As pessoas mais altas vivem menos tempo (e a culpa é do ADN)

Uma equipa de cientistas britânicos e noruegueses descobriu que as pessoas mais altas tendem a ter vidas mais curtas por causa do ADN.

O estudo elaborado em parceria pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia centrou-se na análise das mudanças do ADN em função do tamanho do corpo.

Os investigadores focaram-se nos telómeros, as estruturas especiais do ADN que todos os animais possuem nas terminações dos cromossomas e que são definidas como uma espécie de cápsulas protectoras, semelhantes aos cones plásticos das extremidades dos sapatos.

Telómeros mais curtos têm sido associados ao envelhecimento e a doenças de risco como o cancro. Assim, ter telómeros mais longos dará aos indivíduos uma vantagem em termos de saúde e de esperança média de vida.

De acordo com o estudo, publicado nos Proceedings da Sociedade Real de Ciências Biológicas britânica, ficar maior pode significar maior perda de telómeros e um envelhecimento mais rápido.

“Desenvolver um corpo maior significa que as células têm que se dividir mais. Como resultado, os telómeros ficam corroídos mais depressa e, como consequência, as células e os tecidos funcionam menos bem”, constata Pat Monaghan, professor de Zoologia na Universidade de Glasgow e líder do estudo, citado pelo site da instituição de ensino.

“A razão pelo qual indivíduos maiores têm telómeros mais curtos pode também estar relacionada com danos acrescidos no ADN devido a um crescimento mais rápido. Ser grande pode ter vantagens, claro, mas este estudo mostra que também pode ter custos“, acrescenta Pat Monaghan.

Os investigadores tiveram como objecto de estudo pardais selvagens da isolada ilha de Leka, na Noruega, e apuraram que as aves com estruturas esqueléticas maiores possuíam telómeros mais curtos.

Os pardais continuaram a crescer, no âmbito de um programa de reprodução selectiva, e os seus telómeros ficaram ainda mais curtos.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …