Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Count_Count / Flickr

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas ganham peso à medida que envelhecem.

Uma investigação levada a cabo no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu o motivo que nos faz engordar à medida que envelhecemos: segundo o artigo científico publicado na Nature Medicine, a rotatividade dos lípidos no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento e facilita o aumento do peso.

A equipa de cientistas analisou as células de gordura em 54 participantes durante um período médio de 13 anos. Durante esse tempo, os indivíduos, independentemente de terem ganho ou perdido peso, apresentaram reduções na renovação lipídica no tecido adiposo – a taxa segundo a qual os lípidos são removidos e armazenados nas células adiposas. O excesso de massa corporal está diretamente associado a uma diminuição nas taxas de remoção de lípidos adiposos.

Os participantes que não compensaram esta redução da renovação lipídica, comendo menos calorias ou praticando mais exercício, ganharam peso.

Os cientistas também examinaram a substituição lipídica em 41 mulheres submetidas a uma cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago. A equipa estudou de que forma as taxas de renovação lipídica das participantes afetaram a sua capacidade de controlar o peso entre quatro a sete anos após a cirurgia.

Os resultados mostraram que só as mulheres que manifestaram uma taxa baixa antes da cirurgia foram capazes de aumentar a reposição lipídica e manter a perda de peso. A explicação, segundo os cientistas, é que essas participantes tinham mais espaço para melhorar a renovação lipídica do que aquelas que já haviam apresentado altas taxas antes da cirurgia.

“Os resultados indicam, pela primeira vez, que os processos que acontecem no nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, explicou Peter Arner, professor no Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo.

“Esta descoberta pode abrir novas portas no tratamento da obesidade“, acrescentou o investigador, citado pelo Science Daily.

Ainda assim, o exercício físico continua a assumir um papel de destaque. Estudos anteriores revelaram que uma forma eficaz de acelerar a renovação lipídica no tecido adiposo é fazer mais exercício. Esta investigação apoia a teoria e indica ainda que o resultado a longo prazo de uma cirurgia para perda de peso melhoraria se combinado com o aumento da atividade física.

“A obesidade e as doenças relacionadas à obesidade tornaram-se um problema global”, disse Kirsty Spalding, também do Instituto Karolinska e outro autor do estudo. “Compreender a dinâmica lipídica e o que regula o tamanho da massa gorda em humanos nunca foi tão relevante.”

Estima-se que 13% da população mundial seja afetada pela obesidade, uma das principais causas de problemas cardiovasculares e metabólicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …