Pesos pesados do PSD não se comprometem com apoio a candidatos

portugal.gov.pt

Miguel Poiares Maduro

Alguns pesos pesados do PSD, como Paulo Rangel, Carlos Moedas, Miguel Poiares Maduro, Miguel Morgado ou Jorge Moreira da Silva, não se comprometem com o apoio formal a qualquer dos três candidatos.

Alguns dos mais importantes quadros do PSD não se querem comprometer, pelo menos para já. De acordo com a edição deste domingo do Expresso, Paulo Rangel poderá, mais à frente, manifestar apoio ao atual líder do partido – pelo menos é o que esperam os apoiantes de Rui Rio.

Carlos Moedas é, tal como Rangel, encarado como uma reserva para uma futura liderança do PSD, mas não tomará qualquer posição pública sobre as eleições internas do partido. Em declarações ao matutino, o ex-comissário europeu assumiu que não irá entrar neste debate. “Decidi não apoiar publicamente ninguém.”

“Estou muito interessado em ler e ver que projetos defendem os candidatos. Mais importante do que os nomes, será interessante perceber se o PSD vai ter um projeto inclusivo no que respeita às novas tecnologias [e aos seus desafios] e como se posicionará do ponto de vista ideológico”, disse.

Miguel Morgado, que abdicou de participar nesta corrida interna, é um forte crítico de Rui Rio, pelo que é de esperar que venha a apoiar o candidato mais bem posicionado para destronar o atual líder.

Jorge Moreira da Silva, que esteve meses a alimentar uma possível candidatura, afastou-se dos holofotes.

O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, quer ver uma verdadeira reflexão sobre a relação entre o partido e a sociedade civil, e o lugar que devem ter valores como a transparência, o controlo de integridade e combate à corrupção no código genético do PSD, antes de tomar qualquer decisão.

“Enquanto tivermos uma cultura de Administração Pública que permite a fácil captura pelo partidos isso será sempre um fator inibidor de desenvolvimento do país”, pelo que Poiares Maduro está à espera que os três candidatos – Rio, Montenegro e Pinto Luz – falem sobre estes temas.

“Estou à espera. Só faz sentido manifestar apoio público se estiver fortemente convicto. Neste momento, não estou, nem tenho nenhuma posição tomada“, confessou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …