Peru aprova lei que criminaliza piropos com penas de prisão até 12 anos

SXC

O Peru aprovou uma lei que penaliza, com penas de até 12 anos de prisão, o assédio sexual na rua, nomeadamente os piropos e assobios.

Esta lei, que não distingue géneros, é vista como um grande avanço na protecção dos direitos das mulheres, num país onde o assédio sexual nas ruas é encarado como um problema sério.

Aprovada com 76 votos a favor, duas abstenções e nenhum voto contra, a “Lei de prevenção, atenção e sanção do assédio sexual nos espaços públicos”, assim denominada, prevê penas entre os 3 e os 12 anos de prisão, conforme a gravidade do assédio.

O jornal peruano El Comercio salienta que a lei abrange “condutas que afectem a dignidade, a liberdade e o livre trânsito das pessoas, como olhares persistentes, roçares corporais ou toques indevidos“. Para que haja condenação, é preciso que vítima apresente queixa.

A medida está a ser encarada com muita controvérsia e há quem realce que será de difícil aplicação, como é o caso do advogado penalista Luis Lamas Puccio, que sublinha ao El Comercio que “será complicado sancionar os assediadores”.

“Como se vai estabelecer que por trás de um olhar ou de um assobio há uma intenção sexual?”, questiona-se o advogado.

Entretanto, a polícia estará já a receber formação para saber lidar com a situação, mas os responsáveis das forças da autoridade também vão já dizendo que será difícil comprovar os delitos de assédio.

Esta lei surge depois de uma campanha contra o assédio sexual nas ruas que se tornou viral na Internet, somando mais de nove milhões de visualizações, contando as versões espanhola e inglesa.

Intitulada “Assobia à tua mãe“, os organizadores da campanha levaram vários homens com o hábito de atirarem piropos às mulheres na rua a meterem-se com as próprias mães, depois de as maquilharem e disfarçarem. Escusado será dizer que os assediadores levaram um grande sermão público, nalguns casos até umas palmadas.

O vídeo termina com a jogadora olímpica de voleibol peruana, Natalia Málaga, a deixar o seguinte alerta: “Não esperes até que te façamos assediar a tua própria mãe para começares a respeitar as mulheres”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Crimideias: Crimes de consciência sendo aprovados mundo afora. O que meus olhos captam não pode ser do julgo de outra pessoa. Olhar é expressão pessoal e individual. No afã de se proteger de assédios grotescos, o pacote totalitário é proposto em peso. No futuro, a mulher ocidental estará fadada a ser una solteirona recaldada.

  2. os fundamentalistas da moral ,sao como os das religoes ! pessoas desequilibradas e por estranho que pareça ,ainda no mundo atual ,conseguem ocupar cargos de poder ,nao conheço o codigo penal do pais em questao,mas provavelmente um violador ou pedofilo ,tem uma pena menor ,como acontece em alguns paises governados por gente mediocre

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …