/

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

2

Count_Count / Flickr

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas ganham peso à medida que envelhecem.

Uma investigação levada a cabo no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu o motivo que nos faz engordar à medida que envelhecemos: segundo o artigo científico publicado na Nature Medicine, a rotatividade dos lípidos no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento e facilita o aumento do peso.

A equipa de cientistas analisou as células de gordura em 54 participantes durante um período médio de 13 anos. Durante esse tempo, os indivíduos, independentemente de terem ganho ou perdido peso, apresentaram reduções na renovação lipídica no tecido adiposo – a taxa segundo a qual os lípidos são removidos e armazenados nas células adiposas. O excesso de massa corporal está diretamente associado a uma diminuição nas taxas de remoção de lípidos adiposos.

Os participantes que não compensaram esta redução da renovação lipídica, comendo menos calorias ou praticando mais exercício, ganharam peso.

Os cientistas também examinaram a substituição lipídica em 41 mulheres submetidas a uma cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago. A equipa estudou de que forma as taxas de renovação lipídica das participantes afetaram a sua capacidade de controlar o peso entre quatro a sete anos após a cirurgia.

Os resultados mostraram que só as mulheres que manifestaram uma taxa baixa antes da cirurgia foram capazes de aumentar a reposição lipídica e manter a perda de peso. A explicação, segundo os cientistas, é que essas participantes tinham mais espaço para melhorar a renovação lipídica do que aquelas que já haviam apresentado altas taxas antes da cirurgia.

“Os resultados indicam, pela primeira vez, que os processos que acontecem no nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, explicou Peter Arner, professor no Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo.

“Esta descoberta pode abrir novas portas no tratamento da obesidade“, acrescentou o investigador, citado pelo Science Daily.

Ainda assim, o exercício físico continua a assumir um papel de destaque. Estudos anteriores revelaram que uma forma eficaz de acelerar a renovação lipídica no tecido adiposo é fazer mais exercício. Esta investigação apoia a teoria e indica ainda que o resultado a longo prazo de uma cirurgia para perda de peso melhoraria se combinado com o aumento da atividade física.

“A obesidade e as doenças relacionadas à obesidade tornaram-se um problema global”, disse Kirsty Spalding, também do Instituto Karolinska e outro autor do estudo. “Compreender a dinâmica lipídica e o que regula o tamanho da massa gorda em humanos nunca foi tão relevante.”

Estima-se que 13% da população mundial seja afetada pela obesidade, uma das principais causas de problemas cardiovasculares e metabólicos.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.