Pequim já tem mais de 112.000 postos de carregamento para veículos eléctricos

Pequim tem actualmente 112.600 postos de carregamento de veículos eléctricos, indicam dados divulgados pelas autoridades chinesas.

Além disso, a metrópole chinesa lançou uma aplicação de telemóvel para que permitir aos utilizadores de carros eléctricos ou híbridos localizar com mais facilidade os postos de carregamento que ficam mais próximos do sítio onde se encontram.

A capital da segunda economia mundial também tem aumentado a frota de veículos municipais eléctricos, desde autocarros de transporte urbano até camiões do lixo.

Um dos objectivos do 13.º Plano Quinquenal 2016-2020 da China prevê o estabelecimento de uma rede nacional de postos de carregamento para uma frota de cinco milhões de veículos eléctricos.

A China vai exigir aos fabricantes automóveis que 10% dos veículos vendidos no mercado doméstico sejam eléctricos ou híbridos, a partir de 2019, uma percentagem que vai subir para 12% em 2020 e será revista no ano seguinte, altura em que devem ser estabelecidas novas quotas naquele que é maior mercado automóvel do mundo.

A China anunciou, em setembro, que planeia suspender a produção e venda de veículos que usem combustíveis fósseis, mas não definiu, porém, uma data concreta para o efeito.

Nos primeiros 11 meses do ano foram vendidos 609.000 automóveis eléctricos e híbridos na China, mais 51,4% do que no período homólogo de 2016, graças sobretudo a subsídios governamentais de incentivos à compra deste tipo de carros.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro!!!!!!!!!!!!!!!! não fossem ele, a fazer as “relíquias das baterias!!!!!!!!!!
    posto tal, aqui vai:
    Por caricato que pareça, temos no meu País um ministro, que tem andado a apregoar, que está na hora de acabarmos com os veículos a diesel [porque segundo ele, são muito poluentes], pois os elécticos, ficar-nos-ão com o passar dos anos, muito mais económicos [MENTIRA!!!!!!!!!!!]. Posto tal, o dele governo, acabou de adquirir uma frota de:
    Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser “mais …
    https://zap.aeiou.pt › Destaque

    há 2 dias – De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a …

    Posto tal, aqui vos dedico um real recitar, sobre o que [segundo o meu observar], são os VEÍCULOS eléctricos…

    Por causa da bateria; e…
    Também da autonomia;
    São uma grande “porcaria”!…
    Por isso toma cuidado;
    Pra não veres desperdiçado;
    Teu tão custoso ganhado!

    Não duram mais que dez anos;
    Custam tanto como um novo;
    Suas fracas baterias;
    Para evitarmos enganos;
    Temos que alertar o povo;
    Pra não fazer avarias.

    Pois se compras pra poupar;
    Essa relíquia actual;
    Muito te vai depenar!…
    Pois quando ela se gastar;
    Não podes fugir a tal…
    Nova terás que comprar;

    Por isso tem mui cuidado;
    Com esse fraco chiante;
    E pergunta a validade!…
    Do viver do tal coitado;
    Para se manter andante;
    Pois não passa dessa idade!!!!!!!!!

    Temos por cá um ministro;
    Que isto anda a aconselhar;
    Nem sei, qual é o seu tacho!…
    Mas por já, ter isto visto;
    Deitou o diesel abaixo;
    E a gasóleo foi comprar.

    Não sejas por tal, coitado; e
    Quando um carro fores comprar;
    Não te deixes iludir!…
    Ou verás o teu poupado;
    Como um pássaro a voar;
    E alguém de ti, a sorrir!

    Com o carinho do humor…

    Manuel Santos

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …