Pessoas mais generosas também são mais felizes

A interação entre as áreas do cérebro responsáveis pela generosidade e a felicidade pode explicar porque é que uma pessoa é altruísta, inclusive quando isso envolve um custo pessoal, revelou um estudo da Universidade de Lubeck, na Alemanha.

Vários psicólogos já tinham sugerido que o motivo para o comportamento altruísta é o aumento da felicidade, mas não sabiam explicar o mecanismo dos processos neurológicos que os vinculam.

Para investigar esses processos do cérebro, a professora Soyoung Park, do Departamento de Psicologia da Universidade de Lubeck, dirigiu um estudo que analisou a atividade cerebral de 50 participantes. Os voluntários receberam uma quantidade de dinheiro durante quatro semanas: 25 deles foram obrigados a gastar em benefício próprio, a outra metade foi orientada a gastar o dinheiro com outra pessoa.

Os cientistas descobriram que os participantes que usaram o dinheiro com outros indivíduos também se mostraram mais generosos na realização de tarefas independentes e os seus cérebros mostraram mais atividade na área responsável pela felicidade.

Através de imagens de ressonância magnética foi possível descobrir que as decisões generosas envolviam mais a área cerebral conhecida como junção temporoparietal e modulavam a ligação entre essa região e o núcleo relacionado com a mudança na felicidade.

De fato, algumas lesões nesse núcleo – o corpo estriado – foram associadas a casos de “generosidade patológica” e falência pessoal, sugerindo que essa área está encarregada de “inclinar a balança” para o interesse próprio em situações em que o altruísmo exige um custo pessoal.

As conclusões do estudo podem ter implicações importantes não só na neuro-ciência, mas na educação, na política, na economia e na saúde, já que, atualmente, de acordo com os cientistas, a sociedade subestima os benefícios sociais e individuais do comportamento generoso e sobrestima os motivos egoístas para alcançar a felicidade.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …