Peritos em armas químicas confirmam uso de cloro em ataque na Síria

Mohammed Badra / EPA

Testes da Organização para a Proibição das Armas Químicas revelam o uso de cloro em fevereiro no ataque contra a cidade síria de Saraqeb.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) confirmou, esta quarta-feira, que foi “provavelmente” usado cloro em fevereiro num ataque contra a cidade síria de Saraqeb, na província de Idleb.

Uma missão de inquérito da OPAQ concluiu que “foi libertado cloro de cilindros por impacto mecânico no bairro de Al Talil, em Saraqeb”, esclarece um comunicado da organização. Amostras recolhidas na região revelam também “uma presença pouco habitual de cloro no ambiente local”, precisou a agência.

O organismo recordou que a missão da OPAQ é determinar “se foram usadas armas químicas”, mas as suas tarefas não incluem “identificar quem é o responsável” pelos supostos ataques.

Os peritos estão em território sírio desde o início de abril para averiguar o alegado ataque de armas químicas que a 7 de abril provocou mais de 40 mortos e 500 feridos em Douma, mas ainda não divulgou qualquer relatório.

Onze pessoas foram assistidas a 4 de fevereiro por dificuldades respiratórias na cidade de Saraqeb, anunciou então o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O líder da OPAQ, Ahmet Uzumcu, condenou “a utilização de produtos químicos tóxicos enquanto armas por quem quer que seja, seja por que razão for, e sejam quais forem as circunstâncias”.

Em resposta a este alegado ataque químico por parte do Governo de Bashar al-Assad, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido realizaram na madrugada de 14 de abril uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria.

Tanto o Governo sírio como a Rússia negam qualquer uso de armas químicas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …