Pequim já tem mais de 112.000 postos de carregamento para veículos eléctricos

Pequim tem actualmente 112.600 postos de carregamento de veículos eléctricos, indicam dados divulgados pelas autoridades chinesas.

Além disso, a metrópole chinesa lançou uma aplicação de telemóvel para que permitir aos utilizadores de carros eléctricos ou híbridos localizar com mais facilidade os postos de carregamento que ficam mais próximos do sítio onde se encontram.

A capital da segunda economia mundial também tem aumentado a frota de veículos municipais eléctricos, desde autocarros de transporte urbano até camiões do lixo.

Um dos objectivos do 13.º Plano Quinquenal 2016-2020 da China prevê o estabelecimento de uma rede nacional de postos de carregamento para uma frota de cinco milhões de veículos eléctricos.

A China vai exigir aos fabricantes automóveis que 10% dos veículos vendidos no mercado doméstico sejam eléctricos ou híbridos, a partir de 2019, uma percentagem que vai subir para 12% em 2020 e será revista no ano seguinte, altura em que devem ser estabelecidas novas quotas naquele que é maior mercado automóvel do mundo.

A China anunciou, em setembro, que planeia suspender a produção e venda de veículos que usem combustíveis fósseis, mas não definiu, porém, uma data concreta para o efeito.

Nos primeiros 11 meses do ano foram vendidos 609.000 automóveis eléctricos e híbridos na China, mais 51,4% do que no período homólogo de 2016, graças sobretudo a subsídios governamentais de incentivos à compra deste tipo de carros.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro!!!!!!!!!!!!!!!! não fossem ele, a fazer as “relíquias das baterias!!!!!!!!!!
    posto tal, aqui vai:
    Por caricato que pareça, temos no meu País um ministro, que tem andado a apregoar, que está na hora de acabarmos com os veículos a diesel [porque segundo ele, são muito poluentes], pois os elécticos, ficar-nos-ão com o passar dos anos, muito mais económicos [MENTIRA!!!!!!!!!!!]. Posto tal, o dele governo, acabou de adquirir uma frota de:
    Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser “mais …
    https://zap.aeiou.pt › Destaque

    há 2 dias – De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a …

    Posto tal, aqui vos dedico um real recitar, sobre o que [segundo o meu observar], são os VEÍCULOS eléctricos…

    Por causa da bateria; e…
    Também da autonomia;
    São uma grande “porcaria”!…
    Por isso toma cuidado;
    Pra não veres desperdiçado;
    Teu tão custoso ganhado!

    Não duram mais que dez anos;
    Custam tanto como um novo;
    Suas fracas baterias;
    Para evitarmos enganos;
    Temos que alertar o povo;
    Pra não fazer avarias.

    Pois se compras pra poupar;
    Essa relíquia actual;
    Muito te vai depenar!…
    Pois quando ela se gastar;
    Não podes fugir a tal…
    Nova terás que comprar;

    Por isso tem mui cuidado;
    Com esse fraco chiante;
    E pergunta a validade!…
    Do viver do tal coitado;
    Para se manter andante;
    Pois não passa dessa idade!!!!!!!!!

    Temos por cá um ministro;
    Que isto anda a aconselhar;
    Nem sei, qual é o seu tacho!…
    Mas por já, ter isto visto;
    Deitou o diesel abaixo;
    E a gasóleo foi comprar.

    Não sejas por tal, coitado; e
    Quando um carro fores comprar;
    Não te deixes iludir!…
    Ou verás o teu poupado;
    Como um pássaro a voar;
    E alguém de ti, a sorrir!

    Com o carinho do humor…

    Manuel Santos

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …