Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Count_Count / Flickr

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas ganham peso à medida que envelhecem.

Uma investigação levada a cabo no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu o motivo que nos faz engordar à medida que envelhecemos: segundo o artigo científico publicado na Nature Medicine, a rotatividade dos lípidos no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento e facilita o aumento do peso.

A equipa de cientistas analisou as células de gordura em 54 participantes durante um período médio de 13 anos. Durante esse tempo, os indivíduos, independentemente de terem ganho ou perdido peso, apresentaram reduções na renovação lipídica no tecido adiposo – a taxa segundo a qual os lípidos são removidos e armazenados nas células adiposas. O excesso de massa corporal está diretamente associado a uma diminuição nas taxas de remoção de lípidos adiposos.

Os participantes que não compensaram esta redução da renovação lipídica, comendo menos calorias ou praticando mais exercício, ganharam peso.

Os cientistas também examinaram a substituição lipídica em 41 mulheres submetidas a uma cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago. A equipa estudou de que forma as taxas de renovação lipídica das participantes afetaram a sua capacidade de controlar o peso entre quatro a sete anos após a cirurgia.

Os resultados mostraram que só as mulheres que manifestaram uma taxa baixa antes da cirurgia foram capazes de aumentar a reposição lipídica e manter a perda de peso. A explicação, segundo os cientistas, é que essas participantes tinham mais espaço para melhorar a renovação lipídica do que aquelas que já haviam apresentado altas taxas antes da cirurgia.

“Os resultados indicam, pela primeira vez, que os processos que acontecem no nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, explicou Peter Arner, professor no Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo.

“Esta descoberta pode abrir novas portas no tratamento da obesidade“, acrescentou o investigador, citado pelo Science Daily.

Ainda assim, o exercício físico continua a assumir um papel de destaque. Estudos anteriores revelaram que uma forma eficaz de acelerar a renovação lipídica no tecido adiposo é fazer mais exercício. Esta investigação apoia a teoria e indica ainda que o resultado a longo prazo de uma cirurgia para perda de peso melhoraria se combinado com o aumento da atividade física.

“A obesidade e as doenças relacionadas à obesidade tornaram-se um problema global”, disse Kirsty Spalding, também do Instituto Karolinska e outro autor do estudo. “Compreender a dinâmica lipídica e o que regula o tamanho da massa gorda em humanos nunca foi tão relevante.”

Estima-se que 13% da população mundial seja afetada pela obesidade, uma das principais causas de problemas cardiovasculares e metabólicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …