Arqueólogos encontram peso de calcário com 2.700 anos perto do Muro das Lamentações

Shai Halevi / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos encontrou recentemente um peso de calcário de dois shekalim, datado do período do Primeiro Templo, em Jerusalém.

A Autoridade de Antiguidade de Israel anunciou a descoberta de um antigo peso de calcário, que data da época do Primeiro Templo, construído por Salomão em Jerusalém. Segundo o Sci-News, o peso foi encontrado perto do Muro das Lamentações.

“O peso tem a forma de cúpula e uma base plana. No topo está um símbolo egípcio semelhante a uma gama grega (γ), que representa a unidade abreviada ‘siclo’. Duas linhas incisas indicam a massa dupla: dois shekalim”, escreveram os investigadores Barak Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman.

A pedra do tamanho de uma moeda tem, pelo menos, 2.700 anos e fazia parte de um conjunto de pesos e medidas internacionalmente reconhecidos e importados do Egito. Eram usados em Israel para adoração no Templo e para o mercado.

O sistema de peso egípcio foi usado no comércio internacional durante a Idade do Ferro. Em Israel, a sua implementação demonstra que a monarquia tinha reconhecimento em outros países.

Segundo os investigadores, este sistema foi usado no Primeiro Templo para cobrar um imposto anual de meio siclo dedicado aos sacrifícios e manutenção do Templo.

“De acordo com descobertas anteriores, o peso conhecido de um único shekel é de 11,5 gramas, portanto um duplo shekel deve pesar 23 gramas – o peso deste artefacto recentemente descoberto”, adiantam os arqueólogos.

“A precisão do peso atesta as habilidades tecnológicas avançadas, bem como o peso atribuído ao comércio. As moedas ainda não eram usadas durante este período, portanto, a precisão dos pesos desempenhou um papel significativo nos negócios”, acrescentaram.

No fundo, os habitantes usavam os pesos para trocar por sacrifícios, ofertas, comida e outras mercadorias. Tal como nos dias de hoje, os peregrinos dos tempos antigos usavam a moeda para comprar lembranças das viagens por Jerusalém.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …