Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos “óculos de cerveja”: depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós.

Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar o peculiar fenómeno dos “óculos de cerveja” e descobriu que o efeito é mesmo real.

Para a investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na Psychology of Addictive Behaviors, os cientistas pediram a clientes de um bar perto da universidade britânica para avaliar fotografias de diferentes pessoas, umas consideradas mais atraentes do que outras.

O estudo revelou que os voluntários sóbrios salientavam as fotografias das pessoas mais atraentes, enquanto que os participantes bêbados revelavam o mesmo interesse por todo o tipo de pessoas.

Rebecca Monk, principal autora do estudo, citada pelo IFL Science, apontou que a grande maioria das investigações sobre os efeitos do álcool é realizada em laboratórios que não são “o mundo real”, o que pode afetar os resultados.

“Pesquisas anteriores sobre o fenómeno dos ‘óculos de cerveja’ produziram resultados inconsistentes e limitaram-se a perguntar diretamente às pessoas o quão atrativo consideravam os outros”, disse.

“Os rostos atraentes são capazes de desviar a atenção da tarefa em questão, mas a nossa pesquisa sugere que o álcool tem a capacidade de diminuir esse efeito”, prosseguiu a investigadora. Os cientistas ressaltam o facto de, na mais recente investigação, os participantes estarem levemente bêbados, “o que sugere que um baixo nível de álcool é o suficiente para que as pessoas coloquem os ‘óculos de cerveja'”.

“A maioria das pessoas já ouviu falar do efeito ‘óculos de cerveja’, e a nossa pesquisa soma-se ao conjunto de evidências que mostram que existe alguma verdade nesta sabedoria anedótica”, acrescentou o co-autor do estudo, Derek Heim.

Estudos anteriores já haviam comprovado que, quando bebemos álcool, a nossa inibição diminui, ajudando-nos a relaxar. As mesmas pesquisas também sugeriram que o álcool reduz a habilidade de identificar assimetria nos rostos dos outros, tornando-nos assim menos exigentes quanto ao aspeto físico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …