Pequim já tem mais de 112.000 postos de carregamento para veículos eléctricos

Pequim tem actualmente 112.600 postos de carregamento de veículos eléctricos, indicam dados divulgados pelas autoridades chinesas.

Além disso, a metrópole chinesa lançou uma aplicação de telemóvel para que permitir aos utilizadores de carros eléctricos ou híbridos localizar com mais facilidade os postos de carregamento que ficam mais próximos do sítio onde se encontram.

A capital da segunda economia mundial também tem aumentado a frota de veículos municipais eléctricos, desde autocarros de transporte urbano até camiões do lixo.

Um dos objectivos do 13.º Plano Quinquenal 2016-2020 da China prevê o estabelecimento de uma rede nacional de postos de carregamento para uma frota de cinco milhões de veículos eléctricos.

A China vai exigir aos fabricantes automóveis que 10% dos veículos vendidos no mercado doméstico sejam eléctricos ou híbridos, a partir de 2019, uma percentagem que vai subir para 12% em 2020 e será revista no ano seguinte, altura em que devem ser estabelecidas novas quotas naquele que é maior mercado automóvel do mundo.

A China anunciou, em setembro, que planeia suspender a produção e venda de veículos que usem combustíveis fósseis, mas não definiu, porém, uma data concreta para o efeito.

Nos primeiros 11 meses do ano foram vendidos 609.000 automóveis eléctricos e híbridos na China, mais 51,4% do que no período homólogo de 2016, graças sobretudo a subsídios governamentais de incentivos à compra deste tipo de carros.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro!!!!!!!!!!!!!!!! não fossem ele, a fazer as “relíquias das baterias!!!!!!!!!!
    posto tal, aqui vai:
    Por caricato que pareça, temos no meu País um ministro, que tem andado a apregoar, que está na hora de acabarmos com os veículos a diesel [porque segundo ele, são muito poluentes], pois os elécticos, ficar-nos-ão com o passar dos anos, muito mais económicos [MENTIRA!!!!!!!!!!!]. Posto tal, o dele governo, acabou de adquirir uma frota de:
    Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser “mais …
    https://zap.aeiou.pt › Destaque

    há 2 dias – De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a …

    Posto tal, aqui vos dedico um real recitar, sobre o que [segundo o meu observar], são os VEÍCULOS eléctricos…

    Por causa da bateria; e…
    Também da autonomia;
    São uma grande “porcaria”!…
    Por isso toma cuidado;
    Pra não veres desperdiçado;
    Teu tão custoso ganhado!

    Não duram mais que dez anos;
    Custam tanto como um novo;
    Suas fracas baterias;
    Para evitarmos enganos;
    Temos que alertar o povo;
    Pra não fazer avarias.

    Pois se compras pra poupar;
    Essa relíquia actual;
    Muito te vai depenar!…
    Pois quando ela se gastar;
    Não podes fugir a tal…
    Nova terás que comprar;

    Por isso tem mui cuidado;
    Com esse fraco chiante;
    E pergunta a validade!…
    Do viver do tal coitado;
    Para se manter andante;
    Pois não passa dessa idade!!!!!!!!!

    Temos por cá um ministro;
    Que isto anda a aconselhar;
    Nem sei, qual é o seu tacho!…
    Mas por já, ter isto visto;
    Deitou o diesel abaixo;
    E a gasóleo foi comprar.

    Não sejas por tal, coitado; e
    Quando um carro fores comprar;
    Não te deixes iludir!…
    Ou verás o teu poupado;
    Como um pássaro a voar;
    E alguém de ti, a sorrir!

    Com o carinho do humor…

    Manuel Santos

RESPONDER

"Dia histórico". Espanha remove a última estátua pública do ditador Franco

A última estátua pública do ditador Francisco Franco foi removida de Melilla. A cidade situa-se na costa noroeste de África, mas está sob a soberania espanhola desde o século XVII. Na terça-feira, um grupo de trabalhadores …

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …