ( sabujo) só agora se lembrou desse assunto. E então logo que soube de eventuais ilegalidades não se deveria ter revelado ? E agora sente-se prejudicado e pôs a boca no trombone ? Qual a moral deste pseudo escritor? E já agora ZE TOINO porque também só agora se lembrou desses pormenores ? Teve medo ? Enfim, todos no mesmo saco e………..já se sabe qual o destino.

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …