Estranha vila da Índia tem muito mais gémeos do que o normal. São quase metade da população

Uma explosão dos gémeos catapultou uma aldeia indiana para a fama global, mesmo quando médicos e cientistas confusos tentam encontrar uma explicação plausível.

Esta vila comum, mas movimentada – localizada no distrito de Malappuram, a cerca de 150 quilómetros da cidade costeira de Kochi – tem a distinção de ter o maior número de gémeos per capita do mundo.

Os gémeos são responsáveis por 42 de cada mil nascimentos, quase seis vezes mais do que a média global de cerca de seis por mil nascimentos.

Na Madrasathul Anwar Higher Secondary School, Sumayat e Afsayat, gémeas idênticas de 16 anos, contaram ao Deutsche Welle os professores ainda têm dificuldade em distingui-las. O diretor, Najeeb está bem ciente da alta ocorrência de gémeos em Kodinhi e observa o padrão com muita curiosidade. “Há 17 pares de gémeos na escola e estamos felizes com isso. Ocasionalmente, tivemos problemas em identificá-los e existe o potencial para o mal. Mas isso não é um grande problema”, disse.

Embora 85% da população da aldeia seja muçulmana, o fenómeno da geminação também se estende à minoria hindu. De acordo com médicos e moradores da comunidade, o fenómeno médico começou há quase 60 a 70 anos.

“O par mais velho de gémeas tem 70 anos e tudo o que posso dizer é que a ocorrência é enviada por Deus. Muitas mulheres que vieram para Kodinhi depois de se casar com alguém aqui também tiveram gémeos”, disse Mustafa Shaikh, chefe do conselho da aldeia.

O par mais velho de gémeas é Kunhi Pathuty e Pathuty, irmãs que acreditam que o acontecimento é único na aldeia. “Esta é a bênção de Deus. Isso é tudo. A ciência não pode provar nada. Agora estamos a testemunhar trigémeos e quadrigémeos”.

Após o rápido crescimento dos gémeos, uma equipa composta por investigadores de várias instituições na Índia, Alemanha e Reino Unido chegou há dois anos para recolher amostras de saliva dos gémeos numa tentativa de isolar o ADN e tentar descobrir as razões para o boom.

Outra equipa realizou estudos sobre as medidas antropométricas (altura e peso), análise fotográfica (formas de perfil facial e lateral) e caraterísticas oclusais (estado de dentição e caraterísticas oclusais) entre os gémeos. Até agora, os dados de muitos gémeos ainda estão a ser submetidos a análises mais profundas, sem conclusões concretas.

“Nada foi provado cientificamente. Alguns dizem que é genético, mas não há provas. Alguns testes adicionais precisarão de ser realizados se tivermos que dizer algo concreto”, disse E Preetham, cientista de Kerala.

Outros médicos como Sribiju, um profissional de saúde pública, acreditam que há alguma substância química, ou componente no ar, terra ou água, que está a estimular o ovário feminino a produzir óvulos dizigóticos. Em 2008, o investigador realizou um estudo que registou 264 pares de gémeos na aldeia e o número agora atingiu mais de 450 pares. Mas a contagem nunca é precisa.

As mulheres que deram à luz gémeos normalmente eram relativamente jovens e estavam na sua primeira gravidez.

Um tipo semelhante deste fenómeno foi relatado em duas outras aldeias – Igbo ora, na Nigéria, e Cândido Godói, no Brasil. Na primeira, descobriu-se que uma substância química encontrada dentro das mulheres e os inhames amplamente consumidos podem ser a causa de múltiplos nascimentos de gémeos.

Em Cândido Godói, os investigadores disseram que a taxa de geminação pode ser atribuída ao facto de que é uma comunidade fechada com alta incidência de endogamia.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …