Peritos em armas químicas confirmam uso de cloro em ataque na Síria

Mohammed Badra / EPA

Testes da Organização para a Proibição das Armas Químicas revelam o uso de cloro em fevereiro no ataque contra a cidade síria de Saraqeb.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) confirmou, esta quarta-feira, que foi “provavelmente” usado cloro em fevereiro num ataque contra a cidade síria de Saraqeb, na província de Idleb.

Uma missão de inquérito da OPAQ concluiu que “foi libertado cloro de cilindros por impacto mecânico no bairro de Al Talil, em Saraqeb”, esclarece um comunicado da organização. Amostras recolhidas na região revelam também “uma presença pouco habitual de cloro no ambiente local”, precisou a agência.

O organismo recordou que a missão da OPAQ é determinar “se foram usadas armas químicas”, mas as suas tarefas não incluem “identificar quem é o responsável” pelos supostos ataques.

Os peritos estão em território sírio desde o início de abril para averiguar o alegado ataque de armas químicas que a 7 de abril provocou mais de 40 mortos e 500 feridos em Douma, mas ainda não divulgou qualquer relatório.

Onze pessoas foram assistidas a 4 de fevereiro por dificuldades respiratórias na cidade de Saraqeb, anunciou então o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O líder da OPAQ, Ahmet Uzumcu, condenou “a utilização de produtos químicos tóxicos enquanto armas por quem quer que seja, seja por que razão for, e sejam quais forem as circunstâncias”.

Em resposta a este alegado ataque químico por parte do Governo de Bashar al-Assad, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido realizaram na madrugada de 14 de abril uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria.

Tanto o Governo sírio como a Rússia negam qualquer uso de armas químicas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …