Petrolíferas terão “sanções devastadoras” se não abandonarem operações na Venezuela, ameaça a Casa Branca

A Casa Branca deu um ultimato às petrolíferas Repsol (Espanha), ENI (Itália) e Reliance (Índia), indicando que ou deixam de extrair petróleo em território venezuelano ou serão penalizadas com “sanções devastadoras”.

Segundo avançou esta terça-feira o Expresso, o aviso foi feito por Mauricio Claver-Carona, o responsável da política dos Estados Unidos (EUA) para a América Latina, numa entrevista ao canal internacional NTN24.

“Não houve qualquer exceção, nem para a Chevron [segunda maior petrolífera dos EUA, que deixou de operar na Venezuela] nem para nenhuma empresa do mundo”, disse Claver-Carona. “Prometemos que não haverá exceções às sanções que podemos impor relativamente ao transporte e aos negócios com o regime de Nicolás Maduro. Queremos deixar isso muito claro”, sublinhou.

Exemplificando com o aconteceu com a Rosneft Trading – uma das maiores petrolíferas do mundo e cujo maior acionista é o Governo russo -, Claver-Carona frisou que “obviamente” as sanções à Repsol, ENI e Reliance seriam “devastadoras”. “Não queremos que aconteçam”, apontou ainda o responsável.

Em fevereiro, os EUA sancionaram a Rosneft Trading, seguindo-se a TNK, sua subsidiária. Entretanto, a chinesa Sinochem anunciou que deixava de comprar à empresa russa. Este fim de semana, a Rosneft vendeu os seus negócios à empresa estatal russa Roszarubzhneft, para escapar às sanções norte-americanas.

A Reuters revelou que os petroleiros ao largo da costa da Venezuela deixaram a região.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …