PGR abre inquérito a afirmação de taxista sobre “meninas virgens”

CMTV

-

A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito relacionado com as declarações polémicas de um taxista que, por ocasião dos protestos que paralisaram Lisboa, afirmou em direto que “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas”.

O dia 10 de outubro, marcado por protestos por parte de taxistas contra a decisão do Governo de regular a atividade das plataformas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify, ficou igualmente marcado pela frase polémica do taxista Jorge Máximo, em direto na CMTV.

A afirmação “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas” levou a que muitas vozes se insurgissem contra o taxista, incluindo uma queixa apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) ao Ministério Público, por considerar que a afirmação configura a prática de crimes.

A Procuradoria-Geral da República confirma agora a abertura de um inquérito que teve origem nessa participação da CIG, encontrando-se o caso em investigação no Ministério Público do DIAP de Lisboa.

A CIG defende que “estas declarações são reveladoras de um menosprezo relativamente à dignidade, liberdade e autodeterminação sexual das mulheres e meninas, bem como à sua integridade física e moral”.

O taxista chegou a pedir desculpa, explicando que, na verdade, queria afirmar exatamente o contrário: as “leis são como as meninas virgens, não devem ser violadas”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vai siga, toca de espetar com um processo, toca de gastar recursos, ocupar tribunais e etc por causa de uma palermice. Sim, o tipo é bronco. Sim as declarações foram uma revelação da personalidade, mas daí a meter-se agora processos por tudo e por nada, por amor de Deus, há gente neste país muito desocupada. Estes tipos da CIG devem ser também os que processam por se dizer que um preto é preto e um cigano é cigano… Por crimes reais e graves perpetrados, nada acontece, é vê-los serem postos em liberdade dia após dia, mas para palavras, cai o carmo e a trindade. Parabéns Portugal.

  2. Venderam-me uma democracia assente na independência dos 3 poderes. Venderam-me que só assim poderemos ter liberdade e só assim poderemos evitar cair no absurdo e na monstruosidade da guerra e da violação dos direitos humanos. E se há valor mais alto eu escolho este.
    Dito isto acrescento:
    Está provado que a actividade da Uber e Cabify é ilegal, e assim se mantêm declarada pelo tribunal.
    A declaração do taxista é uma comparação absurda que para quem tenha dois dedos de testa, choca tanto como a de um estado que fecha os olhos à ilegalidade praticada todos os dias pelas Uber’s.
    Choca sobretudo porque me diz claramente que este estado de direito que me venderam é mais direito para uns do que para outros.
    Choca porque a democracia que me venderam é uma falsidade, a justiça afinal é mais para uns do que para outros.
    Mais um pouco e alguns poderão impunemente violar meninas virgens e outros não, porque esse estado de direito do qual fazeis parte fecha os olhos às praticas ilegais. E choca sobretudo porque uma instituição como CIG deveria promover a igualdade perante a justiça, a igualdade que no trato das pessoas independentemente do género, do credo, etc… e o que estão promovendo é precisamente o oposto quando se declaram contra tal frase chocante sem que em simultâneo se declarem também contra as praticas de actividades ilegais permitidas por governos e pelos agentes da justiça.

    Só olham para o sentido literal das palavras, não veêm mais além!

    Nota: não sou taxista, nem tenho qualquer actividade na área do transporte publico, sou somente um cidadão que quer ver mais além daquilo que dizem palavras.

    • Se dissesse: São como os meninos virgens da Casa Pia, são para ser…
      Era capaz de receber uma indemnização… ou talvez um alto cargo…

  3. bem agora eu posso falar o que quizer e bem entender pois não é crime no entender dos comentarios feitos aqui nesta pagina enfim onde chegamos

  4. O homem é um pouquinho “atrasado” como uma boa parte dos taxistas (provado no programa QI da TVI), já pediu desculpa e já disse que não era aquilo que queria dizer… Que mais querem? crucificar? isso era noutros tempos…

  5. O homem é simplesmente bronco!
    Falta-lhe a fineza dos pavões!
    Demonstrou-o públicamente perante as câmaras da TV.
    E assim se consomem meios e recursos para fazer investigações inócuas, com tantos vigaros e bandidos impunes!

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …