A Peste Justiniana também assolou a Europa

M. Schweissing, SNSB - Staatssammlung für Anthropologie und Paläoanatomie München

Uma equipa internacional de cientistas descobriu novas diversidades da Peste Justiniana, também conhecida como a Primeira Pandemia. A investigação vem também confirmar que a praga devastou também a Europa.

Yersinia pestis é a bactéria responsável pelas várias pragas que foram marcando a História, sendo fonte, por exemplo, da Peste Negra.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na PNAS, os cientistas quiseram saber mais sobre a primeira pandemia conhecida que ocorreu devido a infeções por Y. pestis. Esta praga, que se estendeu entre 541 a 750 d.C, foi batizada em homenagem ao imperador bizantino Justiniano I.

Alguns historiadores estimam que a Peste Justiniana pode ter matado aproximadamente 25% da população de todo o território que antes era ocupado pelo o Império Romano.

Para compreender a praga, a equipa estudou restos mortais das vítimas enterradas na Alemanha, França e Espanha. Os cientistas estudaram também restos ósseos de um local específico da Grã-Bretanha para tentar perceber se a pandemia atingiu as Ilhas Britânicas.

Os cientistas estudaram restos encontrados em 21 locais e conseguiram reconstruir o genoma da Y. pestis em oito dos casos. Depois de sequenciado, foi comparado com o sequenciamento de dados de outros estudos que trabalharam com estripes antigas e modernas da mesma bactéria.

A equipe encontrou evidências de Y. pestis na Grã-Bretanha (num chamado Edix Hill), confirmando que a pandemia chegou às Ilhas Britânicas. Foram também descobertas estripes da bactéria até agora desconhecidas. Os cientistas relatam terem encontrado oito tipos na Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha e França.

Os pesquisadores observam que suas descobertas mostram que havia vários tipos das bactérias envolvidas na pandemia e que todas estavam intimamente relacionadas.

Apesar de terem descoberto novas estripes, os cientistas frisam que ainda não conseguiram identificar o origem da Primeira Pandemia. A equipa sugere que as bactérias tenham começado a proliferar na Ásia Central, muito antes de a pandemia começar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …