Petróleo recupera e ultrapassa os 30 dólares (mas pode ser temporário)

2

Depois de ter tocado em mínimos de duas décadas na quarta-feira, o petróleo está a recuperar. Esta sexta-feira, o barril valoriza mais de 5%, em Londres, e já ultrapassa os 30 dólares.

O brent sobe 5,55% para 30,05 dólares, após ter afundado para o valor mais baixo desde 2003 (24,52 euros) há apenas duas sessões. Já o crude WTI, em Nova Iorque, avança 6,19% para 26,78 dólares, depois de ter tocado em mínimos de 2002 com um trambolhão de 25%.

De acordo com o ECO, o Senado norte-americano pediu à Arábia Saudita e à Rússia que parem guerra de preços e negoceiem em Washington. Caso contrário, Donald Trump poderá avançar com um embargo petrolífero a ambos os países.

Apesar de isto explicar a recuperação, os ganhos poderão ser apenas temporários devido à propagação do novo coronavírus, Covid-19, que está a agravar a volatilidade nos mercados.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) já disse que irá “fazer o que for preciso” para proteger a Zona Euro, tendo anunciado um pacote de estímulos de 750 mil milhões de euros. Portugal poderá receber 17,6 milhões.

Esta semana, foi noticiado que a queda histórica no sector petrolífero poderia fazer com que a gasolina sofresse uma redução de até 12 ou 13 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deveria registar uma queda também significativa entre oito a nove cêntimos por litro – uma das maiores descidas de sempre nos refinados em Portugal.

ZAP //

2 Comments

  1. Aí como anda essa cabecinha… a ignorância é sempre má conselheira!…
    “O governo vende”??
    O governo não vende nada – os combustíveis foram liberalizados há quase 20 anos!..
    Baixou 8 centimos?
    Eu meti gasolina ontem a 1,30€/l; a penúltima vez tinha sido a 1,50€/l – em matemática são 20 cêntimos!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.