Pequim já tem mais de 112.000 postos de carregamento para veículos eléctricos

Pequim tem actualmente 112.600 postos de carregamento de veículos eléctricos, indicam dados divulgados pelas autoridades chinesas.

Além disso, a metrópole chinesa lançou uma aplicação de telemóvel para que permitir aos utilizadores de carros eléctricos ou híbridos localizar com mais facilidade os postos de carregamento que ficam mais próximos do sítio onde se encontram.

A capital da segunda economia mundial também tem aumentado a frota de veículos municipais eléctricos, desde autocarros de transporte urbano até camiões do lixo.

Um dos objectivos do 13.º Plano Quinquenal 2016-2020 da China prevê o estabelecimento de uma rede nacional de postos de carregamento para uma frota de cinco milhões de veículos eléctricos.

A China vai exigir aos fabricantes automóveis que 10% dos veículos vendidos no mercado doméstico sejam eléctricos ou híbridos, a partir de 2019, uma percentagem que vai subir para 12% em 2020 e será revista no ano seguinte, altura em que devem ser estabelecidas novas quotas naquele que é maior mercado automóvel do mundo.

A China anunciou, em setembro, que planeia suspender a produção e venda de veículos que usem combustíveis fósseis, mas não definiu, porém, uma data concreta para o efeito.

Nos primeiros 11 meses do ano foram vendidos 609.000 automóveis eléctricos e híbridos na China, mais 51,4% do que no período homólogo de 2016, graças sobretudo a subsídios governamentais de incentivos à compra deste tipo de carros.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro!!!!!!!!!!!!!!!! não fossem ele, a fazer as “relíquias das baterias!!!!!!!!!!
    posto tal, aqui vai:
    Por caricato que pareça, temos no meu País um ministro, que tem andado a apregoar, que está na hora de acabarmos com os veículos a diesel [porque segundo ele, são muito poluentes], pois os elécticos, ficar-nos-ão com o passar dos anos, muito mais económicos [MENTIRA!!!!!!!!!!!]. Posto tal, o dele governo, acabou de adquirir uma frota de:
    Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser “mais …
    https://zap.aeiou.pt › Destaque

    há 2 dias – De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a …

    Posto tal, aqui vos dedico um real recitar, sobre o que [segundo o meu observar], são os VEÍCULOS eléctricos…

    Por causa da bateria; e…
    Também da autonomia;
    São uma grande “porcaria”!…
    Por isso toma cuidado;
    Pra não veres desperdiçado;
    Teu tão custoso ganhado!

    Não duram mais que dez anos;
    Custam tanto como um novo;
    Suas fracas baterias;
    Para evitarmos enganos;
    Temos que alertar o povo;
    Pra não fazer avarias.

    Pois se compras pra poupar;
    Essa relíquia actual;
    Muito te vai depenar!…
    Pois quando ela se gastar;
    Não podes fugir a tal…
    Nova terás que comprar;

    Por isso tem mui cuidado;
    Com esse fraco chiante;
    E pergunta a validade!…
    Do viver do tal coitado;
    Para se manter andante;
    Pois não passa dessa idade!!!!!!!!!

    Temos por cá um ministro;
    Que isto anda a aconselhar;
    Nem sei, qual é o seu tacho!…
    Mas por já, ter isto visto;
    Deitou o diesel abaixo;
    E a gasóleo foi comprar.

    Não sejas por tal, coitado; e
    Quando um carro fores comprar;
    Não te deixes iludir!…
    Ou verás o teu poupado;
    Como um pássaro a voar;
    E alguém de ti, a sorrir!

    Com o carinho do humor…

    Manuel Santos

RESPONDER

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …