Uma equipa de arqueólogos encontrou recentemente um peso de calcário de dois shekalim, datado do período do Primeiro Templo, em Jerusalém.
A Autoridade de Antiguidade de Israel anunciou a descoberta de um antigo peso de calcário, que data da época do Primeiro Templo, construído por Salomão em Jerusalém. Segundo o Sci-News, o peso foi encontrado perto do Muro das Lamentações.
“O peso tem a forma de cúpula e uma base plana. No topo está um símbolo egípcio semelhante a uma gama grega (γ), que representa a unidade abreviada ‘siclo’. Duas linhas incisas indicam a massa dupla: dois shekalim”, escreveram os investigadores Barak Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman.
A pedra do tamanho de uma moeda tem, pelo menos, 2.700 anos e fazia parte de um conjunto de pesos e medidas internacionalmente reconhecidos e importados do Egito. Eram usados em Israel para adoração no Templo e para o mercado.
O sistema de peso egípcio foi usado no comércio internacional durante a Idade do Ferro. Em Israel, a sua implementação demonstra que a monarquia tinha reconhecimento em outros países.
Segundo os investigadores, este sistema foi usado no Primeiro Templo para cobrar um imposto anual de meio siclo dedicado aos sacrifícios e manutenção do Templo.
“De acordo com descobertas anteriores, o peso conhecido de um único shekel é de 11,5 gramas, portanto um duplo shekel deve pesar 23 gramas – o peso deste artefacto recentemente descoberto”, adiantam os arqueólogos.
“A precisão do peso atesta as habilidades tecnológicas avançadas, bem como o peso atribuído ao comércio. As moedas ainda não eram usadas durante este período, portanto, a precisão dos pesos desempenhou um papel significativo nos negócios”, acrescentaram.
No fundo, os habitantes usavam os pesos para trocar por sacrifícios, ofertas, comida e outras mercadorias. Tal como nos dias de hoje, os peregrinos dos tempos antigos usavam a moeda para comprar lembranças das viagens por Jerusalém.