Peter Boone absolvido de manipulação da dívida portuguesa

(dr) Peter Boone

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

O Tribunal de Instrução Criminal arquivou o processo contra Peter Boone, acusado pelo Ministério Público de manipulação do mercado com vista a lucrar com a desvalorização dos títulos da dívida portuguesa. “Venceu a liberdade de expressão”, diz a defesa.

O canadiano, doutorado na conceituada Universidade de Harvard que foi consultor de vários governos britânicos, teria usado a sua influência como blogger do New York Times para promover a desvalorização das obrigações do tesouro portuguesas e assim, lucrar quase um milhão de euros.

A juíza de instrução concluiu que o especialista e comentador dos mercados não teve influência direta na subida dos juros antes do programa de resgate da troika e decidiu não levá-lo a julgamento.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa começou a investigar o caso depois de uma queixa apresentada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Em causa estão artigos de opinião publicados por Peter Boone, entre os quais se destaca um texto intitulado “The next global problem: Portugal“, que foi publicado no blogue de economia “Economix”, do New York Times, a 15 de abril de 2010.

Nesta publicação, que surgiu logo após o primeiro pedido de ajuda financeira apresentado pela Grécia, em 2010, Peter Boone vaticinava que Portugal seria o próximo país a cair em situação de falência. Os juros da dívida portuguesa encontravam-se, naquele momento, situados nos 4,4%, mas na semana seguinte subiram para 5%.

Na altura da publicação do artigo, Boone era administrador de uma empresa de gestão de ativos, a Salute Capital Management, que prestava serviços de consultoria ao fundo de investimento especulativo Moore Capital Management, que lucrou 819 mil euros com a evolução dos títulos da dívida pública portuguesa.

A CMVM suspeitou das opiniões expressas pelo académico, considerando que ele manipulou deliberadamente o mercado, argumento que o Tribunal de Instrução Criminal não aceita.

Para a juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, não ficou provado que tivesse existido uma intenção do autor em depreciar opinativamente a dívida portuguesa para obter dividendos, sendo que um “artigo de opinião é diferente de uma notícia“, que veicula factos, enquanto o primeiro deve ser lido com “sentido crítico”, afirmou a magistrada.

“Esta decisão é uma vitória da liberdade de expressão em Portugal e dá a garantia a todos os especialistas do setor financeiro que podem continuar a expressar as suas opiniões sobre a política económica e financeira do país de forma livre e sem receio de perseguição”, escrevem os representantes do economista norte-americano em comunicado.

“Estou muito contente com a decisão de hoje. Os últimos cinco anos foram um pesadelo para a minha família e para mim. Tenho orgulho no facto de conduzir o meu trabalho com integridade total e sinto-me feliz por o Tribunal ter reconhecido isso mesmo”, garantiu o professor Peter Boone em declarações oficiais após ser conhecida a decisão da Justiça portuguesa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez não se fez justiça! Este senhor tinha interesses financeiros em desvalorizar os títulos da dívida portuguesa, e provou-se que conseguiu lucrar com isso, a opinião deste senhor era portanto, altamente tendenciosa, devia ser punido. Liberdade de expressão, sim! Calúnia com vista a interesses privados, não!

  2. O que se passou não foi liberdade de espressão, foram interesses pessoais.
    Há uma grande diferença entre emitir livremente uma opinião, sem que com isso beneficie directamente de alguma coisa ou emitir uma opinião, especulativa por vezes, e daí tirar “um milhão de euros”. Se este individuo é conceituado tem uma responsabilidade acrescida no que diz. Ele sabia bem que, se fosse o “Zé da esquina” a dizer que Portugal ia ser resgatado a consequência nos mercados seria ZERO, porém, sendo este individuo uma pessoa conceituada no meio dos mercados e governos ( em particular o Inglês ) as suas palavras iriam ter consequências e essas, para nós, foram o resgate, para este bandido oportunista, foram um milhão de euros a mais na conta bancária.
    Lá continuamos nós a pagar almoços a esta escumalha toda.

RESPONDER

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …