A pequena ilha de Niue é a primeira “Nação de Céu Negro”

A Associação Internacional Céu Negro (IDA, sigla em inglês) anunciou que a pequena ilha de Niue vai ser declarada a primeira Nação de Céu Negro do mundo.

Com apenas 162 quilómetros quadrados, Niue já recebeu uma certificação como santuário de céu negro e comunidade de céu negro, garantindo que toda a ilha mantenha os padrões de desenvolvimento da luz e mantenha a poluição luminosa limitada, mesmo quando a comunidade mundial de astronomia estiver de olho na área.

“Após um processo rigoroso de solicitação e aprovação, gostaria de felicitar formalmente Niue por se tornar a mais nova adição ao Programa Internacional de Lugares Negros disse Adam Dalton, Gerente do Programa Internacional de Lugares Negros da IDA, no anúncio oficial no site da IDA.

Como outras ilhas que são destinos ideais para observar as estrelas, Niue está longe das grandes massas terrestres e continentes e da poluição luminosa que os acompanha. Niue fica a mais de 2.735 quilómetros da Nova Zelândia e a três horas e meia de avião de Auckland. Atualmente, há voos duas vezes por semana.

“O povo de Niue está compreensivelmente orgulhoso e encantado por receber um reconhecimento tão importante da Associação Internacional de Céu Negro. Ser o primeiro país inteiro a tornar-se uma Nação do Céu Negro é uma conquista enorme para uma pequena nação do Pacífico com uma população de pouco mais de 1.600 habitantes”, disse Felicity Bollen, CEO da Niue Tourism, citada pela revista Forbes.

“As estrelas e o céu noturno têm um significado enorme para o modo de vida niuiano, de uma perspetiva cultural, ambiental e de saúde. Ser uma Nação de Céu Negro ajudará a proteger o céu noturno de Niue para as futuras gerações e visitantes do país.”

Como outras nações insulares do Oceano Pacífico, os niueanos têm uma herança de navegação estelar. O conhecimento dos céus noturnos, mantido pelos anciãos da comunidade, foi transmitido através das gerações.

“Os céus de Niue são observados e apreciados há séculos”, explicou Misa Kalutea, anciã e guardiã cultural local. “O estatuto de Nação do Céu Negrp acrescenta nova ênfase à importância do nosso conhecimento tradicional, fornecendo uma razão para recontar e partilhar esse conhecimento antes que se perca”.

Para aqueles que estão prontos para reservar uma viagem, Bollen disse que “os visitantes poderão desfrutar de passeios guiados, liderados por membros treinados da comunidade niuiana. Testemunharão a maravilha de um céu noturno iluminado por milhares de estrelas”. “Os locais de visualização atualmente usados para observação de baleias e acesso ao mar já estão estabelecidos na ilha. Além disso, o interior escuro oferece vistas espetaculares do céu e as estradas que atravessam a ilha são locais ideais para visualização ”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …