Algumas pessoas conseguem contrair um músculo do ouvido (e ouvir um certo som)

Também é uma das pessoas por esse mundo fora que consegue ouvir o barulho produzido pelo músculo tensor do tímpano quando este se contrai?

A maioria das pessoas não consegue controlar o músculo tensor do tímpano. Porém, as que o conseguem fazer têm uma habilidade especial: ouvir um ruído baixo e rouco, que muitos dizem ser semelhante ao barulho de um trovão.

Esta capacidade não é uma novidade, mas ganhou destaque nas últimas semanas, segundo o Science Alert, quando um engenheiro italiano chamado Massimo partilhou no Twitter uma representação do ouvido humano e a explicação para isto acontecer.

Quando o tensor do tímpano se contrai, o que estas pessoas ouvem é literalmente o som do próprio músculo, sendo semelhante ao efeito de abafar o ruído quando colocamos as mãos nos ouvidos, mas sem ser preciso usá-las.

Para aqueles que não o conseguem fazer, existe uma forma de descobrir como o som soa. Basta dar um grande bocejo e esperar até ouvir um barulho estridente. É esse o efeito de quando o músculo se contrai.

De acordo com o mesmo site, o tensor do tímpano tem um papel importante na nossa audição. Quando ouvimos um som, o nosso tímpano vibra. Esse som é transferido para uma série de ossos — martelo, bigorna e estribo — que transmitem ondas sonoras para o ouvido interno.

O martelo é o mais próximo do tímpano: transmite as vibrações da membrana para o bigorna. E o tensor do tímpano está conectado ao martelo. Quando se contrai, afasta o martelo do tímpano, que tensiona a membrana timpânica, limitando a sua capacidade de vibrar e, assim, amortece as vibrações transmitidas ao ouvido interno. Este músculo faz isto para dar resposta aos ruídos altos e, pensa-se, para proteger as células do ouvido interno.

Segundo o Science Alert, o tensor do tímpano também pode mascarar sons de baixa frequência, o que nos permite ouvir melhor sons de alta frequência, e também se contrai levemente em resposta a sons gerados automaticamente pelo nosso corpo, como quando mastigamos, tossimos, falamos ou bocejamos, provavelmente para impedir que fiquemos surdos por nossa causa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Tenho também essa capacidade desde criança, mas no meu caso a equalização de pressão só se dá pelo processo de bocejo, não mantendo relação com a tal vibração.

  1. Estou a procura de algum artigo ou uma resposta para o que anda acontecendo comigo, e esse foi o mais próximo. Geralmente acontece a noite quando vou dormir , meu ouvido pulsa ou parece que mexe alguma membrana dentro que parece o som de quando bocejamos , de um sopro e é involuntariamente . É horrível pq me atrapalha para dormir. Sinto que esta ligado a parte neurológica ou psicológica , parece algo ligado a ansiedade ,e se foco em outra coisa parece que consigo controlar . Muito difícil de explicar. Preciso de uma solução, uma ideia do que seria isso pra poder resolver e fazer isso desaparecer.

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …