As pessoas mais altas vivem menos tempo (e a culpa é do ADN)

Uma equipa de cientistas britânicos e noruegueses descobriu que as pessoas mais altas tendem a ter vidas mais curtas por causa do ADN.

O estudo elaborado em parceria pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia centrou-se na análise das mudanças do ADN em função do tamanho do corpo.

Os investigadores focaram-se nos telómeros, as estruturas especiais do ADN que todos os animais possuem nas terminações dos cromossomas e que são definidas como uma espécie de cápsulas protectoras, semelhantes aos cones plásticos das extremidades dos sapatos.

Telómeros mais curtos têm sido associados ao envelhecimento e a doenças de risco como o cancro. Assim, ter telómeros mais longos dará aos indivíduos uma vantagem em termos de saúde e de esperança média de vida.

De acordo com o estudo, publicado nos Proceedings da Sociedade Real de Ciências Biológicas britânica, ficar maior pode significar maior perda de telómeros e um envelhecimento mais rápido.

“Desenvolver um corpo maior significa que as células têm que se dividir mais. Como resultado, os telómeros ficam corroídos mais depressa e, como consequência, as células e os tecidos funcionam menos bem”, constata Pat Monaghan, professor de Zoologia na Universidade de Glasgow e líder do estudo, citado pelo site da instituição de ensino.

“A razão pelo qual indivíduos maiores têm telómeros mais curtos pode também estar relacionada com danos acrescidos no ADN devido a um crescimento mais rápido. Ser grande pode ter vantagens, claro, mas este estudo mostra que também pode ter custos“, acrescenta Pat Monaghan.

Os investigadores tiveram como objecto de estudo pardais selvagens da isolada ilha de Leka, na Noruega, e apuraram que as aves com estruturas esqueléticas maiores possuíam telómeros mais curtos.

Os pardais continuaram a crescer, no âmbito de um programa de reprodução selectiva, e os seus telómeros ficaram ainda mais curtos.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …