PGR confirma inquérito a actividades jihadistas em Portugal

(dr) Sunday Times

Fábio Poças, emigrante português radicado em Londres, usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, e diz que "vive na Síria, com 3 mulheres", incluindo uma "noiva jihadista adolescente holandesa"

Fábio Poças, emigrante português radicado em Londres, usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, e diz que “vive na Síria, com 3 mulheres”, incluindo uma “noiva jihadista adolescente holandesa”

A Procuradoria Geral da República confirmou este domingo a existência de vários inquéritos para investigar factos relacionados com o denominado Estado Islâmico, um dos quais investiga atividades desenvolvidas nos Açores.

A PGR acrescenta que os inquéritos estão a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e que um deles “investiga atividades desenvolvidas nos Açores“.

“Estes inquéritos encontram-se em segredo de justiça”, refere a PGR, sem acrescentar mais pormenores sobre o assunto.

Na quinta-feira passada, o Expresso divulgou a história de um açoriano que se preparava para ir para a Síria para integrar as fileiras da jihad, mas acabou travado pela Polícia Judiciária na Praia da Vitória.

Por outro lado, o Diário de Notícias tinha avançado na noite de quarta-feira que um homem tinha sido detido por fotografar a Base das Lajes, na ilha Terceira, e que as imagens foram parar a ‘sites’ do Estado Islâmico.

Segundo disse na altura à agência Lusa fonte ligada à investigação, a PJ constituiu arguido e interrogou um cidadão português, residente nos Açores, suspeito de ter ligações a grupos terroristas na Síria.

A mesma fonte indicou que, após o interrogatório, os inspectores da Unidade Nacional de Contra terrorismo (UNCT) da PJ consideram que o arguido não tinha qualquer tipo de contacto com organizações terroristas, pelo que o inquérito foi encerrado.

O arguido foi questionado depois de alegadamente ter mostrado a intenção, via redes sociais, de viajar para a Síria e juntar-se ao Estado Islâmico.

A fonte sublinhou que esta investigação, à semelhança de outras, insere-se no trabalho de monitorização da PJ no combate ao terrorismo, cuja missão é prevenir, detectar e investigar crimes cometidos por organizações terroristas e terrorismo e contra a segurança do Estado, entre outros.

Na sua edição deste sábado, o Expresso deu notícia de que teria havido jihadistas britânicos escondidos em Lisboa a caminho da Síria.

Segundo o semanário, Lisboa terá servido de ponto de passagem para vários jihadistas ingleses que se juntaram ao Estado Islâmico.

O esquema seria organizado por cinco emigrantes portugueses que viviam no bairro de Leyton, em Londres, e que entretanto já terão também partido para a Síria, onde terão chegado a lugares de relevo na estrutura do Estado Islâmico. Ainda segundo o mesmo jornal, serão responsáveis pelo recrutamento, propaganda e angariação de fundos.

Entretanto, já este domingo, o Sunday Times volta a abordar a história de Fábio Poças, de 22 anos, emigrante português radicado em Londres, que terá ido para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico.

Segundo o jornal britânico, Poças alega ter-se juntado às “forças especiais” do Estado Islâmico, e terá afirmado que “matar é fácil, ainda mais aqueles que matam Muçulmanos”.

O português, que usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, diz que “vive na Síria, com 3 mulheres”, incluindo uma “noiva jihadista adolescente holandesa”.

Fábio Poças encontrar-se-á em Mambij, uma pequena cidade no norte da Síria, alcunhada de “pequena Londres” devido ao número de residentes jihadistas oriundos da capital britânica.

“Voltarei com uma bandeira negra e com a minha arma”, promete o jihadista, citado pelo mesmo jornal.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …