Arqueólogos encontram peso de calcário com 2.700 anos perto do Muro das Lamentações

Shai Halevi / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos encontrou recentemente um peso de calcário de dois shekalim, datado do período do Primeiro Templo, em Jerusalém.

A Autoridade de Antiguidade de Israel anunciou a descoberta de um antigo peso de calcário, que data da época do Primeiro Templo, construído por Salomão em Jerusalém. Segundo o Sci-News, o peso foi encontrado perto do Muro das Lamentações.

“O peso tem a forma de cúpula e uma base plana. No topo está um símbolo egípcio semelhante a uma gama grega (γ), que representa a unidade abreviada ‘siclo’. Duas linhas incisas indicam a massa dupla: dois shekalim”, escreveram os investigadores Barak Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman.

A pedra do tamanho de uma moeda tem, pelo menos, 2.700 anos e fazia parte de um conjunto de pesos e medidas internacionalmente reconhecidos e importados do Egito. Eram usados em Israel para adoração no Templo e para o mercado.

O sistema de peso egípcio foi usado no comércio internacional durante a Idade do Ferro. Em Israel, a sua implementação demonstra que a monarquia tinha reconhecimento em outros países.

Segundo os investigadores, este sistema foi usado no Primeiro Templo para cobrar um imposto anual de meio siclo dedicado aos sacrifícios e manutenção do Templo.

“De acordo com descobertas anteriores, o peso conhecido de um único shekel é de 11,5 gramas, portanto um duplo shekel deve pesar 23 gramas – o peso deste artefacto recentemente descoberto”, adiantam os arqueólogos.

“A precisão do peso atesta as habilidades tecnológicas avançadas, bem como o peso atribuído ao comércio. As moedas ainda não eram usadas durante este período, portanto, a precisão dos pesos desempenhou um papel significativo nos negócios”, acrescentaram.

No fundo, os habitantes usavam os pesos para trocar por sacrifícios, ofertas, comida e outras mercadorias. Tal como nos dias de hoje, os peregrinos dos tempos antigos usavam a moeda para comprar lembranças das viagens por Jerusalém.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …

Novo máximo de mortes. São mais 275 óbitos e 11 721 novos casos

Portugal registou mais 275 mortos e 11 721 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. É o novo máximo de mortes …

Longas filas para votar em segurança. Candidatos a Belém apelam ao voto

As mesas de voto para as eleições presidenciais abriram hoje às 08h00, e as longas filas são uma realidade em todo o país. Todos os candidatos já votaram. De acordo com o porta-voz da Comissão Nacional …

Afluência às urnas até às 12:00 foi de 17,07%. Valor é superior ao das presidenciais de 2016

A afluência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12:00 de hoje, nos 17,07%, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro …

Estado perde rasto a candidatas a asilo. Há 33 mulheres em fuga

Cerca de trinta e três mulheres requerentes de asilo a Portugal fugiram ao controlo do Conselho Português para os Refugiados (CPR) entre dezembro de 2020 e janeiro deste ano. O Estado não sabe do seu …

OM alerta que sem profissionais não adianta ter mais camas. Hospital de Almada com ocupação de 250%

Numa altura em que estão a ser disponibilizadas mais camas para doentes covid em Portugal, a Ordem dos Médicos alerta que só isso não chega. Há muitos hospitais que se encontram no limite dos seus …

Nova Zelândia fecha estrada durante um mês para permitir que leão-marinho cuide da sua cria

Dunedin, a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, anunciou o encerramento de uma estrada durante um mês para permitir que um leão-marinho e a sua cria cheguem ao oceano com segurança. A estrada …

Abstenção nas Presidenciais tem ultrapassado os 50%. Este ano pode ser recorde

Nos últimos atos eleitorais, a abstenção nas presidenciais tem sido elevada. Depois de ter atingido um pico em 2011, manteve-se acima dos 50% em 2016, últimas presidenciais, que resultaram na eleição de Marcelo Rebelo de …

Peixe-pulmonado-australiano tem o maior genoma alguma vez sequenciado

O peixe-pulmonado-australiano tem o maior genoma algumas vez sequenciado, revela um novo estudo. Os cientistas descobriram que o genoma deste peixe tem 43 mil milhões de pares de bases, cerca de 14 vezes mais do …