/

Pentágono cria unidade para investigar OVNIs

(CC0/PD) 12019 / pixabay

O Pentágono, em Washington, sede do Departamento de Defesa dos EUA

O Pentágono anunciou esta sexta-feira a criação de uma unidade encarregue de estudar objetos voadores não identificados (OVNIs) que vai-se focar em detetar possíveis manobras de espionagem realizadas por adversários dos Estados Unidos.

Com a criação da “célula de trabalho sobre fenómenos aéreos não identificados” aprovada em 4 de agosto e que estará sob responsabilidade da Marinha, os Estados Unidos pretendem “compreender melhor a natureza e origem” destas aparições, disse a porta-voz do Departamento de Defesa Susan Gough, num comunicado citado pela agência France-Presse.

A missão da nova unidade do Pentágono é “detetar, analisar e catalogar estes fenómenos aéreos não identificados que poderiam representar uma ameaça para a segurança nacional”, declarou a porta-voz.

Para o Exército norte-americano, os OVNIs não têm a ver com possíveis extraterrestres, mas sim com adversários e inimigos do país. Washington está particularmente preocupado com a capacidade de espionagem da China, através de drones ou outros meios aéreos.

Temos coisas a voar sobre as nossas bases militares e lugares onde fazemos exercícios militares, não sabemos o que sçao, e se isso não é nosso, esta é uma questão legítima de se perguntar”, declarou, em julho, à CBS o senador Marco Rubio, presidente do Comité de Inteligência do Senado americano. “Francamente, se é algo de fora deste planeta, isso pode ser melhor do que algum tipo de salto tecnológico dos chineses, dos russos ou de algum outro adversário”.

O Pentágono “leva muito a sério qualquer incursão de aeronaves não autorizadas nos centros de treinos ou no nosso espaço aéreo e revista todos os relatórios”, disse Gough.

O Senado dos Estados Unidos interessou-se pelas atividades do Pentágono nesta área em junho, confirmando assim oficialmente a existência de um grupo de trabalho informal sobre este tema.

A nova unidade formaliza as operações destes soldados e permitirá ao Congresso monitorizar essa atividade.

O Pentágono publicou três vídeos filmados por pilotos da Marinha em final de abril que mostram encontros em voo com o que parecem ser OVNIs. Um dos vídeos, em preto e branco, data de novembro de 2004, enquanto os outros dois são de janeiro de 2015.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.