Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Count_Count / Flickr

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas ganham peso à medida que envelhecem.

Uma investigação levada a cabo no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu o motivo que nos faz engordar à medida que envelhecemos: segundo o artigo científico publicado na Nature Medicine, a rotatividade dos lípidos no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento e facilita o aumento do peso.

A equipa de cientistas analisou as células de gordura em 54 participantes durante um período médio de 13 anos. Durante esse tempo, os indivíduos, independentemente de terem ganho ou perdido peso, apresentaram reduções na renovação lipídica no tecido adiposo – a taxa segundo a qual os lípidos são removidos e armazenados nas células adiposas. O excesso de massa corporal está diretamente associado a uma diminuição nas taxas de remoção de lípidos adiposos.

Os participantes que não compensaram esta redução da renovação lipídica, comendo menos calorias ou praticando mais exercício, ganharam peso.

Os cientistas também examinaram a substituição lipídica em 41 mulheres submetidas a uma cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago. A equipa estudou de que forma as taxas de renovação lipídica das participantes afetaram a sua capacidade de controlar o peso entre quatro a sete anos após a cirurgia.

Os resultados mostraram que só as mulheres que manifestaram uma taxa baixa antes da cirurgia foram capazes de aumentar a reposição lipídica e manter a perda de peso. A explicação, segundo os cientistas, é que essas participantes tinham mais espaço para melhorar a renovação lipídica do que aquelas que já haviam apresentado altas taxas antes da cirurgia.

“Os resultados indicam, pela primeira vez, que os processos que acontecem no nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, explicou Peter Arner, professor no Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo.

“Esta descoberta pode abrir novas portas no tratamento da obesidade“, acrescentou o investigador, citado pelo Science Daily.

Ainda assim, o exercício físico continua a assumir um papel de destaque. Estudos anteriores revelaram que uma forma eficaz de acelerar a renovação lipídica no tecido adiposo é fazer mais exercício. Esta investigação apoia a teoria e indica ainda que o resultado a longo prazo de uma cirurgia para perda de peso melhoraria se combinado com o aumento da atividade física.

“A obesidade e as doenças relacionadas à obesidade tornaram-se um problema global”, disse Kirsty Spalding, também do Instituto Karolinska e outro autor do estudo. “Compreender a dinâmica lipídica e o que regula o tamanho da massa gorda em humanos nunca foi tão relevante.”

Estima-se que 13% da população mundial seja afetada pela obesidade, uma das principais causas de problemas cardiovasculares e metabólicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …