Estranha vila da Índia tem muito mais gémeos do que o normal. São quase metade da população

Uma explosão dos gémeos catapultou uma aldeia indiana para a fama global, mesmo quando médicos e cientistas confusos tentam encontrar uma explicação plausível.

Esta vila comum, mas movimentada – localizada no distrito de Malappuram, a cerca de 150 quilómetros da cidade costeira de Kochi – tem a distinção de ter o maior número de gémeos per capita do mundo.

Os gémeos são responsáveis por 42 de cada mil nascimentos, quase seis vezes mais do que a média global de cerca de seis por mil nascimentos.

Na Madrasathul Anwar Higher Secondary School, Sumayat e Afsayat, gémeas idênticas de 16 anos, contaram ao Deutsche Welle os professores ainda têm dificuldade em distingui-las. O diretor, Najeeb está bem ciente da alta ocorrência de gémeos em Kodinhi e observa o padrão com muita curiosidade. “Há 17 pares de gémeos na escola e estamos felizes com isso. Ocasionalmente, tivemos problemas em identificá-los e existe o potencial para o mal. Mas isso não é um grande problema”, disse.

Embora 85% da população da aldeia seja muçulmana, o fenómeno da geminação também se estende à minoria hindu. De acordo com médicos e moradores da comunidade, o fenómeno médico começou há quase 60 a 70 anos.

“O par mais velho de gémeas tem 70 anos e tudo o que posso dizer é que a ocorrência é enviada por Deus. Muitas mulheres que vieram para Kodinhi depois de se casar com alguém aqui também tiveram gémeos”, disse Mustafa Shaikh, chefe do conselho da aldeia.

O par mais velho de gémeas é Kunhi Pathuty e Pathuty, irmãs que acreditam que o acontecimento é único na aldeia. “Esta é a bênção de Deus. Isso é tudo. A ciência não pode provar nada. Agora estamos a testemunhar trigémeos e quadrigémeos”.

Após o rápido crescimento dos gémeos, uma equipa composta por investigadores de várias instituições na Índia, Alemanha e Reino Unido chegou há dois anos para recolher amostras de saliva dos gémeos numa tentativa de isolar o ADN e tentar descobrir as razões para o boom.

Outra equipa realizou estudos sobre as medidas antropométricas (altura e peso), análise fotográfica (formas de perfil facial e lateral) e caraterísticas oclusais (estado de dentição e caraterísticas oclusais) entre os gémeos. Até agora, os dados de muitos gémeos ainda estão a ser submetidos a análises mais profundas, sem conclusões concretas.

“Nada foi provado cientificamente. Alguns dizem que é genético, mas não há provas. Alguns testes adicionais precisarão de ser realizados se tivermos que dizer algo concreto”, disse E Preetham, cientista de Kerala.

Outros médicos como Sribiju, um profissional de saúde pública, acreditam que há alguma substância química, ou componente no ar, terra ou água, que está a estimular o ovário feminino a produzir óvulos dizigóticos. Em 2008, o investigador realizou um estudo que registou 264 pares de gémeos na aldeia e o número agora atingiu mais de 450 pares. Mas a contagem nunca é precisa.

As mulheres que deram à luz gémeos normalmente eram relativamente jovens e estavam na sua primeira gravidez.

Um tipo semelhante deste fenómeno foi relatado em duas outras aldeias – Igbo ora, na Nigéria, e Cândido Godói, no Brasil. Na primeira, descobriu-se que uma substância química encontrada dentro das mulheres e os inhames amplamente consumidos podem ser a causa de múltiplos nascimentos de gémeos.

Em Cândido Godói, os investigadores disseram que a taxa de geminação pode ser atribuída ao facto de que é uma comunidade fechada com alta incidência de endogamia.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …