As pessoas mais altas vivem menos tempo (e a culpa é do ADN)

1

Uma equipa de cientistas britânicos e noruegueses descobriu que as pessoas mais altas tendem a ter vidas mais curtas por causa do ADN.

O estudo elaborado em parceria pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia centrou-se na análise das mudanças do ADN em função do tamanho do corpo.

Os investigadores focaram-se nos telómeros, as estruturas especiais do ADN que todos os animais possuem nas terminações dos cromossomas e que são definidas como uma espécie de cápsulas protectoras, semelhantes aos cones plásticos das extremidades dos sapatos.

Telómeros mais curtos têm sido associados ao envelhecimento e a doenças de risco como o cancro. Assim, ter telómeros mais longos dará aos indivíduos uma vantagem em termos de saúde e de esperança média de vida.

De acordo com o estudo, publicado nos Proceedings da Sociedade Real de Ciências Biológicas britânica, ficar maior pode significar maior perda de telómeros e um envelhecimento mais rápido.

“Desenvolver um corpo maior significa que as células têm que se dividir mais. Como resultado, os telómeros ficam corroídos mais depressa e, como consequência, as células e os tecidos funcionam menos bem”, constata Pat Monaghan, professor de Zoologia na Universidade de Glasgow e líder do estudo, citado pelo site da instituição de ensino.

“A razão pelo qual indivíduos maiores têm telómeros mais curtos pode também estar relacionada com danos acrescidos no ADN devido a um crescimento mais rápido. Ser grande pode ter vantagens, claro, mas este estudo mostra que também pode ter custos“, acrescenta Pat Monaghan.

Os investigadores tiveram como objecto de estudo pardais selvagens da isolada ilha de Leka, na Noruega, e apuraram que as aves com estruturas esqueléticas maiores possuíam telómeros mais curtos.

Os pardais continuaram a crescer, no âmbito de um programa de reprodução selectiva, e os seus telómeros ficaram ainda mais curtos.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.