As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco. 

Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais graves na Europa e nos Estados Unidos. Os últimos números divulgados, referentes à Austrália, revelam uma tendência semelhante.

De acordo com o artigo publicado em novembro na revista científica The Medical Journal of Australia, o novo estudo analisou dados do NSW Poisons Information Centre de Nova Gales do Sul, que lida com cerca de metade de todas as chamadas para os Centros de Informações sobre Intoxicações em todo o país.

Entre julho de 2014 e junho de 2018, a entidade registou 4.412 casos de envenenamento com óleos essenciais, sendo que cerca de dois terços deles envolviam crianças com menos de 15 anos. O número de chamadas aumentou de 1.011 em 2014 e 2015 para 1.177 em 2017 e 2018, representando um aumento considerável de 16%.

Os óleos essenciais são, de acordo com o IFLScience, compostos químicos voláteis – que evaporam a baixas temperaturas – que são extraídos do material vegetal através de um processo de destilação que, normalmente, envolve vapor. O seu nome refere-se ao facto de conterem a essência da fragrância da planta e, como tal, são conhecidos pelo seu aroma agradável.

Usado em perfumes, sabonetes, queimadores de incenso e auxiliares de aromaterapia, diz-se que os óleos essenciais beneficiam a saúde geral, relaxando o sistema nervoso. No entanto, alguns fornecedores também sugerem a aplicação tópica dos óleos ou a ingestão oral, algo para qual os autores do estudo alertam fortemente.

Entre os que entraram em contacto com o NSWPIC, cerca de 80% ingeriram acidentalmente óleos essenciais depois de confundir a garrafa com outra coisa – como xarope para tosse – ou por um erro terapêutico (13%). No entanto, 105 pessoas – 2,4% do total – tomaram deliberadamente os óleos, devido à desinformação sobre a segurança e eficácia de fazê-lo.

De acordo com os investigadores, os óleos essenciais podem “causar toxicidade severa quando ingeridos e o risco depende do óleo usado. O início da toxicidade pode ser rápido e pequenas quantidades (tão pequenas como cinco mililitros) podem causar toxicidade com risco de vida em crianças”, explicaram. “Os efeitos clínicos incluem vómitos, depressão ou excitação do sistema nervoso central e pneumonia por aspiração”.

Por outro lado, alguns óleos podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo. Alguns estudos mostraram que o óleo de lavanda e o de melaleuca contêm compostos que imitam o estrogénio e inibem a testosterona.

Isto levou a um pequeno número de casos de ginecomastia pré-puberal, em que os meninos desenvolveram seios aumentados depois de aplicar repetidamente os óleos na pele. Os sintomas desapareceram quando os meninos pararam de usar os óleos.

ZAP //

PARTILHAR

53 COMENTÁRIOS

    • Concordo e acrescento, grandes negócios e modernices que implantam na cabeça do povo consumista, está na moda não importa o custo, tem que se comprar…

    • Meu jovem, não né cobdudeto ignorante. Não sou PN, mas mando lá vem casa. Leio bastante sobre e não troco OE pela farmácia ou consulta para gripes e garganta inflamada etc. Tomo o que for preciso, até alopáticos, mas a real é vc que uso OE é uma coisa irreversível; pra loucura da aromaterapia. Quanto ao mais esse artigo de merda é risíveis, crtlV x ctrlC, razão, fraco, nojento, fétido, feito pra leitura de esquerdopatas que aliás, estão fora de mida. Viva OE pra quem quiser. Fora lunáticos como o/ que escreveu esse artigo fraquinho de merda.

      • Concordo plenamente! Como tudo, há que saber usar qualquer substância. Como dizia um das pais da medicina “A diferença entre um remédio é um veneno está na quantidade.” Agora se as pessoas são estúpidas isso é outra coisa.

        • Finalmente, com a Ângela e apoiando-se num dos pais da medicina, faz-se luz. É isso mesmo Ângela, o problema é não se saber a quantidade de dada substância ativa de alguns dos produtos naturais comercializados; por vezes ingerimos demasiada quantidade dessa substância ativa e, outras vezes, passa-se o oposto…..pagamos a água mais cara do mundo pois no reino vegetal e do total de substâncias que essas plantas contêm, a maior quantidade de determinada substância é a água.

      • o artigo esta muito fraquinho eu nunca li que alguem morreu por causa do oe mas ja quanto as drogas da farmacia que todos os dias mata

  1. Esta noticia é completamente estapafúrdia – O problema está que há óleos essenciais naturais que ingeridos nas doses certas fazem parte de um ramo terapêutico chamado aromoterapia e óleos essenciais sintéticos que cheiram ao mesmo mas são fabricados em laboratório imitando o cheiro dos naturais mas que nada tem haver com esses. São estes sintéticos que são perigosos, se ingeridos se não forem de qualidade alimentar mas de perfumaria, pois também há sintéticos para a industria alimentar para aromatizar alimentos que podem ser ingeridos!

      • Eu!, deixa de ser ignorante… informa-te melhor. Não faças figuras tristes…
        Uso certos óleos essenciais naturais e que podem ser consumidos internamente e sempre me dei extremamente bem.

        • O chico-esperto do Eu! nunca refere que a quimioterapia e segundo estatisticas de la afirmam que essa “terapia” da morte matou quase 20 milhoes de camones. Precisamente quase 20 milhoes.
          Nisso as farmaceuticas nem querem ouvir falar devido ao negocio chorudo que esta por detras.

          • Olha o palerminha que ainda há pouco disse que o virus do sarampo não existia!…
            Pior é o vírus da estupidez que te contaminou não há maneira de se encontrar a cura!!.
            .
            A quimioterapia matou quase 20 milhões camones?
            Isso foi em que episódio das fábulas do YouTube?
            Enfim…

          • Nem perca tempo com o calhau Eu”, a gaja é tão ignorante que nem sabe que já há alguns anos que o Supremo Tribunal Alemão deu como não provado a existência do vírus sarampo. Mas isso esse calhau não sabe porque ele é o supremo cúmulo da ignorância ao cubo.

            • Lá porque um tribunal disse.. Não existe? Parece que fizeram o mesmo com Galileu há uns séculos atrás. Afinal a terra move-se!

        • Agradeço o concelho, mas ignorante e figuras tristes faz quem nem sequer sabe ler o que eu escrevo – como acabaste da fazer!!
          Eu nunca disse que não podiam ser consumidos; disse que são desnecessários, além disso, não falta por esse mundo fora, quem se dê “extremamente bem” com todo tipo de drogas – dai a serem necessárias!…

      • De facto ,os óleos essenciais,se não usados adequadamente,na proporção certa,podem causar toxicidade,já que ,embora extraídos de plantas contém substâncias tais como cineol,pinenos, terpineol,verbenona,citronelol…entre outros.Estes óleos são tão concentrados que nalguns casos são necessários 3 a 4 mil miligramas para se obter 1 litro de óleo.Tal como com outro meio de tratamento,não devemos exceder a dosagem.No caso dos Óleos Essenciais,uma gota pode fazer a diferença…sim ,uma gota.Se o seu terapeuta lhe passou uma sinergia “receita” que é composta por 2 gotas de óleo “x” mais 3 gotas de óleo “y” é isso que deve fazer….nem mais uma. O mesmo se passa com qualquer xarope antitussico ou comprimido analsegico que o seu médico lhe prescreva.Se lhe aconselha 1 toma de 8 em 8 horas ,não deve tomar 6 de hora a hora ,nem tampouco deixa -los ao alcance de crianças que o tomem inadvertidamente….tal com os óleos essenciais. ATENÇÃO ,NÃO CONFUNDIR ÓLEOS ESSENCIAIS COM ESSENCIAS SINTÉTICAS.

        • Pois ai e que esta o problema. Muita gente confunde O.E. naturais com essencia sinteticas estes ultimos sao de laboratorio e nao devem ser tomados.
          Pena que nao se fale nos milhoes de mortos e feridos anuais das drogas farmaceuticas.

    • É isso mesmo José! A ignorância pode matar até…
      As pessoas não se informam bem antes de consumir óleos essenciais, ou até mesmo qualquer outra substância que não conhecem… Existem certas ervas à venda em supermercados que também se ingeridas em quantidades excessivas podem provocar efeitos muito indesejáveis!… NADA é inócuo, até água em excesso pode matar!
      A soja geneticamente modificada também está em presente muitos produtos (“leite”, óleos alimentares entre muitos outros) e não vejo ninguém a referir às pessoas para terem cuidado porque também mimica o estrogénio natural e tem efeitos devastadores para a saúde!… Enfim, prioridades…

    • Concordo. Tomo óleo essencial e melhorei dos efeitos da menopausa, mas é preciso cuidado com a dosagem e a origem do óleo. O que eu acho perigoso e muito estranho, é em cada esquina abrirem 3 ou mais farmácias. A indústria farmacêutica dominando tudo como se fosse a única saída… A quem interessa desqualificar a medicina alternativa? É importante cuidar da nossa saúde com consciência e equilíbrio.

      • Sim, tudo requer bom senso! Uso óleos essenciais há alguns anos e isso só trouxe benefícios pra minha familia! Muitos problemas se resolvem usando óleos essenciais, falo por experiência!
        Porém, mesmo sendo naturais/puros e da melhor procedência, nunca se deve exagerar. Eu uso sim alguns por ingestão, mas nem todos devem ser ingeridos. Alguns apenas por uso tópico ou aromático. Eu não duvido que por uso indiscriminado algumas pessoas possam ser prejudicadas, assim como o uso indiscriminado de alopáticos tbm causam problemas, até riscos! Qqr coisa em exagero prejudica, isso é fato!
        Mas óleos essenciais de qualidade garantida e sabendo utilizar só trazem os melhores benefícios e qualidade de vida. A gente passa longe das farmácias qdo começa à conhecer e sentir o bem estar que advem do uso correto de bons óleos essenciais.

    • Os O.E. que eu tenha conhecimento nunca mataram ninguem mas as drogas da farmacia matam e ferem milhoes anualmente. E so ler as bulas das drogas e depois ver que sao as drogas da farmacia que nos andam a envenenar e ainda pagamos balurdios por isso.

    • Parabéns. Vc conhece o assunto, OE quando manipulados em laboratório são tóxicos.
      E os que são produzidos com solventes SUPERCRITICOS tem petróleo. Será que são
      TÓXICOS ? Os extraídos a vapor de origem inglesa ou alemã… exemplo a CAMOMILA
      que é extraída a vapor, sem cloro na água, seu preço de varejo 1ml é de 50,00…o litro
      vai custar 50.000,00…compare o preço dos manipulados 50 ml 25,00…o litro vai custar
      500,00…a diferença é grande. É difícil escrever matérias sobre diversos assuntos.
      O conhecimento humano é muito limitado. Temos que cuidar.a fonte.e.a origem das matérias.

    • Meu amigo Claúdio Pires, pelo seu comentário pressuponho que é um dos que julgam que tudo o que é natural, é bom. Embora, em muitos casos isso seja verdadeiro, não se esqueça de que os medicamentos, designados sintéticos, eles contêm uma determinada quantidade de determinada substância ativa (ou princípio ativo) que é fiscalizada por entidades independentes, no nosso caso o INFARMED; enquanto se formos procurar recolher uma estrutura (folhas, raízes, caules, flores ou frutos) de dada planta que na realidade contém essa substância ativa, o problema é que nos vendem esses produtos naturais sem se saber quanta substância ativa existe num determinado volume e, por outro lado, não se esqueça que essas estruturas contêm também muitos outros compostos químicos, entre eles a H2O (água) que existe em abundancia na maioria das plantas; Já fui produtor de alfaces e dizia para o meu sócio: Andamos a vender a água mais cara do mundo (uma alface contém 96% de água do total do seu peso fresco). Alguns dos produtos naturais que são vendidos sem qualquer controlo, têm uma grande percentagem de água…esses consumidores estão a pagar a água ao preço mais elevado do mundo. Esta é a razão de que a moda dos produtos naturais entrou em força nos países que têm maior poder de compra (ricos); vai-me argumentar com a medicina tradicional da China? Como atrás referi, tenho a certeza de que dadas estruturas vegetais de determinadas espécies vegetais contêm essas substâncias químicas ativas e, por isso, até já tiveram efeitos positivos mas, ninguém fala de outros efeitos que essas plantas têm no homem. Por favor, não “opinem” sem estarem bem informados e isto aplica-se também aos jornalistas (quem tem dúvidas, procurem esclarece-las junto de pessoas conhecedoras e credíveis e só depois façam comentários).

  2. aguarda-se a notícia….

    “As pessoas estão a ser envenenadas por…(insira aqui o veneno que a BIGPHARMA vende)”.

    podem começar pelas vacinas e outras drogas tão badaladas como opióides entre outros, mas claro, como movimentam biliões e o pessoal já está completamente agarrado quer às drogas quer à lavagem cerebral que todos os dias levam que com estes já não há qq problema.

    e sim há biliões de dólares pagos a pessoas e famílias por causa de problemas com vacinas:

    “Since 1988, over 21,396 petitions have been filed with the VICP. Over that 30-year time period, 18,418 petitions have been adjudicated, with 6,994 of those determined to be compensable, while 11,424 were dismissed. Total compensation paid over the life of the program is approximately $4.2 billion.”
    https://www.hrsa.gov/vaccine-compensation/data/index.html

    • Milhoes de pessoas morrem e sao feridas pelas drogas da farmacia e nisto quase nao se fala mas pretendem falar mal dos O.E. que nunca mataram ninguem que eu tenha lido.

      • Verdade. O calhau Eu! é a primeira gaja alistar-se como cobaia por isso não se admire que só restaram meia dúzia de neurónios no crânio da gaja Eu!.

    • Vigia, está a tocar num assunto que mete os cabelos em pé a muitas pessoas… porque estão formatadas de uma maneira e não conseguem ver os dois lados da moeda.
      Mais uma que pouca gente sabe: estudo italiano divulgado há pouco tempo atrás, confirma que células diplóides humanas com 60 anos, usadas para fabricação de certas vacinas, contaminam as pessoas com o ADN desse feto abortado e que estava cheio de problemas, e que contém centenas de células cancerígenas,e quem toma vacinas que contenham essas células, absorve.
      Quem tem dúvidas, pesquise. Não acreditem na palavra dos outros, aprendam por vocês mesmos.

    • Para quem se interessar, procure por “Truth Will Prevail – 1200 studies that refute vaccine claims pdf” , Dr. Alan Palmer, 718 páginas.

  3. Eu uso os OE a mais ou menos uns 9 meses, minha imunidade e da minha filha aumentou MTU, fui curado da renite e sinusite.
    Me informei MTU bem antes de usá-los, das formas topicas, aromáticas e ingeridas, nunca faz mal se usados da forma correta!
    Vale lembrar que quando ingeridos é indispensável observar sua origem da qual os que eu utilizo são aprovados pela CPTG, Certificado de pureza testado e garantido.
    Por último esse lixo de artigo vem com uma comparação de que em um prazo de 4 anos a forma onde as pessoas mais se envenenam é pelo má utilização dos OE, e nesse mesmo prazo qual seria o resultado da má utilização dos remédios sintéticos?

    • Absolutamente de acordo! Mas acha que os inocentes vão acreditar que a INDÚSTRIA farmacêutica é um negócio e só se importa com lucros e não a saúde das pessoas?… Porque, repare, a partir do momento em que não exista ninguém doente, deixa de haver €€€€€€€€€ para os seus bolsos. Não interessa curar, mas sim remediar, e os remédios têm dezenas de efeitos secundários, que vão trazer ainda mais problemas.

    • Excelente página. Muito obrigado e assim ficamos a saber um pouco mais sobre a máfia farmacêutica que por onde passa larga um rastro de destruição.

    • R.T.L., vinte milhõoes de mortes com quimioterapia é obra. Nunca pensei que morresse tanta gente mas já nada espanta, ainda o ano passado li numa revista científica que este século já morreram e sofreram efeitos secundários devidos aos fármacos, negligência médica e outros atos médicos mais de seiscentos milhões de pessoas.
      E ainda nos querem fazer crer que a ciência médica anda avançada!!! Dasse.

  4. Entao o oleo de lavanda e o de melaleuca fazem crescer os seios ?? E nao sera perigoso o aumento de estrogênio ? Tb sao oleos utilizados para fazer desodorantes naturais .

  5. Nem perca tempo com o calhau Eu”, a gaja é tão ignorante que nem sabe que já há alguns anos que o Supremo Tribunal Alemão deu como não provado a existência do vírus sarampo. Mas isso esse calhau não sabe porque ele é o supremo cúmulo da ignorância ao cubo.

    • Oh carneiro alienado, o que tu queres sei eu!..
      Continua aí a marrar e pode ser que um dia esse tribunal dê como provado a não existência de qualquer inteligência nessa cabecinha oca…

      • Continua a marrar e senta em cima e roda.
        Continuas calhau ao cubo, talvez um dia chegues ao QI do grão de mostarda, duvido que entendas ó traseiro com orelhas.

  6. Eu e minha família devemos ser uma espécie de imortais pq uso há mais de 10 anos em mim, filhos e familiares e a minha wualidade de vida só aumentou!
    Agora, será q eles matam mais do q esses remédios vendidos em farmácia? Duvido, pq óleo essencial usado da forma adequada, não mata não!!

  7. Mais um “estudo” encomendado pela industria farmacêutica!!! Quem é o maluco a emborcar 5 ml de óleo essencial?!Só se for suicida!!! Para isso as tentativas de suicídio com comprimidos e outros fármacos, também devia contar para o estudo da toxicidade dos fármacos!!! Ahhh pois é, não dá jeito! Temos de queimar a concorrência!!! Hilariante!!!!

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …