Perito alerta para mau estado de conservação da Muralha da China

 

O responsável da principal organização de proteção da Grande Muralha, na China, um dos monumentos mais visitados no mundo, disse que boa parte da estrutura defensiva está em mau estado de conservação, informou hoje a Xinhua.

De acordo com o secretário-geral da Sociedade da Grande Muralha, Wu Guoqiang, as perspetivas “não são otimistas” devido à falta de fundos e “desenvolvimento industrial irresponsável”.

Citado pela Xinhua, Wu Guoqiang disse que três quartos das secções construídas durante a dinastia Ming (1368-1644), uma das épocas em que o monumento foi mais expandido, estão em mau estado.

“Só cerca de 10% estão em condições relativamente boas”, disse Wu, num seminário da associação, criada em 1987 para a investigação, proteção e restauração da Muralha da China.

O perito explicou que em muitos dos troços já só existem as bases, e que tanto a ação humana como a da natureza (erosão, inundações, terramotos) constituem “ameaças graves” ao monumento, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.

“O dano provocado pela atividade humana está a crescer e é cada vez maior”, destacou Wu, que denunciou más práticas, como o uso de tijolos e de solo da Grande Muralha na construção de casas.

“A Grande Muralha é o símbolo mais reconhecível da China no mundo, e deve ser mantido vivo”, afirmou Wu no seminário.

Com cerca de 8.000 quilómetros de comprimento, a Grande Muralha foi construída por ordem do imperador chinês, Qin Shihuang, no século III AC, unindo muralhas defensivas muito mais antigas, com o objetivo de proteger os seus domínios das incursões de povos nómadas do norte da Ásia.

É a única construção do Homem que é visível a partir da Lua.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …