PGR abre inquérito a afirmação de taxista sobre “meninas virgens”

CMTV

-

A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito relacionado com as declarações polémicas de um taxista que, por ocasião dos protestos que paralisaram Lisboa, afirmou em direto que “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas”.

O dia 10 de outubro, marcado por protestos por parte de taxistas contra a decisão do Governo de regular a atividade das plataformas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify, ficou igualmente marcado pela frase polémica do taxista Jorge Máximo, em direto na CMTV.

A afirmação “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas” levou a que muitas vozes se insurgissem contra o taxista, incluindo uma queixa apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) ao Ministério Público, por considerar que a afirmação configura a prática de crimes.

A Procuradoria-Geral da República confirma agora a abertura de um inquérito que teve origem nessa participação da CIG, encontrando-se o caso em investigação no Ministério Público do DIAP de Lisboa.

A CIG defende que “estas declarações são reveladoras de um menosprezo relativamente à dignidade, liberdade e autodeterminação sexual das mulheres e meninas, bem como à sua integridade física e moral”.

O taxista chegou a pedir desculpa, explicando que, na verdade, queria afirmar exatamente o contrário: as “leis são como as meninas virgens, não devem ser violadas”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vai siga, toca de espetar com um processo, toca de gastar recursos, ocupar tribunais e etc por causa de uma palermice. Sim, o tipo é bronco. Sim as declarações foram uma revelação da personalidade, mas daí a meter-se agora processos por tudo e por nada, por amor de Deus, há gente neste país muito desocupada. Estes tipos da CIG devem ser também os que processam por se dizer que um preto é preto e um cigano é cigano… Por crimes reais e graves perpetrados, nada acontece, é vê-los serem postos em liberdade dia após dia, mas para palavras, cai o carmo e a trindade. Parabéns Portugal.

  2. Venderam-me uma democracia assente na independência dos 3 poderes. Venderam-me que só assim poderemos ter liberdade e só assim poderemos evitar cair no absurdo e na monstruosidade da guerra e da violação dos direitos humanos. E se há valor mais alto eu escolho este.
    Dito isto acrescento:
    Está provado que a actividade da Uber e Cabify é ilegal, e assim se mantêm declarada pelo tribunal.
    A declaração do taxista é uma comparação absurda que para quem tenha dois dedos de testa, choca tanto como a de um estado que fecha os olhos à ilegalidade praticada todos os dias pelas Uber’s.
    Choca sobretudo porque me diz claramente que este estado de direito que me venderam é mais direito para uns do que para outros.
    Choca porque a democracia que me venderam é uma falsidade, a justiça afinal é mais para uns do que para outros.
    Mais um pouco e alguns poderão impunemente violar meninas virgens e outros não, porque esse estado de direito do qual fazeis parte fecha os olhos às praticas ilegais. E choca sobretudo porque uma instituição como CIG deveria promover a igualdade perante a justiça, a igualdade que no trato das pessoas independentemente do género, do credo, etc… e o que estão promovendo é precisamente o oposto quando se declaram contra tal frase chocante sem que em simultâneo se declarem também contra as praticas de actividades ilegais permitidas por governos e pelos agentes da justiça.

    Só olham para o sentido literal das palavras, não veêm mais além!

    Nota: não sou taxista, nem tenho qualquer actividade na área do transporte publico, sou somente um cidadão que quer ver mais além daquilo que dizem palavras.

    • Se dissesse: São como os meninos virgens da Casa Pia, são para ser…
      Era capaz de receber uma indemnização… ou talvez um alto cargo…

  3. bem agora eu posso falar o que quizer e bem entender pois não é crime no entender dos comentarios feitos aqui nesta pagina enfim onde chegamos

  4. O homem é um pouquinho “atrasado” como uma boa parte dos taxistas (provado no programa QI da TVI), já pediu desculpa e já disse que não era aquilo que queria dizer… Que mais querem? crucificar? isso era noutros tempos…

  5. O homem é simplesmente bronco!
    Falta-lhe a fineza dos pavões!
    Demonstrou-o públicamente perante as câmaras da TV.
    E assim se consomem meios e recursos para fazer investigações inócuas, com tantos vigaros e bandidos impunes!

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …