Jihadistas britânicos escondidos em Lisboa a caminho da Síria

(cv) YouTube

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Lisboa serviu de ponto de passagem para vários jihadistas ingleses que se juntaram ao Estado Islâmico, na Síria. O jornal Expresso adianta que pelo menos dez britânicos “estiveram escondidos” na capital portuguesa.

O semanário noticia que “dez britânicos se esconderam em três casas de retaguarda na Linha de Sintra” e que eram “portugueses radicados em Londres que geriam a rota para a Síria”.

Estas situações terão ocorrido entre o final de 2012 e meados de 2013, de acordo com o Expresso, que destaca que Lisboa serviu de plataforma para angariar combatentes jihadistas.

O esquema seria organizado por cinco emigrantes portugueses que viviam no bairro de Leyton, em Londres, e que entretanto já terão também partido para a Síria, onde terão chegado a lugares de relevo na estrutura do Estado Islâmico. Ainda segundo o mesmo jornal, serão responsáveis pelo recrutamento, propaganda e angariação de fundos.

Estes cinco portugueses angariavam os jihadistas em Londres e acolhiam-nos na sua chegada a Lisboa. Os britânicos ficariam instalados em apartamentos em Massamá, Monte Abraão e Mem Martins, de onde só sairiam para viajar para a Turquia. Passariam depois a fronteira turca, rumo à síria, onde se juntariam ao Estado Islâmico.

A Procuradoria-Geral da República não confirma estes dados ao jornal Expresso, mas admite que há inquéritos em curso com o Estado Islâmico como tópico.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eles fazem o que querem, andam onde bem entender, gozam na nossa cara, os portugueses tem sorte de serem uns pobres coitados, mas um dia pode bem acontecer o que já aconteceu em Espanha, e agora em França, pois o nosso estado é puramente incompetente.

  2. Carissima MLuisa Vilaça, bom dia. Não entendo a sua observação, peço desculpa pela ignorância. ELES ANDAM ENTRE NÓS???? ora gaita, eles são iguais a nós pois como pode ler na notícia, viveram em localidades conhecidas de todos nós, certamente fizeram compras no mesmo local de qualquer um de nós e até foram simpáticos com uma pobre velhinha que deixou cair um saco e eles cavaleirescamente, baixaram-se e apanharam o saco!!!digo eu, pois seria o que eu faria. Agora acho que eles seriam honestos, se usassem a farpela que depois passam a usar lá para onde vão, ai sim, já chamariam a tenção das pessoas e nós que somos pessoas de bem, desviava-mo-nos para que, coitados, fizessem a sua vidinha normal. Agora lembrei-me de uma coisa que me atormenta há já algum tempo. Aparecem constantemente notícias de surtos Sida, Ébola, Gripes malucas, diarreias horríveis, gripe das galinhas e das vacas e àqueles gajos, os tais jhiadistas ou lá como se chamam, nada acontece!! porque será??? Mais um mistério para os Patilhas e Ventoinha decifrarem. Vou tentar entrar em contacto com o Sherlock e com o Mentalista.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …