A pergunta que todos os candidatos devem fazer numa entrevista de emprego

O ano de 2023 começou com despedimentos massivos nas grandes empresas de tecnologia, nas finanças e no imobiliário, levando alguns economistas a considerar que uma recessão está no horizonte.

Os funcionários mais recentes estão frequentemente entre os primeiros a serem dispensados quando as empresas enfrentam uma recessão, seguindo a popular abordagem “último a entrar, primeiro a sair”, relatou a Make IT.

Se estiver no mercado a ocupar um novo cargo, pode ficar preocupado. Mas fazer as perguntas certas durante uma entrevista de emprego pode dizer-lhe muito sobre a segurança do cargo e da empresa.

De acordo com Bert Bean, CEO da Insight Global – uma das maiores empresas de Tecnologia de Informação dos Estados Unidos -, uma entrevista de emprego é a melhor ferramenta para avaliar a estabilidade de uma empresa e a segurança do papel específico a que se candidatou.

Só precisa de fazer uma pergunta ao entrevistador: “Até que ponto este posto estará próximo das funções centrais da empresa, estaria eu a trabalhar em projetos que são críticos para a missão, ou mais próximos das receitas?”.

A resposta deve revelar quais são as prioridades da empresa no momento e até que ponto o trabalho está alinhado com esses objetivos. Se o cargo disponível estiver associado a uma equipa mais recente, experimental, ou a um departamento que tem tido dificuldades, isso pode ser uma bandeira vermelha, indicou Bean.

“Sempre que os tempos se tornam difíceis e os líderes empresariais enfrentam uma pressão acrescida para atingir os seus objetivos, vão fazer o que puderem para não cortar as pessoas que os estão a ajudar a atingir esses números”, explicou.

“É por isso que estamos a ver tantos recrutadores serem despedidos em empresas de tecnologia, por exemplo, porque esses postos não são vistos como uma missão crítica para manter o negócio a funcionar”, acrescentou.

Deve também prestar atenção à forma como recrutador o trata ao longo do processo. Parecem entusiasmados por o trazerem a bordo, ou a contratação parece-lhe uma tarefa difícil para a empresa? Acompanham os candidatos de forma atempada, ou é necessário contactar três vezes antes de obter uma resposta?

“Seja cauteloso. Estes são todos sinais de uma cultura apática por parte da empresa. E esse não é um bom lugar para se estar”, concluiu Bean.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.