Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Count_Count / Flickr

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas ganham peso à medida que envelhecem.

Uma investigação levada a cabo no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu o motivo que nos faz engordar à medida que envelhecemos: segundo o artigo científico publicado na Nature Medicine, a rotatividade dos lípidos no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento e facilita o aumento do peso.

A equipa de cientistas analisou as células de gordura em 54 participantes durante um período médio de 13 anos. Durante esse tempo, os indivíduos, independentemente de terem ganho ou perdido peso, apresentaram reduções na renovação lipídica no tecido adiposo – a taxa segundo a qual os lípidos são removidos e armazenados nas células adiposas. O excesso de massa corporal está diretamente associado a uma diminuição nas taxas de remoção de lípidos adiposos.

Os participantes que não compensaram esta redução da renovação lipídica, comendo menos calorias ou praticando mais exercício, ganharam peso.

Os cientistas também examinaram a substituição lipídica em 41 mulheres submetidas a uma cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago. A equipa estudou de que forma as taxas de renovação lipídica das participantes afetaram a sua capacidade de controlar o peso entre quatro a sete anos após a cirurgia.

Os resultados mostraram que só as mulheres que manifestaram uma taxa baixa antes da cirurgia foram capazes de aumentar a reposição lipídica e manter a perda de peso. A explicação, segundo os cientistas, é que essas participantes tinham mais espaço para melhorar a renovação lipídica do que aquelas que já haviam apresentado altas taxas antes da cirurgia.

“Os resultados indicam, pela primeira vez, que os processos que acontecem no nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, explicou Peter Arner, professor no Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo.

“Esta descoberta pode abrir novas portas no tratamento da obesidade“, acrescentou o investigador, citado pelo Science Daily.

Ainda assim, o exercício físico continua a assumir um papel de destaque. Estudos anteriores revelaram que uma forma eficaz de acelerar a renovação lipídica no tecido adiposo é fazer mais exercício. Esta investigação apoia a teoria e indica ainda que o resultado a longo prazo de uma cirurgia para perda de peso melhoraria se combinado com o aumento da atividade física.

“A obesidade e as doenças relacionadas à obesidade tornaram-se um problema global”, disse Kirsty Spalding, também do Instituto Karolinska e outro autor do estudo. “Compreender a dinâmica lipídica e o que regula o tamanho da massa gorda em humanos nunca foi tão relevante.”

Estima-se que 13% da população mundial seja afetada pela obesidade, uma das principais causas de problemas cardiovasculares e metabólicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …