Perda de audição pode levar idosos à depressão e ao isolamento

Muitas pessoas podem estar a perder a audição parcialmente e, para aquelas que residem em grandes centros, onde o barulho é contínuo e já está inserido no dia a dia, os riscos podem ser ainda maiores. Embora atinja todas as idades, esta situação pode trazer graves consequências principalmente aos idosos, sendo os primeiros sintomas a depressão e o isolamento do convívio social.

Para a médica Márcia Kimura Oka, do Hospital Santa Catarina, “é natural, em alguns casos, o idoso negar o problema. E, para evitar situações constrangedoras, a pessoa acaba por se isolar do convívio social, o que é muito prejudicial”.

A demora em ouvir a campainha ou o telefone tocar e o volume do som da televisão podem ser alguns indicadores para identificar a surdez. “Como a perda de audição acontece de maneira gradual, a pessoa demora a admitir que está com problemas. Com isso, quanto mais tarde for diagnosticada, menores serão as probabilidades de sucesso no tratamento”, lembra a especialista.

Prevenção não é apenas evitar barulho

Para muitas pessoas, o fato de não frequentar locais barulhentos é uma forma de prevenir eventuais problemas de audição. No entanto, como explica o Lídio Granato, Otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina, “além de evitar exposição ao barulho, é importante, após os 60 anos, realizar exames auditivos regulares como medida preventiva”.

Neste caso, o paciente realiza exame de audiometria para detectar o tipo e o grau de perda auditiva. “Como o ouvido naturalmente sofre um processo de envelhecimento gradual e a perda de audição se instala de forma lenta e progressiva, é essencial ficar atento a qualquer sintoma”, conclui Granato.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas de audição afetam cerca de 360 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que aproximadamente 32 milhões são crianças.

ZAP // EFE

RESPONDER

Identificado homem que esfaqueou várias pessoas na Finlândia

O tribunal de Turku, na Finlândia, anunciou que identificou Abderrahman Mechkah, de 18 anos, como o principal suspeito do ataque terrorista na sexta-feira, que fez dois mortos e oito feridos. A polícia tinha informado anteriormente que …

Proprietários de alojamento local deverão ter de pagar mais condomínio

O agravamento do valor do condomínio para quem pratica arrendamento local é uma das propostas que constam do relatório do grupo de trabalho do Governo com o PS e BE sobre habitação. Fonte do Governo confirmou, …

Jornalista desaparecida morreu no submarino e foi atirada ao mar pelo inventor

A jornalista sueca Kim Wall, desaparecida há 10 dias no mar Báltico, terá morrido num acidente dentro de um submarino privado durante uma entrevista com o seu inventor, revelou hoje a polícia dinamarquesa. O criador e …

10 marinheiros desaparecidos e 5 feridos após colisão entre navio militar americano e petroleiro

Pelo menos dez marinheiros desapareceram e cinco ficaram feridos na sequência da colisão entre um contratorpedeiro norte-americano e um petroleiro na madrugada desta segunda-feira, a leste de Singapura. "Há pelo menos dez marinheiros desaparecidos e cinco …

Ataques terroristas motivaram medidas de segurança da Câmara de Lisboa, confirma MAI

A colocação de barreiras de segurança em Lisboa estava em estudo há meses devido aos ataques terroristas que têm ocorrido na Europa através do atropelamento de pessoas, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração …

Novo escalão no IRS vai beneficiar "apenas" os rendimentos superiores

Uma das promessas do Governo era aliviar a carga fiscal dos rendimentos mais baixos, mas o fiscalista Manuel Faustino frisa que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares "não vai beneficiar nada" …

Carro embate contra paragens de autocarro em Marselha e provoca um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta segunda-feira, em Marselha, no sul de França, depois de terem sido atingidas por um veículo em duas paragens de autocarro. A polícia informou que o …

Nadador espanhol fez um minuto de silêncio sozinho, enquanto os outros competiam

https://www.facebook.com/natacioncadiz.natacioncadiz/videos/1713522402286663/ O nadador espanhol Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado em Barcelona. O pedido foi recusado, mas o atleta fez a homenagem sozinho, acabando por perder a prova. O …

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Ministério Público investiga escola que passou sete alunos reprovados

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, na sequência de uma denúncia feita por um professor. Sete alunos com nota negativa acabaram por passar com 11, …