PGR confirma inquérito a actividades jihadistas em Portugal

(dr) Sunday Times

Fábio Poças, emigrante português radicado em Londres, usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, e diz que "vive na Síria, com 3 mulheres", incluindo uma "noiva jihadista adolescente holandesa"

Fábio Poças, emigrante português radicado em Londres, usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, e diz que “vive na Síria, com 3 mulheres”, incluindo uma “noiva jihadista adolescente holandesa”

A Procuradoria Geral da República confirmou este domingo a existência de vários inquéritos para investigar factos relacionados com o denominado Estado Islâmico, um dos quais investiga atividades desenvolvidas nos Açores.

A PGR acrescenta que os inquéritos estão a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e que um deles “investiga atividades desenvolvidas nos Açores“.

“Estes inquéritos encontram-se em segredo de justiça”, refere a PGR, sem acrescentar mais pormenores sobre o assunto.

Na quinta-feira passada, o Expresso divulgou a história de um açoriano que se preparava para ir para a Síria para integrar as fileiras da jihad, mas acabou travado pela Polícia Judiciária na Praia da Vitória.

Por outro lado, o Diário de Notícias tinha avançado na noite de quarta-feira que um homem tinha sido detido por fotografar a Base das Lajes, na ilha Terceira, e que as imagens foram parar a ‘sites’ do Estado Islâmico.

Segundo disse na altura à agência Lusa fonte ligada à investigação, a PJ constituiu arguido e interrogou um cidadão português, residente nos Açores, suspeito de ter ligações a grupos terroristas na Síria.

A mesma fonte indicou que, após o interrogatório, os inspectores da Unidade Nacional de Contra terrorismo (UNCT) da PJ consideram que o arguido não tinha qualquer tipo de contacto com organizações terroristas, pelo que o inquérito foi encerrado.

O arguido foi questionado depois de alegadamente ter mostrado a intenção, via redes sociais, de viajar para a Síria e juntar-se ao Estado Islâmico.

A fonte sublinhou que esta investigação, à semelhança de outras, insere-se no trabalho de monitorização da PJ no combate ao terrorismo, cuja missão é prevenir, detectar e investigar crimes cometidos por organizações terroristas e terrorismo e contra a segurança do Estado, entre outros.

Na sua edição deste sábado, o Expresso deu notícia de que teria havido jihadistas britânicos escondidos em Lisboa a caminho da Síria.

Segundo o semanário, Lisboa terá servido de ponto de passagem para vários jihadistas ingleses que se juntaram ao Estado Islâmico.

O esquema seria organizado por cinco emigrantes portugueses que viviam no bairro de Leyton, em Londres, e que entretanto já terão também partido para a Síria, onde terão chegado a lugares de relevo na estrutura do Estado Islâmico. Ainda segundo o mesmo jornal, serão responsáveis pelo recrutamento, propaganda e angariação de fundos.

Entretanto, já este domingo, o Sunday Times volta a abordar a história de Fábio Poças, de 22 anos, emigrante português radicado em Londres, que terá ido para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico.

Segundo o jornal britânico, Poças alega ter-se juntado às “forças especiais” do Estado Islâmico, e terá afirmado que “matar é fácil, ainda mais aqueles que matam Muçulmanos”.

O português, que usa agora o nome de Abdurahman Al Andalus, diz que “vive na Síria, com 3 mulheres”, incluindo uma “noiva jihadista adolescente holandesa”.

Fábio Poças encontrar-se-á em Mambij, uma pequena cidade no norte da Síria, alcunhada de “pequena Londres” devido ao número de residentes jihadistas oriundos da capital britânica.

“Voltarei com uma bandeira negra e com a minha arma”, promete o jihadista, citado pelo mesmo jornal.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …