Petroleiro iraniano atingido por dois mísseis na Arábia Saudita

Uma explosão danificou, esta sexta-feira, um petroleiro iraniano na costa da Arábia Saudita, noticiaram vários media daquele país, entre eles a agência de notícias estatal IRNA.

A televisão estatal avançou que a explosão causou um rombo em dois depósitos a bordo do navio e causou o derrame de petróleo na costa de Jidah, no Mar Vermelho, a cerca de 60 milhas (96 quilómetros) do porto saudita com o mesmo nome.

A IRNA identificou o navio atingido como “Sabity”, um navio que esteve em reparações até ao mês de agosto. A companhia petrolífera garante que a tripulação se encontra a salvo.

Até ao momento, a Arábia Saudita ainda não fez qualquer comentário sobre o ataque contra o navio iraniano.

O incidente acontece depois de os Estados Unidos alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.

A explosão pode elevar ainda mais as tensões entre o Irão e os EUA, mais de um ano depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter decidido retirar o país do acordo nuclear e imposto sanções que têm afetado a economia iraniana.

Ataques a petroleiros perto do Estreito de Hormuz, no Irão, o abate de um drone de vigilância militar dos EUA e outros incidentes em todo o Oriente Médio seguiram-se à decisão de Trump.

O ataque mais recente afetou a indústria petrolífera saudita, reduzindo para metade a produção daquele reino. Os EUA culparam o Irão pelo ataque, algo negado por Teerão.

Os rebeldes houthis do Iémen, contra os quais a Arábia Saudita está a lutar numa guerra que dura há já um ano, reivindicaram o ataque, embora analistas assegurem que os mísseis usados no ataque não poderiam ter sido lançados a partir do Iémen.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.