Estranha vila da Índia tem muito mais gémeos do que o normal. São quase metade da população

Uma explosão dos gémeos catapultou uma aldeia indiana para a fama global, mesmo quando médicos e cientistas confusos tentam encontrar uma explicação plausível.

Esta vila comum, mas movimentada – localizada no distrito de Malappuram, a cerca de 150 quilómetros da cidade costeira de Kochi – tem a distinção de ter o maior número de gémeos per capita do mundo.

Os gémeos são responsáveis por 42 de cada mil nascimentos, quase seis vezes mais do que a média global de cerca de seis por mil nascimentos.

Na Madrasathul Anwar Higher Secondary School, Sumayat e Afsayat, gémeas idênticas de 16 anos, contaram ao Deutsche Welle os professores ainda têm dificuldade em distingui-las. O diretor, Najeeb está bem ciente da alta ocorrência de gémeos em Kodinhi e observa o padrão com muita curiosidade. “Há 17 pares de gémeos na escola e estamos felizes com isso. Ocasionalmente, tivemos problemas em identificá-los e existe o potencial para o mal. Mas isso não é um grande problema”, disse.

Embora 85% da população da aldeia seja muçulmana, o fenómeno da geminação também se estende à minoria hindu. De acordo com médicos e moradores da comunidade, o fenómeno médico começou há quase 60 a 70 anos.

“O par mais velho de gémeas tem 70 anos e tudo o que posso dizer é que a ocorrência é enviada por Deus. Muitas mulheres que vieram para Kodinhi depois de se casar com alguém aqui também tiveram gémeos”, disse Mustafa Shaikh, chefe do conselho da aldeia.

O par mais velho de gémeas é Kunhi Pathuty e Pathuty, irmãs que acreditam que o acontecimento é único na aldeia. “Esta é a bênção de Deus. Isso é tudo. A ciência não pode provar nada. Agora estamos a testemunhar trigémeos e quadrigémeos”.

Após o rápido crescimento dos gémeos, uma equipa composta por investigadores de várias instituições na Índia, Alemanha e Reino Unido chegou há dois anos para recolher amostras de saliva dos gémeos numa tentativa de isolar o ADN e tentar descobrir as razões para o boom.

Outra equipa realizou estudos sobre as medidas antropométricas (altura e peso), análise fotográfica (formas de perfil facial e lateral) e caraterísticas oclusais (estado de dentição e caraterísticas oclusais) entre os gémeos. Até agora, os dados de muitos gémeos ainda estão a ser submetidos a análises mais profundas, sem conclusões concretas.

“Nada foi provado cientificamente. Alguns dizem que é genético, mas não há provas. Alguns testes adicionais precisarão de ser realizados se tivermos que dizer algo concreto”, disse E Preetham, cientista de Kerala.

Outros médicos como Sribiju, um profissional de saúde pública, acreditam que há alguma substância química, ou componente no ar, terra ou água, que está a estimular o ovário feminino a produzir óvulos dizigóticos. Em 2008, o investigador realizou um estudo que registou 264 pares de gémeos na aldeia e o número agora atingiu mais de 450 pares. Mas a contagem nunca é precisa.

As mulheres que deram à luz gémeos normalmente eram relativamente jovens e estavam na sua primeira gravidez.

Um tipo semelhante deste fenómeno foi relatado em duas outras aldeias – Igbo ora, na Nigéria, e Cândido Godói, no Brasil. Na primeira, descobriu-se que uma substância química encontrada dentro das mulheres e os inhames amplamente consumidos podem ser a causa de múltiplos nascimentos de gémeos.

Em Cândido Godói, os investigadores disseram que a taxa de geminação pode ser atribuída ao facto de que é uma comunidade fechada com alta incidência de endogamia.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …