“É como fogo”. Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Depois de dezenas de pessoas terem morrido por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas.

As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas as autoridades também encontraram estabelecimentos deste tipo noutras regiões do país.

Pelo menos 30 pessoas morreram na última semana devido ao consumo de álcool contaminado, e outras foram hospitalizadas, de acordo com as autoridades locais.



O álcool ilícito que se acredita estar a matar várias pessoas inclui clairin, uma bebida produzida a partir de milho ou da cana-de-açúcar, frutas fermentadas ou diluente. A bebida também pode incluir fezes de pássaros, cabeças e intestinos de frango.

O clairin, que é uma bebida semelhante ao rum, geralmente é consumido por pessoas de classe baixa pois é muito mais barato do que as outras bebidas destiladas.

Também conhecido como triculí ou pitrinchi, o clairin pode causar perda de visão, fortes dores de cabeça e dificuldades respiratórias. É produzido em destilarias rudimentares e clandestinas em bairros pobres e é vendido em garrafas reutilizadas.

De acordo com a VICE, o aumento do desemprego decorrente da pandemia de covid-19 pode ser uma das causas do surto na capital, pois acredita-se que a população esteja, cada vez mais, a recorrer ao álcool para amenizar os problemas.

Mesmo antes da pandemia, o desemprego em Santo Domingo situava-se nos 7%, o que já estaria acima da média nacional.

As autoridades revelaram que grande parte do álcool mortal falsificado é vendido em copos coloridos descartáveis ​​como se se tratasse de uma bebida de frutas.

Uma das pessoas que ingeriu a bebida disse aos media locais que esta é “como fogo que entra no corpo”. Apesar de ter sobrevivido, revelou que um amigo não teve a mesma sorte pois acabou por morrer depois de beber clairin.

Há um ano, cerca de 200 pessoas morreram na República Dominicana por ingerirem esta bebida e outros produtos alcoólicos adulterados.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um processo mais animador de terminar com as pessoas do que o do covid 19, vão continuando, ao menos morrem felizes!

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …