Pequim vai fechar 2500 empresas para diminuir a poluição

zebrapares / Flickr

Poluição em Pequim

Poluição em Pequim

Autoridades de Pequim anunciaram este domingo a intenção de fechar este ano 2 500 pequenas empresas, para tentar reduzir a poluição do ar, que obrigou à declaração dos primeiros alertas vermelhos em dezembro.

Foi também fixado o objetivo de reduzir em 500 mil toneladas anuais o consumo de carvão nos seis distritos que circundam a cidade de Pequim.

As medidas avançadas apontam ainda para o encerramento de todas as caldeiras alimentadas a carvão na cidade, até 2020, segundo informou a agência oficial chinesa Xinhua.

As empresas poluidoras que serão encerradas este ano localizam-se em quatro distritos, um da cidade e três da periferia.

A informação divulgada refere que a região de Pequim tem vindo a eliminar progressivamente os grandes focos de contaminação do ar, como as centrais de produção elétrica alimentadas a carvão, mas, ao mesmo tempo, foram proliferando pequenas fontes de poluição.

Este anúncio das autoridades chinesas ocorre quando o Centro Nacional de Controlo Ambiental emitiu um novo aviso de forte contaminação do ar para a região de Pequim-Tianjin-Hebei para terça-feira e quarta-feira.

Segundo dados oficiais, em 2015, Pequim registou uma média de 80,6 microgramas de partículas finas PM2,5 (das mais prejudiciais para a saúde) por metro cúbico, ou seja, 1,3 vezes mais que o limite permitido na China.

A Organização Mundial de Saúde, mais exigente, recomenda uma media máxima de emissão de PM2.5 de 25 microgramas.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com os acordos da globalização muitas empresas bateram asa da Europa para se instalarem na Ásia e irem para lá poluir certamente mais do que aquilo que poderiam fazer por cá, agora temos o desemprego em grande por todo o lado e a verdade é que a poluição seja onde for é sempre dentro do planeta Terra, se em vez de gastarem o dinheiro em armas se fosse gasto em investigação e tecnologia mais limpa para bem do planeta todos ficaríamos a ganhar em todos os sentidos.

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a véspera da …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …