Adeus, meu amigo. O rover marciano Perseverance perdeu a sua pedra de estimação

Gwénaël Caravaca / Twitter

É o fim de uma era, pelo menos para o rover Perseverance em Marte, que perdeu um amigo de longa data.

Durante 427 sóis ou dias em Marte, o Perseverance carregou uma pedra numa de suas rodas. Temos acompanhado a saga desta rocha de estimação, que há mais de um ano se mantém com o Perseverance sobre as colinas e areias da paisagem marciana.

No entanto, de acordo com o Dr. Gwénaël Caravaca, que trabalha com o instrumento SuperCam do rover, a equipa descobriu durante a noite na última imagem do Hazcam que a rocha foi perdida.

“Ele passou 427 sóis connosco (mais de um ano terrestre!) e viajou cerca de 10 km desde o Sol 341”, escreveu Caravaca no Twitter “Adeus, amigo de pedra, a tua falta será sentida!”

A rocha foi vista pela primeira vez no início de fevereiro de 2022 (na Terra, ou por volta do sol 341 para o tempo de vida do Perseverance em Marte). De alguma forma, acabou na roda dianteira esquerda do rover e, como um bom amigo, ficou com o rover por um longo tempo.

Alguém disse que o Perseverance colocou a sua pedra favorita na sua roda porque o rover não tem bolsos. A NASA disse que a rocha não estava a causar nenhum dano, mas talvez o Perseverance tenha achado o ruído metálico irritante às vezes.

Os engenheiros do rover disseram que as pedras podem entrar nas rodas quando os rovers estão a atravessar as encostas. Eles também podem entrar lá conforme o rover se move sobre terreno solto e quando o peso do rover quebra as rochas em pedaços.

Durante o ano em que o rover estava a carregar a rocha, muitos humanos se identificaram. Quem de nós não pegou uma grande pedra, carregou-a, talvez a guardou por muito tempo, ou até mesmo a colocou em algum lugar seguro ou especial?

Mas talvez o Perseverance tenha abandonado esta pedra porque está à procura uma ainda melhor. E parece haver algumas pedras para escolher.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.