“Muitas pessoas provavelmente morrerão” em missões para Marte, diz Elon Musk

“Honestamente, muitas pessoas provavelmente morrerão no início”, disse o fundador da SpaceX, Elon Musk, ao dono do XPrize, Peter Diamandis, referindo-se às primeiras missões tripuladas a Marte.

Como noticiou na quarta-feira a Space.com, Musk tem alertado ao longo dos anos sobre os riscos do voo espacial humano para Marte. Em 2017, durante o Congresso Internacional de Astronáutica, afirmou que os primeiros humanos a viajar para aquela planeta deveriam estar “preparados para morrer”.

“É perigoso, é desconfortável, é uma longa jornada. Podes não voltar vivo. Mas é uma aventura gloriosa e será uma experiência incrível”, referiu Musk. “Podes morrer e provavelmente não terás boa comida e todas essas coisas. É uma jornada árdua e perigosa da qual podes não voltar vivo, mas é uma aventura gloriosa”, frisou.

Embora já tenha dito coisas semelhantes no passado, o contexto em torno das suas declarações mudou. Em comparação com 2017, a SpaceX fez grandes avanços ao nível dos voos espaciais tripulados.

A 23 de abril, a missão Crew-2 da SpaceX enviou mais quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, a bordo da nave Crew Dragon. Este é o terceiro lançamento tripulado de sucesso para a SpaceX e os especialistas acreditam que missões como essa estão a abrir o caminho para a futura exploração espacial humana.

A empresa tem ainda um contrato de voo espacial com a NASA para transportar humanos além da órbita da Terra, assinando recentemente um acordo para desenvolver e construir um módulo lunar para o programa Artemis, que visa levar pessoas à Lua até 2024.

Em dezembro de 2020, Musk declarou que era possível que a SpaceX levasse humanos a Marte em 2026.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A sério?? Então em 1969 foram à lua todos fanfarrões, sem mortos nem feridos… E agora passados 50 anos, irão morrer… Não… Deves estar a brincar, não??

    • Não sabia que morreram astronautas nas missões Apollo originais? A sério? E vem para aqui mandar postas de pescada sem saber nada do que está a falar? A sério?

      • Ui, que q.i. tão elevado… A questão é mesmo essa. É que nunca ninguém morreu a caminho da lua!!! Arre que é b****!!! Fonix!!
        “Houston, We’ve a problem… The russians are coming… and We’ve get out of here, fast… Now!” (Apolonático Supersticioso 13).

  2. Não acho nada glorioso morrer a caminho ou em Marte. É interessante ver as imagens da paisagem marciana, mas aquilo não tem nada, a não ser uma atmosfera absolutamente irrespirável com 96% de CO2 e temperaturas noturnas de 90°C negativos para além de receber radiação letal provinda do nosso Sol. Devemos é cuidar do nosso planeta a fim de preservarmos a espécie humana pelo maior tempo possíve, pois não tenhamos dúvidas: a espécie humana, à semelhança de outras espécies animais, também se extinguirá e será aqui na Terra. Não existe nenhum planeta no nosso sistema solar com condições de habitabilidade e a estrela mais próxima- Próxima Centauri- é muito instável e portanto altamente letal para qualquer organismo vivo que ambicionasse viver em qualquer planeta que eventualmente orbite esta etrela. Fiquemos pelas sondas e drones em Marte e não mandemos pessoas para a morte certa.

    • A pensar dessa forma, o ser humano nunca se teria aventurado além das suas fronteiras. Hoje aqui estamos a teclar em frente a um computador graças ao pequeno ser que decidiu sair da água e aventurar-se em terra, ou porque um certo tuga meteu-se numa nau à vela e quiz ver o que estava para lá do horizonte. Enquanto houver uma fronteira desconhecida, nenhum ser humano aventureiro estará descansado sem partir à descoberta. Sem isso, nunca iremos evoluir.

    • A sua capacidade de argumentação é fascinante. Os factos fundamentados e capacidade de raciocínio que apresenta são de facto impressionantes. Ah espera…

  3. João Clérigo: coitado do Tuga! Por alguma razão é Tuga… Antes dos valentes imortais irem para o oriente armados em piratas, já outros tinham atravessado o mar de Bering e chegado às américas. Os Portugueses pensavam que tinham conquistado o mundo, mas afinal o que eles tinham era uns estaleiros clandestinos… Quando o dono se fartou da brincadeira devolveu-os a Salazar.
    E esse animalzinho que saiu da água… Não é referido na ciência que tenha sido antepassado dos humanos… Essa ideia surgiu-lhe assim de repente??

  4. Ui, que q.i. tão elevado… A questão é mesmo essa. É que nunca ninguém morreu a caminho da lua!!! Arre que é b****!!! Fonix!!
    “Houston, We’ve a problem… The russians are coming… and We’ve get out of here, fast… Now!” (Apolonático Supersticioso 13).

RESPONDER

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …