Petição defende abolição do Chega por fascismo. Já tem mais de 15 mil assinaturas

Uma petição ‘online’, que no domingo à tarde contava com 15.232 assinaturas, pretende a abolição do Chega, partido que acusa de disseminar ideologia fascista.

A petição, intitulada “Abolição do partido Chega por ideologia fascista”, indica que, à luz da Constituição, “o fascismo é criminoso em Portugal”. “No presente momento senta-se na Assembleia da República um seguidor e disseminador dessa ideologia, fomentando-a com técnicas baratas de populismo”, aponta o texto.

“Como é possível, tendo em conta a lei patente na Constituição vigente, o Partido Chega e o seu deputado André Ventura permanecerem na Assembleia da República?”, questionam os peticionários.

O texto sublinha que “é preciso mudar, é preciso reconhecer os crimes e os nefastos acontecimentos do passado para que não se repitam no futuro próximo ou longínquo”, apontando o neo fascismo como um problema no mundo e em Portugal, “que é necessário parar antes que se deixe desenvolver”.

Criado em abril de 2019, o Chega elegeu um deputado para a Assembleia da República, André Ventura, ao obter 1,2% dos votos nas legislativas de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

50 COMENTÁRIOS

  1. Posso juntar nessa mesma petição a abolição dos restantes partidos por roubo organizado sistemático do Estado?

    • Ah?
      Ideologia criminosa?!
      Não fazes a mínima ideia do que é o comunismo, pois não??
      .
      O Chega incomoda com o seu ruído, com as suas mentiras e com as suas “cambalhotas” constantes – mas claro que não deve ser “abolido”!
      Assim serve de “íman”, juntando a sua volta tudo que é lixo e carneirada ignorante!!.

      • caro,
        ha integrantes dos orgaos do chega que estiveram envolvidos em sequestros, posse de arma ilegal e homicidios.

        percebes q ha dirigentes do chega q estiveram presos por matar pessoas?

      • Se a ignorância pagasse imposto, o Pseudo EU andaria todo carimbado !!!! Mas para fazer ideia do que é o comunismo, podes visitar a China, a Rússia, a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, etc. Se falarmos de consequências das ideologias, comunista e fascista, em termos do número de vítimas, a diferença não é significativa. O capitalismo americano também não é grande exemplo como se vai vendo.

        • Mais um iluminado!…
          Sabes que o muro de Berlim já caiu, não sabes??
          Então, a Rússia, com um ditador de extrema-direita como o Putin, é um exemplo de comunismo?
          E a China, com uma ditadura de capitalismo de Estado – que anda a comprar meio mundo e, onde as pessos tem ZERO direitos, é comunismo??
          Como é obvio, não existe (nem NUNCA existiu) comunismo nesses países!
          Existiu sim estalinismo, maoismo, juche (Coreia do Norte), etc, etc… tudo ditaduras brutais com loucos no poder!!

    • Apoiado.
      Chega passa de 1,2 % para a terceira força partidária nas intenções de voto por isso é urgente parar essa marcha.Há por aí medo do voto do povo.
      Mas também há por aí quem pense que as vigarisses são piores do que ser de direita. Há por aí quem não ature mais os contornos da justiça para com os amigos e influentes
      Chega, diz uma parte cada vez mais crescente do povo.

    • Petiçao apra correr com todos os deputados da ass da republica enm um aprova leis anticoprrupçao, epor auferirem rendimentos muito acima da realdiade do pais, crime lesa patria, uma peticao…

  2. E que tal abolir tb o PCP e o BE em Portugal pelo apoio que fazem aos regimes totalitários de esquerda por este mundo fora? Na Europa concordam comigo…
    https://www.publico.pt/2019/10/16/politica/noticia/parlamento-europeu-condena-regimes-nazi-comunista-1890206
    “A resolução do Parlamento Europeu “condena veementemente os actos de agressão, os crimes contra a humanidade e as violações em massa dos direitos humanos perpetrados pelos regimes nazi e comunista e por outros regimes totalitários”.”

    • Qual é o regime totalitário apoiado pelo BE?
      Foi o Chega de Ventura que inventou mais essa “teoria” ou foste mesmo tu?
      A ignorância não pode continuar a ser desculpa para tudo!…

        • Lamento, mas vou continuar – principalmente para contrapor os comentários vazios de nulidades como tu!!
          E sobre a notícia, tens alguma coisa para dizer?

          • Apenas tenho a dizer-te que não sabes quem foi Mao, Lenine, Karl Marx, Engels, Trótski e por aí fora, como bem demonstras no teu comentário.
            E quanto ao teu bloco (do qual aparentemente nada percebes) foi o produto da União Democrática Popular (os que mandam atualmente no BE e são marxistas, tendo estado no passado muito ligados ao marxismo-leninismo), o Partido Socialista Revolucionário (que já mandou no BE e que são essencialmente trostkistas (isto é, gostam pouco dos estalinistas) e a Política XXI que é uma espécie de “esquerda do PS).
            O que eu acho incrível é conseguirem conviver uns com os outros. Mas isto do poder leva a ter de engolir alguns sapos.

            O bloco de esquerda faz-me lembrar um pouco o antigo CDS. Este, arrumado à direita, dava para tudo (conservadores, liberais, direita católica, nacionalistas… tudo cabia lá dentro). Agora tudo mudou (os nacionalistas foram para o Chega, os liberais para o IL e penso que apenas a direita católica e conservadora terá ficado no atual CDS.
            O bloco dá para marxistas, leninistas, trotskistas, revolucionários, liberais de esquerda,… Pelo menos todos têm uma coisa em comum (ou a esmagadora maioria): a religião é, como disse Marx, o ópio do povo. Não conheço nenhum religioso.

            • Acho que sei, mas isso NADA interessa para aqui…
              “E quanto ao teu bloco…”
              Meu bloco?!
              Bem… comentários típicos da carneirada e dos comentadores da bola (como o Ventura)…
              Não sigo a bola nem religiões, ia agora seguir partidos políticos….
              Só coloquei uma questão, que, depois da “lição de história”, continua SEM resposta:
              Qual é o regime totalitário apoiado pelo BE?
              .
              Esta petição é tão estúpida que conheço a desconfiar se não terá saído da própria máquina de propaganda do Chega!…

          • Há lá estalinistas pelo meio. E o Zé não era propriamente um democrata e muito menos flor que se cheirasse. Tudo bem que também há trotskistas mas…

          • Para perguntas obtusas, só respostas obtusas: qual o modelo de regime e exemplo de País para o BE ? Em tempos já foi a Venezuela, agora só o EU sabe …

            • Sei lá – tens que perguntar ao BE!!
              Mas ainda estou à espera de saber qual o regime totalitário apoiado pelo BE!…
              É uma pergunta muito simples…

        • China e Rússia o quê?
          São apoiados pelo BE?!
          Hahahaaaa…
          Estavas bem junto com o Ventura a espalhar disparates!…
          Havia de ser bonito ver o BE a apoiar um ditador de extrema-direita como o Putin, que há 20 anos implementou o seu Putinismo na Rússia, ou uma ditadura de capitalismo de estado como a China…
          Lê e vê se abres a pestana:
          .
          “BE recusa participar em cerimónias ao lado de Xi Jinping”
          Expresso – 03.12.2018
          .
          “Bloco de Esquerda recusa integrar comitiva de Marcelo na visita à China”
          O BE optou por não integrar a comitiva da visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à China, devido às “restrições à liberdade e violação dos direitos humanos” naquele país.
          Jornal de Negócios – 23 de Abril de 2019

    • Nem mais, porque se permite partidos que defendem o obscurantismo e a opressão dos povos como são os partidos comunistas como o pcp e be,e está-se a discriminar um outro só porque é de direita? Fascista? agora tudo é fascista na conversa dessa gente. Já enojam com a palavra. O certo é4 que os comunistas não fazem falta alguma ao mundo!

    • Ah?
      Ideologia criminosa?!
      Não fazes a mínima ideia do que é o comunismo, pois não??
      .
      O Chega incomoda com o seu ruído, com as suas mentiras e com as suas “cambalhotas” constantes – mas claro que não deve ser “abolido”!
      Assim serve de “íman”, juntando a sua volta tudo que é lixo e carneirada ignorante!!..

      • O EU. tu que sabes tudo, explica lá os grandes exemplos de desenvolvimento sustentados na ideologia comunista. O comunismo é uma ideologia tão criminosa como o fascismo, todas elas são uma maravilha utópica mas depois na prática é o que se vê. Percebeste ou necessitas de um desenho ? Já agora, em vez de andares a chular os impostos porque certamente és um avençado como o engenheiro também tinha alguns, faz alguma coisa de útil na vida …

        • Outra vez arroz??
          Estás como o PCP – parado no tempo!…
          Se, na pratica, NUNCA existiu comunismo (a não ser em pequenas comunidades), como queres exemplos??
          O problema não são as ideologias, mas sim os regimes que as “distorcem”…
          Se as ideologias são criminosas, o que dizer das religiões- basta ver o que fez a Igreja Católica ao longo da sua “bela” história… e ainda por aí andam – a “salvar” a humanidade!…
          .
          Não sei “chular impostos”, mas sei que não devias julgar os outros (principalmente estranhos) pela tua bitola… educação e cultura faz tanta falta!…

        • Deixem de ser estupidos, alguma vez foram a russia?

          Vao al e perguntem la as pessoas onde e que anda o comunismo, existe tanto comunsimo na russia como salzariasmo em Portugal. Eles nao sao comunistas, sabem-se e governar…

          Comunismo nao existe mais na russia, pergunta a qqq russo, perguntei eu e ele disse sao cosias do passado..!

          deixem de ser ignorantes..

  3. Ok, assim se vê… a forma como a esquerda convive com a democracia.
    É tão difícil assim aceitar que nem todos pensam da mesma maneira e que há muitos que não pensam como nós? Porque será para esta gente assim tão difícil aceitar que muitas pessoas se identificam com o Chega, em mais ou menos ideias?

  4. E porque não uma petição para abolir para prender todos os políticos que nos têm roubado ao longo de 45 anos, e todos que se têm servido do poleiro para seu próprio proveito e das suas clientelas políticas uma petição dessas eu assino.?

  5. Quem tem destruído e saqueado o país desde o 25 de Abril não é o Chega mas sim os principais partidos que compõem a Assembleia da República. Ao Chega e aos novos partidos dou eu o benefício da dúvida pois nunca os vi a governar. Portanto faça-se uma petição para pedir a destituição definitiva dos principais partidos que compõem a Assembleia da República.

    • Acho bem que apareçam novos partidos (e, quantos mais, melhor!) mas convém estar atento à realidade – para não acontecer como no Brasil (etc)…
      Dar o beneficio da dúvida a um artista que andou quase 20 anos no PSD e que só se lembrou do país quando foi corrido, que prometeu exercer o cargo de deputado em regime de exclusividade e faz exactamente o contrário – chegando a faltar a votações das suas próprias propostas?!
      Até faltou ao debate das Europeias na RTP para ir cometar o Benfica na CMTV!…
      Um consultor fiscal (que ajuda os seus clientes da alta finança “a saquer”!) e comentador da bola que só vai o Parlamento nos tempos livres?
      Eu dispenso…
      Olha que coerência:
      “Parlamento rejeitou proposta do Chega para inquérito a fraudes na reconstrução de casas em Pedrogão Grande. André Ventura não apareceu!”
      http://www.noticiasdecoimbra.pt/parlamento-rejeitou-proposta-do-chega-para-inquerito-a-fraudes-na-reconstrucao-de-casas-em-pedrogao-grande-andre-ventura-nao-apareceu/

  6. A qualidade de um regime democrático é proporcional ao nível de educação, esclarecimento e participação democrática do povo. Todos os políticos são frutos da sociedade, reclamar dos políticos é o mesmo que reclamar de si próprio. Na monarquia absolutista ou na ditadura, os governantes assumem o poder sem limite temporal e portanto temem perder o poder pela força. Na democracia, os governantes assumem o poder em períodos definidos e sabem que o vão perder e portanto não temem nada e fazem tudo o que querem no seu mandato. Não sei dizer qual é pior, os que oprimem com medo ou os que roubam sem medo. O Chega existe porque há pessoas que estão em sintonia com aquelas ideas na nossa sociedade, se o Chega desaparecer essas pessoas continuam em sintonia com as mesmas ideias, talvez se desagreguem, talvez se agreguem de outra forma. Não sei dizer o que é pior, uma cobra com cabeça ou mil centopeias.

    • Completamente de acordo.
      Esta petição é muito estranha e acaba por servir os interesses do Chega… qualquer palerma pode criar uma petição e, começo a duvidar seriamente se não haverá mão do Chega nisto!…

  7. Noto uma grande angustia nos comunistas em relação ao Ventura porque será?têm medo de perder os subsídios por não fazerem nada é?pois aguardem,vem aí más notícias para todos vós.A mama está a secar.

    • o problema com o chega é ser populista e ter dirigentes envolvidos em homicidios.

      ha dirigentes do chega envolvidos na morte de pessoas à pancada, em sequestros, em posse de arma ilegal e trafico de droga.

      q custa a entender?

  8. Petição para acabar com a terceira força política em Portugal. Boa sorte. E quem decide o que é “fascista” ou não? É cada vez mais um termo subjetivo e usado de forma tão gratuita. Muitas vezes “fascista” é aquele que discorda das minhas opiniões. Até eu já me convenci que sou um “fascista”, juntamente com outros que até combateram e morreram a lutar contra o fascismo na Europa, que na verdade era o nacional socialismo. Estes antifascistas são aqueles que defendem as ditaduras que ainda subsistem no mundo. São os verdadeiros totalitários, e por isso querem acabar com os outros partidos. Só podem ser comunistas.

    • A petição é, no mínimo, estúpida, mas 3ª força politica??
      O Chega de Ventura?
      Deve haver aí alguma confusão entre a realidade e uma qualquer sondagem manhosa…
      O Ventura não é fascista; é mesmo só um vigarista que gosta da fazer ruído!!
      Por isso começou logo por enganar o seus eleitores a quem prometeu exclusividade no Parlamento e, ainda hoje, continuam a ser principalmente consultor financeiro – daqueles que ajudam a roubar o pais!…

  9. A Democracia nao esta sendo aplicada nem respeitada no presente. Falam, falam tanto em democracia e vejo que muita gente acha que sua SUA OPINIAO, SUAS IDEOLOGIA E SUAS AMBICOES, SEUS EGOS E SUA IGNORANCIA impedem que se pratique, respeite as Normas do BOM SENSO E RESPEITO. O que é mais importante é chegar la em cima e dominar, reinar, viciar o jogo e maneatar e comoflar a realidade. Ó pobre povo de memorias curtas e vistas de pouco alcanse… Que pouco importa se enteressar por politicas e politicoas quando o jogo é modelado de acordo com interesses que só fazem mal a todos. As novas geracoes teem de emigrar, progresse do pais esta no dominio do estado que cria limitacoes a tudo, os politicos armam em capitalistas e donos da verdade…querem o qué…..uma MAMA MAIOR PARA FICAREM MAIS GORDOS. O futuro esta arruinado porque estes meninos nao sabem, nao teem ideias, nao teem conhecimentos para criarem algo mas, ficaram com dinheiro. Esta democracia é utopia.

  10. Mas que medo têm os do Chega em serem investigaods? Afinal se as assinaturas estão todas correctas e não têm mensagens racistas ou xenófobas (ou racistas nas suas fileiras), então… Quem não deve, não teme, correcto?

    E se querem realmente combater a corrupção, porque se centram tanto em atacar a ideologia dos outros? Onde está a tolerância? É assim que vamos fazer política e resolver os problemas dos portugueses? Ou isso é tudo fachada porque é mais fácil chamar “gatuno” ou outro partido para denegrir o seu trabalho.

    Assim não. Se há suspeitas da sua legalidade, então que seja investigada, simples. Se estiverem tudo como manda a lei, então André Ventura deve ser o primeiro a EXIGIR essa investigação para limpar a imagem do seu partido. Se não o fizer, então, que esconde? Como disse, quem não deve não teme. E se AV é apenas mais um à procura de tacho, então é isso que queremos? Mais tachistas? Porque se é então não venham com balelas e assumam.

  11. Mais um iluminado!…
    Sabes que o muro de Berlim já caiu, não sabes??
    Então, a Rússia, com um ditador de extrema-direita como o Putin, é um exemplo de comunismo?
    E a China, com uma ditadura de capitalismo de Estado – que anda a comprar meio mundo e, onde as pessos tem ZERO direitos, é comunismo??
    Como é obvio, não existe (nem NUNCA existiu) comunismo nesses países!
    Existiu sim estalinismo, maoismo, juche (Coreia do Norte), etc, etc… tudo ditaduras brutais com loucos no poder!!

    • A tua ansiedade em tentar revisionar a história dos regimes comunistas é deliciosamente trotskista 🙂
      Uma dica: tu podes dizer que não és um pato; mas se tiveres um bico, se tiveres penas, se tiveres duas patas, se souberes nadar, e principalmente, se fizeres quá quá… tu és um pato.

      • Eh lá!… “revisionar a história”?!
        Isso é Português??
        Por mim, podes chamar-lhe o que quiseres… até podes chamar comunista ao Ventura ou ao Salazar!…
        Não é por a China se chamar República Popular da China, que o povo chinês manda alguma coisa, ou por a ex-RDA se chamar a República Democrática Alemã que era democrática!…
        Só um completo ignorante chama à Russia de Putin um país comunista – nem antes; quanto mais agora!!
        .
        O que mais há por aí são patos, mas essas citações baratas de Facebook são como a cassete do PCP e do Ventura – já estão fora de prazo…..

  12. Ó Candeias, e eu que pensava que tínhamos vivido no obscurantismo entre 1933 e 1974 e afinal agora, que podemos falar, no café, sem medo de quem nos ouve na mesa ao lado, sem medo de irmos parar dentro de uma frigideira em qualquer Tarrafal, sem medo de escrever até as imbecilidades que se lêem em alguns destes comentários, acha que temos que aceitar que alguém pretenda iludir o povo, com mentiras no seu programa, para voltarmos ao tempo da velha senhora? O Jorge de Brito era quase único proprietário de Angola e os filhos dos outros é que morreram a defender os seus domínios à custa dos nossos parcos recursos!!! A culpa disto tudo foram as reprivatizações, foi a entrega do BES ao Salgado da Cimpor ao Champallimon e outros tantas operações semelhantes que nos puseram nas mãos do capitalismo e aos quais todos os governos se vergam, porque eles voltaram a ser os donos disto tudo! Era por isso que se gritava:”BARRETO para a rua!! Não é preciso ser muito iluminado para perceber isto!!!!

RESPONDER

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …